Bigodinhos dos Filhotes de Shih Tzu

Quando compramos nosso bebe Shih Tzu, queremos cuidar dele da melhor forma possível, dando todo amor e carinho que guardamos para ele. Também queremos que os nossos filhotes tenham a aparência dos shih tzu de exposições, cabelos longos, pelo lisinho, bigode comprido e branquinho, o sonho era que eles ficasse com o leque que é feito na cabeça durante uma semana inteira né? Mas infelizmente não é assim, é como o cabelo de uma pessoas temos que escovar todos os dias e refazer as chucas diariamente (ou quase q diáriamente).


Gostaria de falar hoje específicamente sobre o bigode, principalmente o bigode do filhotes. Não, não é um processo miraculoso sobre cuidados dos bigode que quero falar e sim um dica, que se seguida agora vai ajudar ele a ter um bigode bonito quando jovem ou adulto.


O nosso novo bebê chega as nossas mãos por volta dos 60 dias, aqui no nosso canil é assim, se recebemos ele por avião, por volta dos 100 dias. Ele chega com aquela carinha fofa de bem com os pelinhos pequenos, uma fofurinha neh. Depois com o passar das semana, terminando as vacinações, perto dos 3 ou 4 meses, o bigodinho dele ainda não desceu, ele parece uma flor tendo o nariz como miolo, quase não consegue enxergar nada, mas ele enxerga bem sim. Alguns pelinhos dele começam a tocar os olhos, e pode ficar meio avermelhados por causa da acidez da lágrima. Então como ele já está grandinho e você quer ele bem cheirosinho, leva ele para o banho no pet.


No pet é aquela fez com o filhote, pois filhote é tudo de bom mesmo. Ai o banhista diz assim: “o pelinho do bigodinho ta irritando o os olhinhos dele, vou cortar os pelinhos de cima do focinho para você!”. Ai você diz para ele: “É mesmo, se é melhor para ele pode fazer.” Certo? Não, errado!!!


Se você fizer isso agora, é provável que nunca mais deixe de cortar os pelinhos do nariz, não duvido da boa intenção do tosador, mas é que na prática é só esperar uns 2 meses a mais, talvez 3 que o pelo desce e para de tocar o olhos. Mas este corte vai causar um impacto na aparência do Shih Tzu bem grande, perde um pouco da beleza do focinho. Agradeça ao tosador, mas diga para ele que quer deixar os pelinhos descerem para ficar com um bigode bem bonito. E que vc tem cuidado dos olhinhos do seu bebê (no blog tem um artigo que explica isso).

Aqui veja a foto de dois shih tzu um com o bigode cortado e outro sem bigode cortado. e veja as diferenças.


O cão da esquerda peguei da internet como exemplo, pertende ao blog: esteticapetshop.blogspot.com/ e a da direita eh a nossa Vanillinha.


O corte fica mais aparente se você deixar um tempo sem aparar, pois vai ficar parte do bigode lisa e caindo e outras arrepiada e pra cima. Então se você cortar, vai ficar refém do corte para sempre, rsrsrs.


AVISO!!! Muitos pets já cortam estes pelinhos sem perguntar para os Donos, então na dúvida já avise ao pessoal da pet que você quer o bigode inteiro!!! Principalmente se você notar que alguns dos clientes deles tem este corte.


Claro que existe casos que pode ser realmente necessário cortar, mas normalmente os problemas de pelos irritando os olhos é causando pelos cílios e não pelo bigode, mas se realmente for o bigode, faça o que é melhor para os cãozinho, nós faríamos assim aqui, o bem estar do cão em primeiro lugar, mas confesso que nunca precisamos cortar o pelo de nenhum de nossos cães.

Então é isso, espero que tenham gostado e que possa ajudar a todos com este artigo.

