Filhote Pet x Filhote Show

Em primeiro lugar, nenhum filhote antes dos seus 6 meses pode ser avaliado como "show" ou seja para pista/exposição devido ao desenvolvimento que ocorre até os 6 meses de idade.

Um cão show é um exemplar que tenha as características bem próxima do padrão, sendo que o padrão é com base no cão adulto, sendo assim, é impossível pegar um cão recém nascido e dizer que ele é show. Estou citando recém nascido porque já vi isso na net. Eu não conheço, nenhum documento oficial da FCI ou CBKC que mostre o padrão de cão para filhote, acho que é por isso que os títulos de iniciante e filhote são apenas promocionais e não vão para o pedigree das futuras gerações.

Além do conceito Pet e Show, existe os que são Promissores. Promissores são o filhotes que o Criador identifica características que vão se desenvolver e podem, eu disse "podem", vir a ser um exemplar para Show. E nessa hora que fica difícil, pois a maioria das pessoas quer um filhote bem novinho e o criador tem que decidir se vende o filhote ou reserva ele para ver  o mesmo se desenvolve. A questão de identificar se é promissor ou não, depende da vivência do criador, pois ele tem que ter visto vários cães se desenvolverem até a fase adulta começar a conhecer como eles se desenvolvem.

Um filhote dito "show" não seria necessariamente filho de pais campeões, pois nem sempre os pais "colocam" filhotes com essa característica pois além dos pais o filhote tem o sangue dos avós, bisavós e toda a geração.
E cães que não são campeões muitas vezes podem "colocar" um filhote "show" ( avaliado mais tarde ). Uma criação tem buscar uma identidade de cães, eles tem que ter algo que chamamos de Tipagem, que pode ser interpretado a pé da letra com o Tipo do cão. Caracterísicars como tamanho, olhos, tipo de pêlo, posição do rabo, linha superior, etc... de acordo com a proposta de cão o que o criador deseja, para que tenha um dentro o padrão internacional uma espécie de assinatura sua. Essa tipagem só se consegue com conhecimento e tempo (claro que o dinheiro também ajuda), pois envolve mais que uma geração.

Um shihtzu "show" para mim pode ser diferente para um outro criador, isso depende do que o criador em questão dá mais prioridade em determinada característica do cão.

Por exemplo: a característica que eu avalio para o meu plantel são : a estrutura do cão , os olhos ,o posicionamento do rabo, e a pigmentação....isso para mim é prioridade, depois vem as outras... para outros criadores pode ser a pelagem, a marcação, dentes e etc...

E se eu avaliar com essas características, que pra minha avaliação seria perfeito, eu chamaria de um cão "show" e eu venderia como "show" ou seja para exposição.

O criador pode também em optar por ter cães que poderiam se dar bem nas pistas e não levar para exposição, pois em primeiro lugar dever vir a qualidade da criação.

E "Pet" seria um cão que não tivesse uma dessas caracteristicas, mas que tb é um cão bonito, exuberante...
Pet seria todo cão que não vai para pista, independente dele ter potencial ou não.

Essa questão de "show" e "pet" seria uma divergência de opniões entre criadores, até porque não tem um documento oficalizando esses conceitos, pois quem compra não vai ver diferença entre eles, pois ambos estão dentro do padrão CBKC.

Não é que "Pet" tá fora do padrão... está dentro sim!! é só questão do que o criador dá ênfase, prioridades...e muitas vezes esses cães que analisamos e avaliamos como "show" nós ficamos com eles para nossa criação ou terá um valor diferenciado.

E outra, cão de pista , deve ter temperamento pra pista. Há cães lindos, magníficos, porém não tem temperamento.... são tímidos demais, medrosos , andam com o rabo abaixado..ficam tensos... e tem cães que logo chegam, e querem ser vistos! alegres, sem medo, cabeça erguida, rabo levantado...e mtas vezes eles não são tão bonitos como  os outros.

E sim, eles gostam de competir, de aparecer!
Quando temos um cão em exposição, fazemos o melhor que podemos sem deixar presos em gaiolas, pois somos contra isso.

Por enquanto não temos nenhum em pista, mas em breve teremos!

O que nós do canil Mon Amour buscamos é excelência na criação Preservando Sempre a Raça Shih Tzu.

2 Comentários:

  1. Essa coisa de gostar de competir é bem verdade! O Anakin tem pedigre, mas nunca foi de meu interesse levar em competições oficiais e ver como ele se enquadra no padrão da raça (pra mim ele é perfeito e pronto! rs)
    Mas aqui na minha cidade do interior de São Paulo, sempre em julho tem uma festa e fazem uma competição de cães. É bem simples, acho que levam em consideração mais a beleza mesmo...
    Fui levar o Ani ano passado pela primeira vez, achei que ele ia travar, ia se assustar com o tanto de cães e que nem ia querer andar na passarela.
    haha... engano meu! Quando foi a vez dele, parecia outro cachorro até.... andava direitinho do meu lado, todo pomposo, com o rabo pra cima... meio metido até! rs

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan