Sintomas e Cuidados da Gripe Canina

Quem tem cães deve sempre tomar certos cuidados com algumas doenças que costumam atacar esses animais e embora algumas sejam comuns ainda assim precisam ser devidamente tratadas e entre essas está a Gripe Canina ou Tosse de Canis cujas principais causas podem ser encontradas em 3 agentes infecciosos, a bactéria Bordetella e os vírus Parainfluienza e Adenovírus. A verdade é que os sintomas e cuidados da Gripe Canina não podem ser minimizados uma vez que quando é a bactéria a responsável pela doença, esta pode vir a acometer seres humanos e por este motivo é considerada como uma zoonose.

Sintomas

Quando os cães são atacados pela gripe aparecem como sintomas mais comuns, a tosse seca que se dá em forma de acessos e muitas vezes fazem pensar que o cão tenha se engasgado sendo que não raro passa a expelir uma espuma branca pela boca que costuma piorar quando o animal faz algum tipo de exercício, quando se agita e mesmo a pressão feita pela coleira pode provocar esse sintoma. Quando acontece do quadro se tornar mais grave começa a aparecer secreção nos olhos, febre, coriza e falta de apetite. Os cuidados devem ser redobrados quando atinge animais debilitados ou quando a gripe ataca os filhotes, pois o quadro pode se agravar a ponto de levar a estágios bem mais complicados como uma pneumonia.

Tratamento

Quando o animal contrai a doença o ideal é que se busque ajuda do veterinário para proceder ao adequado tratamento que de um modo geral é feito a base de antibióticos (antibioticoterapia) além de xaropes para aliviar os acessos de tosse e antiinflamatório. É aconselhável que se faça com que o cão fique confinado como uma forma de não deixá-lo exposto ao frio, umidade ou vento sendo que os banhos também devem ser evitados nessa época.

Contágio

Como acontece com a gripe humana, o contágio na gripe canina é quase certo quando as pessoas têm mais do que um cão, quando um deles contrai a gripe podemos esperar, pois com certeza os outros também vão adoecer, atingindo a cada um dos cães com mais ou menos intensidade dependendo da constituição física e da resistência de cada animal.


Precauções

Podemos evitar que nossos cães contraiam a Gripe Canina tomando certas precauções como não levar o animal a lugares onde existem grandes concentrações como é o caso de praças, parques, lojas de animais, jardins e canis uma vez que estes são locais com mais probabilidades de contágio especialmente quando estamos na época do frio. Não podemos esquecer também que não devemos medicar o animal sem o diagnóstico do veterinário pois nem sempre a tosse é devido a gripe, muitas vezes pode ser causada por problemas cardíacos especialmente quando se trata de um cão idoso.


26 Comentários:

  1. qq tu acha sobre a vacina de gripe pra cachorro???
    eu cogitei em dar, mas realmente não sei, gostaria de saber tua opinião :)
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Eu nunca dei em nenhum cachorro meu, acho q o maior problema é qdo o cachorrinho é mto filhote,q é muito facil pegar, mas é mais fácil prevenir mesmo, pois a vacina é dada pelo nariz, então eu fico com pena de dar.... e sabe como é STZ ne? eles se apavoram com qq coisa na fuça. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. uhauhauhauhauha
    imaginei a cena deles tomando vacina, oh dózinha!!!
    vou deixar quieto então...

    não sabia que era pelo nariz, nunca imaginaria hehe

    se apavoram mesmo, se gruda algo, folha, bichinho, ela se desespera uaehauehau

    ResponderExcluir
  4. Renata

    É , eu tb tenho o maior dó...imagina o desespero!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu dou a vacina na minha shih tzu...é só espirrado um liquido em cada narina...ela dá uma bufada pq não gosta e nem liga mais....dizem que é bom para cães que frequentam petshops, como não consigo dar banho em casa, é melhor previnir....

    ResponderExcluir
  6. É Verdade... a petshop é um lugar que tem muito fluxo de cães...cães que podem ter pulgas, carrapatos, ou outra coisa , então é bom evitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O meu STZ esta tossindo, algumas vezes e dorme d+++++++++, e normal ? tem 2 meses e 14 dias

    ResponderExcluir
  8. Tossir uma vez ou outro é até normal... e dormir bastante é bem normal nessa idade... eles dormem mais tempo do que ficam acordados...
    Qto a tosse, fica de olho, coloca o ouvido no pulmãozinho dele, e vê se escuta um "chiado".

    ResponderExcluir
  9. a minha pincher ja tem 12 anos e faz algum tempo q está com essa tosse(engasgo)nao sei mais o q fz...ja levei-a em 2 veterinarios e d nd adiantou....comentei se poderia ser essa gripe de canil e eles riram da minha cara...nao aguento ver ela assim...meu marido falou em ate sacrificar ela pra q nao sofa mais...auem tem alguma opiniao?