Bjs

44 Comentários:

  1. Amo todas as dicas que voce da venho sempre visitar seu orkut porque tem sempre uma dica nova e estou aprendendo a cuidar do meu bb .Parabens seus caes é um sonho que consumo para todos .
    Um gde abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que se cortassem o bigode da Layla no PET eu morria do coração! Por isso prefiro dar banho nela em casa, mesmo que me dê trabalho...pelo menos sei que ela n vai ser judiada e nem vão tomar alguma iniciativa sem me perguntar, como acontece muito aqui nos PET!!!
    Adoro seu Blog!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai li esse artigo com dor no meu coração, como ja falei estou em Portugal e aqui qt a cães eles são totalmente atrasados nos cuidados, então toda as vezes que ia eu avidsava não quero que corte nada na carinha dela, até que um dia na correria deixei a minha bebe, e qd voltei buscá-la quase infartei, além de cortarem emsima no focinho ainda cortaram um nó que tinha na carinha dela, fiquei tão triste....Troquei de clinica e todas as vezes faço mil recomendações....Agora está bem como vc disse uma parte pra baixo e outra espetada, masi eu vou deixar crescer. Paciência...

    ResponderExcluir
  4. N eh só ai n....eles fazem o q bem entendem...n entendem nada, e pensam q sabem tudo...eh triste.
    Mas ainda bem que cresce neh!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carol, vc nem acredita... tentaram fazer esse tal corte no bigode da minha bebê, por sorte ela estava na minha mão e impedi na mesmo hora haha!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Carol, a Bella, minha shih tzu de 3 meses foi tomar a segunda dose da vacina, e o veterinario cortou os pelinhos curtos que ficam bem em cima do nariz, não cortou os bigodinhos laterais não, mas cortou os de cima que estavam crescendo, fiquem sem reação, pois foi a primeira vez no veterinário. Estou em pânico, os pelinhos cresceram novamente e se eu não cortar, vão ficar como os outros Shih Tzu que nunca cortaram?

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana! Putz cortar sem avisar é fogo, não sei pq eles fazem isso!!!! o pêlo cresce e depois não atrapalha mais... mas eles são metidos mesmo, eu fico indignada com isso!!!

    Vai crescer sim igual, mas vai ter q ter paciencia, agora sim vai atrapalhar os olhinhos, pq vai espetar... Mas pode deixar crescer que cresce tá? Na petshop no banho sempre avise pra não cortar nada!!! pq eles cortam mesmo! e não leva mais lá não.... pq isso foi sacanagem! Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo apoio Carol.
    O banho, eu acho que vou sempre dar em casa mesmo, levar na pet, só se for pra tosa, mas vou avisar pra nõ cortar o bigodinho e se possível ficar lá vendo e aguardando ela ficar prontinha! Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Depois que cortaram tem como deixar crescer? Ele pode voltar ao normal, e qto tempo demora para crescer novamente?? Como posso fazer para deixar crescer novamente sem encomodar minha cachorrinha???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tem como sim e volta ao normal tb, mas demora um pouco principalmente a parte dos olhinhos...pelo menos 6 meses, vc vai ter que ir escovando pra baixo pra não incomodar muito, mas tem q ter paciênicia.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol...

    Adoro todas suas dicas e acompanho sempre que posso, tanto no orkut quanto aqui no blog, para poder cuidar melhor da minha Yumi. É de se admirar sua dedicação e capricho. Parabéns...bjkas
    Édina

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Édina!
    Essa é a nossa intenção!
    Bijão pra vc e pra Yumi!

    ResponderExcluir
  13. Será q não há ninguém que saiba que cortar os bigodes de um cão/gato é uma mutilação?! Mal posso acreditar! Era o mínimo q qualquer ser racional devia saber. Queria dizer mil palavrões, mas como não é permitido, digo: pelo amor de deeeeeeeeus! Pobres anjinhos, à mercê de criaturas intelectualmente limitadas!

