Machos e Fêmeas



Você sabe dizer quem é o macho e quem é a fêmas nessas fotos?
Bom, provavelmente sabe pela cor dos laços, porque o penteado deles está um pouco diferente e tb a femea tem os traços mais delicados.

A Vantagem de se ter um Shihtzu é que tanto a fêmea como o macho podem usar laçinhos, presilhas e etc...

Como podem ver, nas fotos não tem muita diferença, ou  não tem...
O que muda talvez são as cores usadas, mas ambos podem usar roupas e acessórios. 

Machos geralmente usam: azul - verde - amarelo e vermelho
Fêmeas usam: rosa - vermelho - lilás.

Há quem prefira uma fêmea apenas por pensar que só a fêmea pode usar laçinhos...

Fêmeas

Temperamento : São mais ciumentas, podem brigar com outras fêmeas e disputar uma liderança ( com outra fêmea ).
Elas são um pouco menores que os machos, são mais leves. 
A Vantagem também seria ter filhotes, porém quem optar por não ter, a cirurgia é muito mais de dificil cicatrização e é retirado os ovários (esterectomia) ou ou pan- a retirada de útero e ovários ( pan-esterectomia) É feita com anestesia geral.
Desvantagem : é o cio... dependendo da cadela, umas sagram pouco, outras sangram mais e tem outras que nem sangram que é chamado cio "seco" e geralmente elas se limpam bem. Dura em torno de 15 dias.


Machos

Temperamento: São mais dóceis, não brigam com fêmeas, podem brigar por fêmea no cio, ou disputa de território. Mas são mais calmos e submissos que as fêmeas.
Os machos são um pouco maiores que as fêmeas, mais pesados.
Tb podem ter filhotes, desde que o dono opte por acasalar o cão, podendo ficar com um dos filhotes da ninhada, ou cobrar pela cobertura não ficando com nenhum filhote.
A castração no macho é realizada por uma cirurgia muito simples, com anestesia local. A cirurgia pode ser uma orquiectomia (retirada dos testículos) - a mais comum - ou vasectomia. A recuperação é muito mais rápida.
O macho NÃO marca território! Ele marca quando tem uma cadela no cio dentro da casa dele, ou se tem um outro macho tb na casa dele, ou ainda se tem dois machos e uma fêmea no cio... ai nesse caso tem que separar.
Eles aprendem a fazer xixi no local certinho sem nenhum problema.
E tem muitos machos que não levantam a perna...e não são castrados, eles simplismente fazem sentados. Eu tenho o meu padreador, o Gucci, ele já tem 1 ano e 2 meses e não levanta a perna, e o Darth tem a mesma idade e levanta desde os 9 meses.

Pq eu fiz esse post?
Pq me dói o coração saber que pessoas deixam de comprar um machinho, só pq a fêmea pode enfeitar etc... e na verdade os dois podem...
Ou por achar que o macho é mais agressivo, ciumento... e é justamente o contrário.

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas.
Bjos


17 Comentários:

  1. EU CONHECIA POUCO DESSA RAÇA, COMPREI PQ ME APAIXONEI QD VI OS FILHOTES, PEGUEI A KIARA NO COLO E NUNCA MAIS LARGUEI. AINDA TEM 4 MESES MINHA NENEM. AONDE COMPREI TINHA UM MACHO E UMA FÊMEA, NÃO DAVA PRA COMPRAR OS DOIS, ENTÃO COMPREI A KIARA. MORRO DE VONTADE DE TER MEU PRÓPRIO CASAL DE SHIH TZUS E QUERO MUITO COMPRAR UM MACHINHO. APROVEITO PRA TE FAZER UMA PEGUNTA... HÁ PROBLEMAS SE REPRODUÇÃO DE UMA CADELA COM SEU PRÓPRIO FILHOTE? E IRMÃOS, PODE? ESPERO RESPOSTAS, BJOO.

    ResponderExcluir
  2. Achei todos os teus ShihTzus lindooooosssss! Carolina é meu sonho um machinho pra formar casal com a Kiki. São 7 né? Por isso o banner do blog tem 7, amei! Parabéns!! pelo blog e pelos auauzinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nikita!!

