As Maiores dúvidas





Se você for analisar a postagem "Certo x Errado" da raça você pode achar que o seu shihtzu não é um shihtzu. EX: Acho que o meu shihtzu não é um shihtzu pq ali na postagem diz que ele precisa ter tanto de altura e tanto de peso ... pronto a pessoa já fica paranóia, não é assim gente...existem muitos detalhes ali mas você deve analisar aquilo como um parâmetro... Naquela postagem diríamos que o shihtzu com todas aquelas características JUNTAS beira a perfeição, e isso não existe , por isso que existem os criadores, não falo dos criadores de fundo de quintal, eu falo de criadores que estudam a raça e  preservam todas essas características, por isso indico sempre comprar com um criador e pesquisar bem antes.

Analisando algumas perguntas que me fazem referente a compra de um filhote,vi que existem muitas dúvidas em relação ao temperamento, aparência e o desenvolvimento do filhote assim que são levados pra casa.


Lá vai:

Então, o ideal MESMO é pegar o filhote com mais de 90 dias ( mesmo sabendo que a maioria dos canis querem entregar logo para não ter que dar mais de uma vacina por causa do $$) ou outro motivo qualquer...OK  e SE você não levar , outra pessoa vai...e o criador SABE que precisa dar pelo menos 2 doses antes de entregar. 
As vacinas são 3 doses : a 1ª com 30 ou 45 dias e a 2ª conta 21 dias após a 1ª e a 3ª conta mais 21 após a 2ª , simples assim. E depois anualmente.
O vermífugo é dado desde bebê mesmo, todo mês até os 6 meses e depois de 3 em 3 meses.

Sobre os dentinhos : Devem cair todos até os 6, 7 meses de idade, e sim alguns podem ficar tortos, encavalados ou nao caírem todos os de leite ( nesse caso tem como removê-los ). E se ficarem um pouco pra frente ou aparecer com a boca fechada, não tem problema, ele não deixa de ser puro por causa disso. E sim, eles tem a madíbula inferior mais pra fora que a superior ( prognatas ) e se for ao contrário, isso pode se arrumar sozinho com o tempo ou não... ( retrognatas ).

Os olhos: podem ser claros ( verdes ) no caso do shihtzu fígado e chocolate ( aquele com o nariz e trufa marrom ). Demais cores, os olhos são pretos.

O Nariz : Eles tem o focinho achatado, uns mais outros menos... Não é pq ele não tem a fuça suuuuper achatada que não é shihtzu OK? Claro que se tiver um focinho igual um lhasa apso , é um lhasa apso e não um shihtzu. Tudo vai da proporção.

O peso: Eles são pesados sim, tem ossos grandes e musculatura desenvolvida então não se assuste se seu filhote de 60 dias pesa 2kg. E claro que tem shihtzus que pesam  pouco mas isso vai depender da estrutura dele, pode ser um shihtzu que veio de pais pequenos ( leves ) ou avós, pq isso é genético, não sendo micro é claro ( que são shihtzus que nasceram de irmãos ( o que é errado ) cruzamento consaguíneo, esses são muito pequenos e até meio "esquisitinhos" e geralmente são doentes.

O temperamento: Eles são calmos, não latem muito e dormem boa parte do tempo, MAS filhote NÃO. Eles não latem, mas choram e quanto mais cedo você levar pra casa pior, pq eles choram... não enquanto você estiver em casa, mas quando você sair. ( a maioria ). E roem também... chinelos, sapatos,fios, pé da cadeira , o teu pé, carregam meias pela casa, qualquer coisa que eles possam pegar e sair correndo...hahaha Lá pelos 4 meses ele já não chora mais ( mas continua a roer até uns 6 meses ).

Alimentação : Filhotes eu costumava deixar a vontade, principalmente se você sair de casa por muito tempo. Deixe sempre água e comida. Se for ficar em casa , você pode controlar. Ele pode comer frutas : banana, mamão, maça, melão...essas que eu indico. E petiscos com moderação.

Se você comprar de um criador, ele obrigatoriamente deve te entregar o pedigree ou no mínimo o protocolo do mesmo. Criador tem que ser sócio do kennel club da cidade que reside. Se comprar de particular, o pedigree vai depender da pessoa , o cão pode não ter pedigree e mesmo assim pode ser puro...A pessoa pode ter comprado o cachorro de um criador sabendo que tinha pedigree mas não fez questão, ou esqueceu de pedir e comprou sem,e o cachorro é puro ( pode acontecer ). Ou a petshop é a que eu NÃO indico pq lá eles compram por um valor muito baixo ( geralmente de um criador de fundo de quintal ) por ex: 400,00 e te vende por 2.000,00 e ainda te promete o pedigree pra justificar o preço, e você não recebe o pedigree pq o criador que vendeu pra pet é criador de fundo de quintal e não existe pedigree, pq criador assim não é sócio de kennel nenhum, cria só pra sobreviver e não pra aprimorar a raça, FATO. E vender filhotes em petshop não tá com nada, os filhotes ficam ali o dia todo, dormem ali, trancados em uma caixa de vidro, boicotem isso por favor. E exijam um contrato de compra e venda ( uma garantia a mais ).

Sobre a Castração : Eu indico castrar sim, principalmente as fêmeas por causa do câncer de mama que é bem comum , o ideal é castrar até os 6 meses ( antes do 1º cio ). Os machos indico por causa da marcação de território que pode acontecer. Mas se ele vive sozinho é bem dificil marcar ( não tem motivo ).

Essas foram algumas das perguntas que chovem no meu whatsapp. Meio que fiz um resumo e se tiverem mais dúvidas podem me perguntar por aqui nos comentários ou pelo meu whatsapp. Nos comentário posso demorar mais pra responder.

Essa postagem serve de complemento da  " Dicas antes de comprar um shihtzu"

Abraços




4 Comentários:

  1. Carol vc voltou postar!!! Que alegria, não nos abandone! Rsss
    Meu bebê tem 5 meses e 4,400 kg. Um chumbo!!! Tenho dúvidas da cor dele, ele é branco com orelhas creme bem clarinho. A maioria dos ShihTzu que vejo são mais coloridos. Será que ele não é puro? Mas tb agora já eras, puro ou não já o amo deeemaaais. Só curiosidade mesmo. Rsss bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq não seria? só por causa da cor? Para o padrão de exposição seria mais adequado o mais marcado, com cores mais fortes.... mas existem muitas cores, muitas variações, e cores que tb desbotam (o dourado é a que mais clareia com o tempo ). Mas a cor não vai definir se é puro ou não...E sim um conjunto de coisas...bjossss

      Excluir
  2. Oi preciso da sua ajuda tenho uma shih tuz ela tem 6 Anos de idade aproximadamente pequei ela dos maus tratos levei ela no pet disse que estava com inflamação nos ouvidos foi ao vet fez tratamento levei vacinar Tava tdo mto bem
    Faz dois dias apareceu uma grande falha de pêlos atras das orelhas envolta do pescoço parece estar aumentando mas ela não coça e nem tem reação nenhuma diferente
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas parecem ser alguma sarna, mas eu não tenho como te confirmar isso , pois precisa de um exame , esses problemas de pele são complicados, pode ser sério , pode não ser ... e muitas vezes só de olhar não dá pra saber, muitas vezes tem que fazer exame pra ver se é sarna ou se é fungo...

      Excluir

Mon Amour Megan