    ResponderExcluir
  14. É Verdade, como eu tenho ouvido reclamações de que tosaram o cão inteiro sem permissão, ou cortaram os bigodes todo! É uma falta de consideração com os donos de cães, até o dia que os donos resolvam processar as petshops, ai sim eles vão pensar 2x.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o artigo... sempre dou banho no bily em casa, e um certo dia (maldito dia) resolvi levar ele num pet que tinha uma promoção de banho, ai qnd dexei ele la eu falei é só o banho e o corte de unhas né ai ela disse sim sim só isso....qnd fui busca - lo nao notei na hora ai qnd chegamos em casa eu vi que eles tinham cortado os pelos do focinho q raiva q me deu, se eu tivesse visto na hora tinha falado umas boas pra ela, e sem fala que ele voltou cheio de pulgas nunca mais... só levo ele no pet que eu cmprei ele, pois lá nunca aconteceu nada de errado.... isso serve pra gnt aprender a ser mais claros tem que falar umas 2 vezes pra eles entender bem o que agnt qué e o q nao qué!!!

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que eu acho? Acho que n adianta NADA falar, pq eles levam o cão lá pra dentro, e deixa lá....e outra pessoa vai mexer nele, ai achando que está fazendo um FAVOR para o cão e para o dono, corta os bigodes e corta envolta dos olhos! Achando que fez a coisa certa!!!! Isso me revolta muito, pq não tem uma pessoa que me diga que levou no Petshop e não tenha tido os bigodes do seu cão cortado ou o cachorro inteiro tosado por conta deles mesmo! Conheço uma pessoa que processou uma petshop e conseguiu um dinheiro de volta , mas eles não colaram o pêlo do cachorro de volta neh!!! Mas acho que se todo mundo tomar atitudes assim, eles vão parar de fazer essa palhaçada com os shihtzus....Eu não gosto de petshop pq uma vez, uma unica vez que eu realmente precisei levar, para um banho, eles machucaram o olho da Megan e ela teve uma ulcera na cornea coitadinho, sofreu um monte, e depois disso NUNCA mais....
    E a questão de pegar pulgas lá tb eh enorme! pq eh muito cachorro e tem gente que não cuida neh! Mas eh isso... a melhor coisa que se tem a fazer pelo menos quem tem shihtzus, lhasas, maltes e york é lavar em casa! pq pessoal de pet não gosta de cães de pêlo longo... eu falo isso de 80% das pets, claro que tem pets ai muito bem intencionadas.... não vou generalizar ok?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde... Tosaram meu cachorro inteiro sem minha permissão, é um lhasa, isso dá algum processo????

    ResponderExcluir
  18. Dá processo sim!!! Já vi várias pessoas processando pets, pq é bem comum eles tosarem tudo sem permissão pq "ACHAM" necessário.... se todos processarem uma hora eles param de fazer essa palhaçada com os cães dos outros!

    ResponderExcluir
  19. O da Lolla fiz 1 visita antes para avisar , telefonei e no dia do 1 banho no pedi, avisei repetidas vezes pois ja havia lido seu post; de nada adiantou
    ate chorei na hora k eu vi o focinho todo repicado - A tosadora ainda teve a coragem de dizer que o corte era uma cortesia .Hoje ela esta com 8 meses o bigodinho ja desceu nas o topete ainda nao esta bonito ( pois foi cortado os pelos k faziam parte do topete tbem , foi muito dificil deixar os pelos crescerem novamente eu so nao desisti porque acho um horror os shitzu de focinho cortado, todos os dias tinha o cuidado de prender os pelinhos pois eles comecam a entrar no olhos e machucam .