    Eu sou looooouca por cães, e mais ainda por shihtzus...rsrsrs E vi que vc tb gosta, no seu blog! Eu adorei!

    Então, vc pode sim, ter o seu casal, no caso comprar um macho, e pode reproduzir sim, mas apenas mãe e filho ou pai e filha, agora irmãos não pode jamais! Apesar de mãe e pai serem consaguineos, irmão podem dar problemas genéticos, de desenvolvimento...etc...etc...

    Eu tenho dois machos pra vender, estão com 44 dias ainda, entrego com 60 dias no caso se for aqui para o estado, se for pra fora ai mando com 5 meses.

    Tem fotos deles no meu orkut, se vc quiser ver!
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3822752726667089856

    O valor eu não dou por aqui ok? Ai poderiamos negociar por e-mail.
    Vou ter mais umas 4 ninhadas esse ano. Caso vc não queira agora.

    tenho 7, mas pretendo ter mais uns 3. pq menina, shihtzu é um vicio!!!!! rsrsrsrsrsrs
    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  4. oiii
    já aproveitando que tu falou que vai ter 4 ninhadas esse ano...
    tem chance de ter uma fígado sólida em alguma dessas ninhadas??? a fígado tem narizinho marrom neh, uma dessas que eu quero :D
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata
    Eu não sei te dizer... figado sólido pq eu não tenho nenhum cão dessa cor, então se vier, viria da genética do avós dos meus cães, pois até tem na linhagem deles, o fígado, mas a chance é remota.
    Sim, eles tem a trufa marrom...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!comprei um machinho estou encantada com ele, aprendeu a fazer tudo no lugar xixi e coco foi muitoo facil, em 1 semana ele ja sabia direitinho...e estou pretendendo comprar uma femea para faze-lo companhia, gostaria de saber se com a femea dentro de casa com ele, ele não vai começar a marcar territorio, e será q é facil separar eles no cio, ele não vai ficar bem louco será???
    pq não pretendo ter varias crias, posso ate tirar mais de vez enquando...
    desde ja obrigado..

    Patricia

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia!
    Que bom que ele aprendeu rápido! esperto!

    Então... ele não vai marcar território pois a fêmea vai ser da casa. Se caso aparecer outro macho na area, ai sim marca.

    No cio é complicado sim, pq tem que separar, e muito bem separado, pq eles fazem de tudo de tudo mesmo...rsrss
    Vai ter que separar o praticamente o cio todo uns 10 dias + ou - que ela fica daquele jeito.
    Bjuu

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolina.
    O chico em casa (ops apartamento) faz direitinho no jornal... mas quando viajamos ele faz uma bagunça danada... como posso fazer nesses casos???

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho um shih tzu macho,ele se chama charlie é o meu bebê rsrs esse dias fui procurada por uma pessoa que tbm tem uma da mesma raça só que femea,e essa pessoa gostaria de cruzar o charlie a com dele e me perguntou qto eu cobraria por isso,sendo que ele ficarias com todos os filhotes,mas não tenho nem idéia de qto é isso ou seja qtoo é cobrado sera que vcs poderiam me dar alguma idéia de valor pois como disse nunca coloquei pra cruzar,e não faço a minima idéia do que fazer....bjus!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabi

    Geralmente é o valor de um macho que se vende uma cobertura. Eu cobraria no mínimo 1.000,00 que o valor "médio" de um macho de shihtzu. Então vc faz o seu preço. Mas não esquece de fazer um contrato de acasalamento antes, pq pode dar problema.... Independente da quantidade de filhotes, mesmo que venha 1 só, vc ainda pode cobrar o valor. E não esquece de pedir um ultrasom da cachorrinha com 30 dias de gestação tá? e pede o laudo veterinario ( uma copia ) pq é mto facil falar que a cachorrinha não pegou cria e depois não querer pagar. Na internet tem varios exemplos de contrato. Bjos