    ResponderExcluir
  10. Olá

    É bem possivel que seja gripe canina, não sei pq riram na sua cara! OU pode ser tb insuficiência cardíaca. Acho que vc deve procurar um outro veterinário pq realmente não adianta ir apenas em um....dois.... tem que descobrir o que é!!! ter um engasgo é normal, mas toda hora, como se fosse uma tosse... alguma coisa é. Sacrificar pq????? ela só esta com tosse, e se for gripe tem remedio e em 7 dias ela ta curada.

    ResponderExcluir
  11. oi meu cão esta com tosse e o olho dele esta remelando e agora esta saindo do fucinho um liquido amarelado tipo catarro poderiam me ajudar a saber que remedio eu poderia da

    ResponderExcluir
  12. O olho com sujeirinha é normal, o shihtzu tem bastante. Agora um liquiso amarelo saindo do nariz com tosse , tipo um engasgo é gripe sim. Tem que levar no veterinario pra ele indicar um medicamento, pq pode ser oral ou uma injeção, depende do caso.

    ResponderExcluir
  13. meus filhotes estão com o nariz escorrendo será que é normal ? Um deles fik fazendo com frequência como se estivesse engasgado oq faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engasgado parecendo uma tosse? pode ser gripe canina sim. deve ser no inverno acontece muito isso!

      Excluir
  14. comecei a limpar as remelas do olho do meu Shih Tzu com agua boricada e ele começou a ficar irritado um pouco inchado na parte de baixo levei ele no veterinário ele me disse que não poderia ter usado agua boricada e sim soro fisiológico e disse que não precisava passar nenhum medicamento por que ia voltar ao normal lavando somente com o soro fisiologico. Será resolve?

    ResponderExcluir
  15. Oiii,
    Meu nome é Linda, tenho um shih tzu de 4 meses... Viajei agora nas férias e deixei ele no hotel por 3 dias, mas antes de ir para lá ele tomou a vacina da gripe. Ele voltou pra casa normal... Come do mesmo jeito, brinca, mas dorme bastante, hoje ele começou a tossir (tosse seca) depois de brincar e expeliu um espuma branca, mas não muita. Chequei o nariz e não estava escorrendo, a secreção nos olhos esta normal, não esta com febre. O que deve ser? Será se comeu algo que não devia ou é gripe?

    ResponderExcluir
  16. OIE,

    Então tem que ver se essa tosse é o tempo todo, mas se ela tossiu e saiu uma espuma, deve ser catarro. Observa e ve se ela tosse mais vezes ao dia. Mas tb pode ser algo q ela se engasgou mesmo..so tem q ver a frequencia disso.

    ResponderExcluir
  17. Minha filhote de lhasa apso está com uma tosse, parecendo engasgo seguido de ansia do vomito, mas não consegue vomitar, esta comendo normalmente, bebendo agua e brincando, o que pode ser? Estou muito preocupada ela so tem 47 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, esse é o sintoma da gripe, tosse como engasgo como se fosse vomitar...tem remédio para isso. só que o remédio que ela precisa tomar precisa de receita médica. Então vc precisa levá-la logo para não passar para uma pneumonia.

      Excluir
  18. Oi, levei minha filha pro vet, pra vacinar, só que percebi q ela tipo engasga e solta uma espuma branca como se fosse catarro, fez 2 vez pela manha, levei ao vet, ela tomou 3 injeção. Uma pra febre e duas outras. Agora ela já fez espuma umas 5 vezes, está muito triste, deitadinha, não ta comendo nem bebendo água, eos remédios que me passaram foi Biotil e gaviz, estranho pq nenhum pra gripe. Ela só 3 meses é muito bebê! Nossa fico preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela engasga muito com e sem catarro? E é engasgo mesmo, tipo uma tosse? Pq se for gripe é outro medicamento...biotil é pra diarreia e gaviz é um anti ácido, acho que o vet acha ´q pode ser uma intoxicação alimentar.... mas a gripe é assim, eles engasgam muito frequente, pode ter catarro ou não.... eu tb acho que pode ser gripe

      Excluir
  19. Oooi meu nome é Fernanda, e eu tenho um cachorro q n é de raça, ele tem 12 anos, ele ta com uma tosse seca e toda vez q ele termina de tossir é como se ele estivesse querendo colocar alguma coisa p fora, mas n sai nada, e agora ele ta todo inchadinho, n quer comer, nem.beber, nem quer mais ficar andando, só fica deitadinho e com a respiração como se tivesse cansado, mas ta fraquinha, já chorei muito, eu vou leva-lo ao veterinário, o que será que pode ser? Eu to achando que é coração, existe algum tratamento p que ele fique curado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe pela demora, mas é que tem muitos emails pra responder, bom eu acredito que possa ser gripe, mas como ele já tem 12 anos pode ser coração sim. E sempre existe tratamento né... provavelmente o veterinario vai dar um remedinho para o coração ( se for ).

      Excluir
  20. Oi. Tenho uma shih tzu e com o frio chegando tenho medo que ela fique gripada, o meu marido quer fazer a tríplice viral nela, vcs já ouviram falar? Indicam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é bom sim dar a vacina da gripe, mas a vacina que é uma dose, é um injeção, e não aquela pelo nariz, é muito desconfortável para eles....

      Excluir

Mon Amour Megan