    grata/Magda

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu amei essas dicas!! Vocês estão de parabéns!!
    Ontem o meu bebezinho de 2 meses foi no veterinário e deram banho nele, eu pedi para não cortar, quando ele voltou quase morri do coração quando eu vi que ele estava sem os lindos pelinhos perto do nariz!! Apos ler esse artigo fiquei mais tranquila porque sei que ainda tem jeito.
    A minha dúvida é quanto tempo demora para crescer e parar de incomodar, como faz se irritar os olhinhos e se tem alguma escova especifica para pentear os pelinhos para baixo???
    Parabéns de novo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Patricia, não era indicado vc levar seu baby no vet com 2 meses, ainda mais numa area de banho e tosa, onde pode ter todo tipo de doença e parasitas, ele deve estar com 2 vacinas, e o indicado é ir depois dos 5 meses, onde estará com todas as vacinas. Com 2 meses vc mesmo pode dar banho nele, é mto fácil. Mas agora já foi.... bom qto ao bigode, as clinicas de banho e tosa não entendem que esses pelinhos perto dos olhos caem e não atrapalham mais e não nachucam como eles acham q machuca. Agora sim é que vai machucar pq o pêlo fica mais curto e mais duro... e demoooora pra crescer, entao até lá vc terá que sempre tentar escovar pra baixo pra n entrar no olho...e n tem o que fazer...só arrumar com a mão pra baixo..... o que eu escuto de reclamação de petshop, n tem nem noção, até processo dá isso...pq a pessoa fez uma coisa sem a sua autorização, e isso não se pode fazer. Obrigada!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu sempre vou dar banho nele em casa para evitar esse tipo de stress. E normalmente demora quanto tempo para crescer e parar de incomodar o olhinho??
      Aqueles pelinhos bem em cima do nariz que quando cresce prendemos para cima, no processo de crescimento também penteio para baixo??
      beijos

      Excluir
  22. Olá minha shih tzu está com nozinhos nos pêlos do fucinho, não sei como faço pra tirar, tento pentear mais fico com dó pois deve doer muito, ja tirei alguns na água morna com os dedos mas sempre voltamm, me ajudeeeeem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, é mas vc tem que tirar assim mesmo abrindo com os dedos, com calma, pq ele se incomodam um pouco, é o unic jeito é assim devagar, pega ela tira um pouco, depois pega ela denovo... e vai fazendo assim... esses nozinhos são terriveis

      Excluir
    2. Acho que o meu caso é pior, levei minha lhas para uma tosa do corpo e fui pega-la e ela estava parecendo um poodle, será que em 3 meses volta a ser como era?

      Excluir
  23. volta sim! pode demorar um pouco, mas volta....

    ResponderExcluir
  24. essa vanillinha lembra muito minha meg

    ResponderExcluir
  25. ei, achei seu texto em outro site!!! veja:
    http://www.canilpb.com/2011/01/barba-x-olhos-do-shih-tzu.html.

    ResponderExcluir
  26. Minha lhasa tem 10 meses e só agora tive coragem de levá-la ao petshop, demorei achar um que me deixasse acompanhar todo o banho, definitivamente não tenho coragem de deixar minha Lana sozinha no petshop, morro de medo deles cortarem o pelo dela e principalmente machucarem minha menininha. Tem tantos caso de maus tratos à animais em petshop que não confio em nenhum.

    ResponderExcluir
  27. é complicado, hoje em dia tá perigoso deixar lá, e pegar depois, a não ser que voce ja conheça, ou seja por indicação.... mas o melhor mesmo é em casa... assim vc fica livre de parasitas,e outras coisas.

    ResponderExcluir
  28. Pet shop.... Me da ate arrepio desse nome... Levei minha shitzu para um banho e toza higienica... Avisei um monte: Por favor nao cortem nada do rostinho dela ein... Por favorrr... A moca : Tudo bem.. Pode dexa... Tempos depois chega eu la.. Pra buscar minha bebe... Quase enfartei.. O rostinho todo picotado... Machucaram perto do olhinho dela quando passaram a maquininha.. Tava na carne viva... Sem contar que fizeram um monte de cortes na barriguinha dela.. Passaram a maquina de toza e rancaram ate a carne da cachorra.. Tava toda machucada.. Cheia de ferida.. Ela andava arrastando a bundinha no chao, deve ter machucado atras tambem...no meio da patinha dela tava tudo cortadinho da maquina.. Depois dessa prometi pta mim mesma.. PET SHOP NUNCA MAIS!!!! Dou banho soh em casa.. Quando tem que cortar algum pelinho da patinha eu mesmo corto.. Agora uma pergunta.. Como faco pra deixar mais branco os pelos que ficam em cima dos olhos? Parece que mancha com as lagrimas.. Fica meio marrom... Como faco pra deixar bem branquinho os pelos dos olhos e do bigode? Porque o shitzu tem tanta agonia de agua na cara ? Obrigada... Cassia...

    ResponderExcluir
  29. É verdade, Como eu tenho visto reclamação disso, parece mentira. De pedir, implorar pra não cortar, e eles vão lá e cortam tudo!!! já deu até processo isso! A Máquina que eles usam é a mesma para todos os cães, então sempre dá alergia, e alem da alergia tem o manuseio, querem fazer rapido e acabam machucando..... Bom, o que eu uso para clarear os bigodes é shampoo de coco da ecovet, e/ou tonalizante branco , que tem da petsociety, deve ter de outras marcas tb! Eles tem agonia pq o nariz é mto curto então pra eles é uma agonia só!

    ResponderExcluir
  30. Minha shih tzu tem 8 meses e o q me incomoda são as remelas que grudam no bigode e deixam um cheiro desagradável. Já tentei limpar todos os dias, mas mesmo assim fica um pouco de sujeira, só saem no banho mesmo. Tem alguma técnica prá higienizar melhor essa área? Eu limpo a minha bebê e 15 min depois ela está com os olhinhos cheios de remelas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, os olhos vc limpa com soro fisiológico e onde o bigode está escuro vc passa algodão com agua boricada, mas so nos pelos do bigode, não nos olhos. E tb a ração hills ajuda mto na lagrima.

      Excluir
  31. Adoro se blog, sempre que preciso saber algo, eu recorro a ele! então mandei dar banho e tosa higienica e deixei recomendado que era somente isso, qdo cheguei para buscar meu Kinder, eles alem de terem cortado bastante o p~elocortaram tbm, o pelo do focinho e o da franja,alegando que era a tosa feita para macho, fikei super indignada, eu queria mto o pêlo dele bem comprido!!, agora vou ter que esperar bastante viu...

    ResponderExcluir
  32. absurdo neh... eles n aprendem! acham q entendem de tudo...

    ResponderExcluir
  33. Carol, seu blog é maravilhoso! Parabéns por esclarecer e ajudar uma "mãe" de primeira viagem! Tenho uma dúvida: meu baby tem 4 meses e veio do canil que o comprei com a tosa higiênica..bem, depois de tantos relatos ruins não quero levar mais em pet shop não! Os shitzus precisam de tosa? Como fazer a higiênica em casa?

    ResponderExcluir
  34. vejam meu bebe atras da formiguinha http://www.youtube.com/watch?v=Yb2aW3vCIhg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk são todos uns xeretas né!!! aqui tb fazem isso!!! fofoooooo

      Excluir
  35. Gente, tô mega chateada... Deixei a Ninna no banho e Qd ela voltou tinham feito essa tosa... bem rente, acho até q rasparam...Me ajudem... O q faço agr??? Vai crescer de novo??? Demora qto tempo??? Tadinha, ela nem com carinha de shih tzu tá. .. Obg Gente Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai crescer sim, só que demora, e vai crescer meio duro e vc vai ter que tomar cuidado para não entrar nos olhinhos....

      Excluir
  36. ola, boa tarde!
    Sempre cortei o bigode da minha bebê, mas pretendo deixar crescer agora. É possivel conseguir um bigode bonito em um shi tzu adulto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro, é só deixar crescer, e ter paciência... escovando pra não deixar atrapalhar o olhinho... demora, mas cresce sim.

      Excluir

Mon Amour Megan