    ResponderExcluir
  11. tenho um shih tzu de 4 meses, o enzo. Por enquanto ele só faz xixi sentado, mas assumo que seria um problema ele fazer com a patinha levantada...minha mãe ficaria uma fera.A minha dúvida é: quando comprei ele, me garantiram que essa raça só faz xixi sentado, mas vejo caso de alguns que quando crescem fazem com a patinha levantada, eu devo castrar ou esperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs essa foi a "melhor" mentira q te contaram... não existe raça que o macho faz xixi sentado... só a femea! rsrsrs ele faz sentado pq ainda é bebe, mas depois dos 6, 7 meses vai começar a levantar, então o ideal é que vc castre ele um pouco antes dos 6 meses. Tem casos raros que o macho faz xixi sentado depois de adulto... mas é bem dificil. Mas isso não é especifico de raça nenhuma.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Tenho um machinho de 2 anos e 10 meses. Agora, comprei um machinho de dois meses. O meu mais velhinho está enciumado, rosna as vezes e não sei se estão brigando ou brincando. O maior, empurra o menor com o queixo e depois morde o pescoço dele. E o pior é que acho que ele gosta, pq ele sempre vai provocar. Estou com medo. Será que meu cão maior vai morder para machucar muito ou tentar coisa pior com meu pequenino? Agradeço a quem puder me orientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não vai. O macho mais velho, quer ensinar o mais novo a respeitar ele... eles mordem no pescoço ou no focinho pra ensinar... até tem um pouco de ciume , mas machucar nunca.

      Excluir
  13. Não sabia que a castração de macho pode ser feita somente com anestesia loca. Lendo este post, me doeu ainda mais o coração. Vou explicar. Meus cães sempre foram machos. Adoro. Nunca castrei, pois nunca senti a necessidade de castrá-los. Meu Weimaraner, que se foi em março deste ano com 16 anos, ficava dentro de casa e ia para o pátio para fazer xixi. Nunca fez dentro de casa, nunca marcou território (ele era o único cão da casa), nunca tive problemas em sair com ele na rua em relação a outros cães. Depois que ele se foi, pesquisamos muito e optamos por ter um Shih Tzu (só de ler sobre a raça ficamos encantados com eles). Pegamos um macho. Lindo, doce, querido, fazia as necessidades sempre no lugar certo, um encanto. Ouvi vários relatos de que era melhor castrar para evitar problemas futuros, como cães que faziam xixi no lugar certo e que, de uma hora para outra, começaram a fazer xixi pela casa inteira, inclusive em cima de camas e sofás. Parece que deleteis toda minha experiência positiva com machos não castrados e resolvi castrar nosso shih tzu. Faltava alguns dias para ele fazer 8 meses. A veterinária é de nossa total confiança, assim como a clínica, mas não conhecíamos a anestesista. Fatalidade ou não, o fato é que nosso cãozinho se foi. Ele nem chegou a ser anestesiado. Foi na pré-anestesia, ao entubá-lo , ele sofreu uma parada cardíaca que conseguiram reverter, mas em seguida teve outra, irreversível. Ele fez exames pré-operatórios, o procedimento seria com anestesia inalatória, que é mais segura e indicada para Shih Tzu. Pesquisei muito na internet, falei com várias pessoas e não achei outro caso nem parecido com o dele. Agora, estamos dando um tempo para ter outro cachorro ( acho que em março pegaremos outro filhote), mas não iremos correr o risco novamente. Grande abraço! Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Claudia então ela pode ser feita com anestesia local pq é uma cirurgia simples, porém isso depende muito do cão, tem uns que ficam quietos, calmos, e tem outros que não daria por se mexerem muito... eu já ouvi alguns casos sim, de a anestesia ter complicado, de ter sido fatal, voce falou que nunca ouviu, mas eu falo com muitas pessoas que já passaram por isso... eu não sei o que acontece... acho que pode ser que o stz seja muito novo, pode ser a quantidade de anestesia, mesmo sendo inalatória tem um controle , não pode ser só problema com o cachorro.... mas tb pode ter sido uma fatalidade a gente nunca sabe. sei q o certo é castrar, mas se voce não tem femea em casa, e ele não sai na rua, eu não vejo problema em não castrar... eu sinto muitissimo pelo seu shihtzu... não é facil perder um filhinho nosso... é mto trsite.

      Excluir
  14. Oie meu thor tem 4 meses e o medico decidiu operar q hernia dele. ..Estou com medo é seguro.

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan