Porque Criadores, ONGs, PetShop e Veterinários não se entendem?

Porque ONGs e ativistas de proteção ao animais, criadores de cães, petshops e veterinários não se entendem? Porque existem tanto desencontros de opniões com pessoas envolvidas com animais de estimação? É possível convergir as intenções em prol dos animais? 
Se você já ficou com uma dessas perguntas na cabeça você não está sozinho, nós do Canil Mon Amour Megan e muitas pessoas que conhecemos também se fazem as mesmas perguntas. Não queremos, neste post, defender os criadores de cães como nós, e sim trazer um ponto de vista diferente, que ajude a todos a formar sua opnião e a nos conhecer melhor, como fazemos e o que pensamos.


As atividade envolvidas com animais de estimação não diferem muito de outras atividades, existem bons e maus profissionais, álias nem todos pode ser chamados de profissionais, pois a grande maioria são entusiastas, estudiosos e apaixonados. A grande maioria, não todos. A falta de informação e principalmente a falta de regulamentação das atividades faz com que não saibamos o que é certo ou errado. As dúvidas das pessoas são muitas: "Quando o filhote pode sair do canil?", "Por que um vacina custa tão caro?", "O que é ração Premium, SuperPremium?","Se tiver uma dificuldade com o filhote eu falo com quem?","Esse cão que vamos adotar é agressivo?" para essas e ou outras questões não existe um órgão que defina o que é certo ou errado.


Em geral existe uma atividade que é repreendida por quase todos os envolvidos com animais de estimação que trabalham de forma ética, são as feiras de filhotes. Do jeito que estão acontecendo hoje, nós somos 100% contra, pois os filhotes ficam expostos e em um ambiente com várias pessoas e vários outros animais. Filhotes muitas vezes sem nenhuma vacina, quando o correto era que tivessem com o calendário de vacinação completo e respeitado o período de 30 dias da última dose. Além disso os filhotes oferecidos nem sempre são criações dos expositores, são animais sem procedência, ou seja, quem vai levar o filhote para casa, não sabe como é a mãe, nem o pai, nem se o cruzamento é 100% puro. 


A situação é que até hoje nós não vimos nenhuma feira que respeitasse os animais e os futuros proprietários, gostaria de receber informações sobre feiras que fosse realizadas pensando em primeiro lugar nos animais, em segundo nas famílias que querem um cão de raça e por último pensasse no lucro, realmente ir com a familia e ver um filhotinho brincando, dormindo, fazendo qualquer coisa é muito encantador e fica até irresistível não levar para casa. 


Nós somos contra a forma como estão sendo realizadas as feiras, não são poucas as histórias de perda de filhotes comprados em feiras que chegam até a gente, é para chorar e se indignar. Gostariamos de ouvir opniões sobre como as feiras podem acontecer de forma a respeitar a saúde, higiene e temperamento dos animais, mais responsabilidade dos protetores, expositores e criadores. Enquanto isso não ocorre acreditamos que a atitude a prefeitura de florianópolis é a mais acertada, proibição das feiras, pena que elas continuem a ser realizadas nas cidades da grande Florianópolis, mas o exemplo foi dado.


Sempre que vemos alguma notícia sobre animais de estimação doentes, ou sendo mal tratados, sujos, desnutridos, ficamos mais chocados ainda quando sabemos que ocorreu dentro de uma petshop ou de um criador de cães. Realmente é para ficar chocado, pois nestes locais é onde esperavamos que os cães fossem muito bem tratados,  tipo um paraiso para os cães. É realmente para pensarmos: "ESSE TIPO de Petshop e criadores deveriam existir?". Me permito a dizer, esse tipo de profissionais Nunca Deveriam Existir!!! Não é assim que devemos tratar os animais, não é essa forma de agir que deve acontecer, não é esse o comprometimento. 


Aqui em florianópolis, as ONGS e protetores dos animais são formadas por guerreiros, pois são todas independentes, pelo menos as que conhecemos. Isso realmente é um trabalho muito bonito que merece todo nosso apoio, respeito e adimiração. Sempre que podemos damos uma passadinha como quem não quer nada, damos uma ajudinha e vamos embora, pois se descobrem que somos criadores podemos ser ignorados, mas não somos bem recebidos não, gostariamos de ajudar mais, mas como podemos ajudar se somos tachados como exploradores? Não merecemos isso, se nos conhecessem melhor não haveria a generalização. 


Como vamos explorar cães que dormem no mesmo quarto que a gente, e que sobre na nossa cama no nosso sofá??? Não somos esse tipo de criadores que eles imaginam. E como falamos no começo deste post existem bons e maus profissionais, as ONGs aqui da grande florianópolis, em geral são compostas por boas pessoas, mas também encontramos notícias de ong usadas para desviar dinheiro, que prometem proteger os animais e tratam pior o que se deixasse na rua. Mas uma ver eu quero afirmar, que muitas ongs são honestas,  verdadeiros herois e merecem todo nosso apoio.


Criar cães comercialmente, manter o bem estar dos animais e obter lucros é muito difícil? É mesmo, nós do Mon Amour Megan, estamos declarando de forma aberta que em 3 anos de criação, não obtivemos R$ 1,00 de lucro, tudo o que entrou de recurso de venda de filhotes no nosso canil, voltou para os cães, para sua alimentação, sua saúde, higiene, instalações. E além disso o Wagner manteve e mantêm a diferença de dos custos dos cães. No ano passado tivemos 2 ninhadas apenas, sendo que temos 5 fêmeas e 2 machos. 


Realmente o nosso lucro são as amizades que criamos com as pessoas que ficaram com  nosso filhotes, e o carinho que nossos cães tem com a gente e do filhotes durante o tempo que ficam com a gente (no mínimos 60 dias), além disso temos o costume de ficar com cães que nasceram no nosso canil, o que é muito gratificante para nós. Conhecemos criadores de cães e a grande maioria diz que não é possível viver de criação de cães e assinamos em baixo, dos nossos amigos criadores somente 1 que conhecemos consegue viver da criação e cria de forma ética e amorosa. 


Convidamos a todos que estão lendo este post a visitar nosso formspring   Lá você verá nosso comprometimento com os Shih Tzu e o nosso trabalho de esclarecimentos aos proprietários de cães, tentando melhor o convívio cão e pessoas.


Vamos usar nosso blog para levantar umas bandeiras nos próximos posts, já gostaríamos  de expor os assuntos: "Criação Ética Respeitando o Bem Estar Animal", "PetShop e comercialização de Animais nesses estabelecimentos", "Feiras de Filhotes o que está errado?", "ONG e suas desconfianças com Criadores". Abordando esses assuntos queremos que vocês possam tirar suas conclusões ou colaborar com o assunto, o que somos contra é a generalização. Na história a generalização sempre foi uma barreira para integração das pessoas, talvez seja da natureza do ser humano pensar assim. 


Não é só uma questão que é certo ou errado, pois acreditamos que este conceito é muito amplo e pessoal para definirmos  com mais informações você pode definir o que é certo ou errado para você, sempre respeitando o bem estar do animais e a boa convivênvia das pessoas com eles.


(Continua no próximo post )

5 Comentários:

  1. Oi!
    Também sou criadora da raça shih-tzu.
    Sou do Rio de Janeiro - Canil Paixão Brasileira.
    Quero aqui deixar a minha opnião sobre o assunto:

    Em muitos debates e discuções as vezes não existe um certo e outro errado. O que existe é ideologias diferentes.

    Certa vez deixei um post sobre shih-tzu. Não me lembro o assunto do post, mais uma pessoa que trabalhava com adoção de animais comentou no meu post: "- Não compre animais de raça. Adote!"
    Ela foi grosseira. Falou várias outras coisas de que não gostei e entrei numa discursão com ela. Disse o meu ponto de vista sobre criadores sérios que não criam pelo dinheiro, mas pela vontade de fazer algo que dê prazer. Criação mais como hoby. Disse que acredito que as criações de pessoas sérias e éticas colaboram para que as raças de cães não se percam no tempo e virem uma grande massa de mestiços, e etc. Foi pura perca de tempo. Ela disse que não era importante existir as raças específicas de cães. Que isso era idiotisse, etc. Pra ela poderia existir essa grande massa de mestiços. Ela usou outras palavras que queriam dizer claramente isso. As quais não me lembro agora. Foi uma grande perda de tempo tentar discutir com uma pessoa que simplesmente pensa diferente de mim. É como discutir que uma cor é mais importante que a outra. Cada um tem tendência a se voltar a favor de uma. Devido ao seu histórico de vida, suas crenças, seus valores. Com certeza haverão pessoas que vão olhar para essas preoculpadas com cães carentes que vão dizer:"-Tantas crianças sendo mal tratadas, abusadas, carentes ..., necessitando de apoio e essas pessoas preoculpada com cães abandonados nas ruas???". A verdade é que ninguém deve julgar e sim respeitar pensamentos diferentes, pontos de vistas diferentes e cumprir seu papel na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Só pra acrescentar ao post anterior:

    Aposto que 99,9% senão 100% dos cães adultos resgatados das ruas foram ganhados. Quando um trabalhador brasileiro pega seu dinheiro suado para comprar um cão é porque o quer muito e por isso jamais o jogará nas ruas. Se todos os cachorros fossem vendidos ao invés de dados de graça certamente não haveriam cães descartados na rua ou quase nenhum. E não é questão do cão ser ou não ser de raça. Prova disso é que existem vários cães de raça nessas ongs que foram descartados. A verdade nua e crua é que quando se ganha, não se dá o devido valor. A maioria dos seres humanos são assim infelizmente. Por isso não deveriam ser vítimas de pré-conceito os criadores que vendem seus cães.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Quero lhe agradecer por ter deixado o seu comentário!
    Então, concordamos em gênero, número e grau! É exatamente isso que acontece... infelizmente....
    Tb ocorreu comigo, uma pessoa que é contra vendas, falou um monte de um post que coloquei no blog sobre: shihtzu certo e errado. Falou um monte , dizendo que não existe certo e errado, cachorro é cachorro tem que ser amado do jeito que é... ela tá certa sim! Mas... acho que ela não entendeu nada! Falamos de raça pura, de caracteristicas de uma determinada raça, de PRESERVAÇÃO da raça, e muitos não entendem o que isso significa. Significa a NÃO extinção de uma raça! Pq se fizessemos como eles querem, acabar com os cães de raça, o que vai acontecer??? se castrar todos os animais???? Vão acabar com os cães... não vai mais existir! isso que eu não entendo, esse radicalismo.
    Eu tb tenho poucos cães, não sou cachorreira e nem vivo disso e tão pouco tenho muitas ninhadas.... EU amo a raça e quero preservar. Tem pessoas que realmente querem e gostam de ter um cão de raça em casa! Eu nunca incentivei a não adotar, eu acho válido, até vou adotar qdo tiver um lugar maior, mas qual o problema em ter um cão de raça? Então tb ninguem mais vai ter filhos, vamos ter que adotar... Para quer ter filhos? se tem um monte de criança abandonada???? E realmente quem gasta $$ com cachorro qdo compra, dá mais valor sim! é bem dificil vc pagar 3.000 num cachorro e abandonar....agora de graça, pq não? É a verdade , infelizmente! Sou contra quem faz isso, ajudo ONGS qdo posso, só que temos "medo" pq eles são muito radicais. Claro q tem MUITOS "criadores" q pensam só em lucro, em fazer os cães reproduzirem todo cio.... mas eles tem que parar e pensar que existem pessoas que querem preservar a raça para não acontecer o que aconteceu com o poodle... só tem um canil de poodle que eu conheço que é puro mesmo, daqui a pouco o shihtzu tb já não vai mais ter raça.... e isso me preocupa. Pq a cada ano que passa tem muito canil novo de shihtzu, e que vc vê q os cães não são legitimos, são mestiços e vai começar um canil assim, errado. E os veterinários, não todos é claro, tb não gostam muito de criadores, pq nós fazemos tudo sozinhos, nós cuidamos, fazemos o parto, entende? Não precisamos deles, a não ser para vacina, pois não podemos assinar.... Mas é uma pena que não podemos nos dar bem e nos apoiar... mas pelo menos se respeitar, o mínimo. Quem tem um pouco mais de esclarecimento, entende bem o que nós criadores fazemos pela preservação de uma raça. E outra coisa, ninguem deixa de adotar para comprar, quem compra é pq quer um cão de raça! Não somos culpados dos abandonos e da qtidade de cães abandonados,Muitos que abandonam, são as próprias que já tinham adotado antes. E quem não dá o devido valor ao cão. E entregamos sim o cão com saúde! Entrego com todas as vacinas, vermifugado contra vermes e giárdia, estudamos o acasalamento evitando doenças genéticas, não castramos pq a pessoa tem o direito de escolher se quer castrado ou não. Outra coisa, qdo vemos que alguem quer muito um cão nosso e há mta resistencia ao valor, incentivamos a adotar! pq tem o $$ só pra comprar não resolve, tem que manter o cão!

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    acredito não ser questão deles entenderem como pensamos sobre cães de raça, é questão deles não acharem importante preservação das raças. Converse com eles e perceba isso. Eles não ligam. Acham besteira. Pelo menos deveriam respeitar e não julgar.

    Outra coisa que ia agregar ao assunto, mas acabei não falando (vc até mencionou)é sobre o fato de que quem não tem condições de comprar um cão. Muito menos terá condições de mantê-lo. O coitado será criado a base de restos de comida, isto quando houver... e assim que o mesmo der uma micose na pele ou qualquer outro tipo de doença, será largado na rua... é assim na maioria dos casos, acredito eu. O que mais se ver nas ruas são cães com lepra e muito debilitados. Pode até ser que tenham pego a doença na rua, mas vai saber se não foram abandonados pelo motivo da doença...
    Para acabar com esse problema deveria haver intervenção da justiça onde seria obrigatório todos os cães terem microchip. Deveria existir serviço de carrocinhas que retirasse os cães das ruas e multasse os donos que abandonassem seus cães, etc... leis mais severas qto a criação.

    ResponderExcluir
  5. É né? Cada um respeitando o seu trabalho! É o mínimo... Mas julgam sem saber, generalizam todos os criadores....Bom como vc falou, pouco importa, eles querem mesmo é que não exista mais raças...pelo menos é isso que dá impressão....

    Bjos

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan