Dermatite Alérgica Ou Sarna?


É normal o cão ter coceiras esporádicas.
Contudo, se elas se tornarem freqüentes, com queda de pêlos e feridas pelo corpo, podem causar grandes inquietude, falta de apetite, perda de peso e infecção crônica de pele.

CAUSA MAIS FREQÜENTES

Dermatites alérgicas
> Por picada de pulgas:
Causa coceira intermitente com queda de pêlos. Ocorre mais na base da cauda, nas pernas e na barriga, mas em casos crônicos pode atingir outras partes do corpo, como o dorso.É tratada com anti-pulgas e,se a alergia for forte, com anti-alérgicos corticóides ou não esteróides.

> Por inalantes:
Conhecida como atopia, origina-se de poeira, ácaros, pólen, desinfetantes e outros produtos químicos aspirados pelo cão.A coceira aparece primeiro no abdômen e depois se espalha pelo corpo. Há também queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele.Evite o contato do cão com a substância que lhe causa alergia. Os sintomas são combatidos com anti-alérgico corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e, havendo feridas infectadas, anti-bióticos.

> Medicamentosa:
Aparece primeiro na barriga e se alastra por outras áreas, causando coceira, queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele. Evite o uso de medicamentos que já causaram alergias no cão. O tratamento consiste no uso de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, no caso de haver feridas infectadas.

> Alimentar:
Conhecida como dermatite genérico-alimentar, é causada pelo excesso ou falta de algum nutriente na alimentação, ou pela sensibilidade do cão a um de seus componentes. No primeiro caso, há coceira, perda de peso, queda acentuada dos pêlos, vômito e diarréia. Os tipos mais comuns dessa dermatite são causadas pela deficiência de zinco e pela falta de vitamina A. No outro caso, há coceiras intensa pelo corpo todo, queda generalizada dos pêlos e feridas por toda a pele. No tratamento combatem-se os sintomas através de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, se houver feridas infectadas.

Sarnas
>Sarcóptica:
Conhecida como escabiose canina, é causada pelo ácaro Sarcoptes Canis.O contágio acontece por contato com animal afetado ou com objeto utilizado por este.No início, há uma coceira muito intensa na cabeça, no abdômen e nas patas, que,de tão intensa, é capaz de levar à perda de peso. Pode evoluir para queda progressiva de pêlos por todo o corpo, vermelhidão na pele, com aparecimento de crostas e infecções, e posterior enegrecimento da pele. Deve-se tosar o cão para retirar uma das fontes de alimento do ácaro e inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.Utiliza-se também soluções parasiticidas à base de amitraz ou lindane e, nos casos mais graves, anti-bióticos e anti-alérgicos.O uso da ivermectina também é indicado, mas só deve ser feito por um veterinário, pois algumas raças, como Collies, Old English Sheepdogs e Pastores de Shetland, são muito sensíveis a esse medicamento, podendo até morrer se houver uma reação alérgica.

> Demodécica:
Conhecida como sarna negra ou demodicose, é causada pelo ácaro Demodex canis. Os primeiros sintomas são queda de pêlos na cabeça e nas extremidades do corpo. Quando está associada a uma infecção bacteriana, há uma coceira intensa.Acredita-se que o contágio acontece por contato direto durante os primeiros dias de vida. Os sintomas só costumam aparecer quando há baixa resistência ( no primeiro ano de vida ou em cães idosos). Se não for tratada, a queda de pêlos se generaliza e a pele fica enegrecida e com elevações. Aparecem crostas, úlceras, pus e há sangramento. É tratada com acaricidas à base de amitraz. Deve-se também usar anti-bióticos, por causa da infecção bacteriana secundária.

>Otodécica:
Chamada de otoacaríase, é causada pelo ácaro Octodectes cynos.Ela causa intensa coceira nas orelhas, podendo se estender para a cabeça e o pescoço.Há ainda o aparecimento de cerume enegrecido nas orelhas.Se não tratada surgem lesões próximo à região.O contágio se dá por contato direto. No tratamento, aplicam-se gotas otológicas de acaricidas à base de amitraz diluídas em óleo mineral. A ivermectina também é indicada, o que só deve ser feito por um veterinário. Dermatite seborréica secundária Normalmente acompanha dermatites que causam feridas infeccionadas. Provoca caspa, coceira e muita queda de pêlos. Raças como Beagle, Cocker Spaniel Inglês e Pastor Alemão têm tendências hereditária a desenvolver o problema. Deve-se descobrir a causa da dermatite e tratá-la, além de usar xampus medicamentos para pêlos secos ou oleosos. Existe um tipo de seborréia, chamada de idiopática, que apresenta os mesmos sintomas, mas cuja causa ainda é desconhecida. Causas menos freqüentes:

> Acme
Espécie de espinha que causa coceira e queda de pêlo. em geral, aparece sob o queixo. É tratada com cremes anti-alérgicos, anti-inflamatórios e anit-fúngicos.

> Piododermatite dos cães pastores:
É causada por vários tipos de bactérias e o Pastor Alemão é a raça mais atingida. Há coceira e queda de pêlo, além de lesões com pus e sangramentos. Trata-se com anti-alérgicos e anti-bióticos.

>Dermatite pelo uso de coleira anti-pulgas:
Surge quando o cão é alérgico à coleira anti-pulgas. Provoca coceira e vermelhidão ao redor do pescoço. Deve-se retirar a coleira e usar anti-alérgicos.

>Queiletielose:
Provocada pelo ácaro Cheyletiella blakei, causa coceira intensa no dorso e abdômen. Trata-se com acaricidas à base de amitraz e carbamatos.

> Rabujo:
O excesso de secreção das glândulas lubrificadoras do ânus faz o animal coçar-se, causando infecção local e até auto-mutilação. O tratamento é feito com anti-bióticos e, nos casos mais graves, com a retirada cirúrgica da glândula.

Matéria publicada na Revista Cães & Cia, nr: 272

143 Comentários:

  1. Nice blog & good artwork. You have beautifully maintained, you must try this website which really helps to increase your traffic. hope u have a wonderful day & awaiting for more new post. Keep Blogging!

    ResponderExcluir
  2. Ola. Gostaria de saber sua opinião sobre minha shih tzu. Ela tem 4 meses e tomou o primeiro banho no pet na segunda pq estava com unhas enormes e os pêlos na região anal também. Foi realizada a tosa higiênica e coincidentemente no mesmo dia começou a Lamber muito a região vaginal e arrastar o bumbum no chão. No dia seguinte ficou triste, chiramingando quando se lambia na região. Saí e quando retornei havia feito seu cocozinho e estava tudo grudado nos pêlos das pernas traseiras, sugerindo que arrastou o bumbum no chão quando fez o coco. Levei ao veterinário e ele percebeu que havia um pouco de pus na vagina e ao examinar o anus disse que a glandula anal estava inflamada. Foi realizada ultrassom e uma punção na bexiga para análise da urina. Deu negativo para cistete e para infecção urinaria. O veterinário disse que se trata d uma vaginite e receitou antibiótico inclusive para tratar a questão dá glandula anal. O que você acha que ocorreu? Já viu casos parecidos? Fiquei encucada pq foi imediatamente após a tosa higiênica. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    A glândula pode inflamar sim, acontece... Mas tb acho mta coincidência ser depois da tosa higiênica, mas o que eu acho que ocorreu, foi assim: a lâmina que eles usam em petshop, eles nao costumam esterelizar depois de utilizar, eles usam em muitos caes, entao imagina... irritou o anus, ela ficou roçando no chao...e inflamou. A Vagina eu não sei se pode ser da lâmina , mas até pode ser...mas eu não sei te dizer.....lâmina contamina se não for esterelizada....imagina, caes de todo tipo , com problemas de pele ....vai saber.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Carol. Vou tomar mais cuidado. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não sei se tem muito a ver, mais o meu cachorro está com uma pequena área da pele escura e com o pelo bem ralo. Isso pode ser alguma doença de pele ou sarna? Tem muito tempo que isso apareceu e o veterinário disse que ele se machucou, mais que eu saiba machucado sai com o tempo e nao cai o pelo desse jeito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser machucado sim. O machucado faz o cão perder todo o pêlo da área da ferida. Fica só na pele mesmo.... mas depois cresce......

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol, tenho uma poodle que foi ficar uns dias na ksa de minha sogra e como la tem gatos voltou com pulgas. Acabei com as pulgas porem ela ta com uma coceira de da dó. Já pulverizei ate remedio p sarna e nada. Os machucadinhos sao umas bolinhas bem pequenas e ela fica coçando. O que devo fazer? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? eu acho q ela pode ser alergica a pulgas, já q ela voltou de lá com elas, e vem coçando sem parar mesmo sem pulgas. Eu levaria no vet pra dar uma analisada nisso! :)

      Excluir
  8. Olá Carol...

    Estou um pouco preocupada,fiz uma viagem recente e deixei meu filhote em hotel para cachorros. Um amigo meu também deixa sempre os dele lá e nunca houve problema. Porém, percebi que meu filhote está com uma feridinha escura e avermelhada entre os dedos de uma pata e com umas três feridinhas iguais na região do bumbum. Não houve queda de pêlos e ele não está se coçando muito, menos ainda onde estão localizadas as feridas. Cheguei até a cheirar p ver se tinha mau cheiro, estão com um cheiro parecido com ferro. Fiquei um pouco assustada, como ontem (sábado) e hoje (domingo) a vet dele não atende, e foi ontem q descobri isso enquanto dava banho nele, não tive ainda como levá-lo ao vet. Se vc puder me ajudar e me dar alguma dica do que pode ser eu agradeceria.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles devem ter tosado as almofadinhas e a bundinha dele... como a lamina é usada em varios cães, e quase nunca esterelizam de um cão pra outro, fica essas feridinhas, ou pode ser que eles tenham machucado um pouco...

      Excluir
  9. oi minha cachorrinha shitizu tem 60 dias e ela esta com sarna sarcóptica provavelmente pegou do canil de onde ela estava .
    Estou tratando as duas regios efetadas com soluçao de tetmosol, e gostarria de saber se posso dar banho nela com o sabonete de tetmosol ? o pelo dela esta todo Amarelado devido ao medicamento , o que devo fazer para o pelo dela voltar a ficar branco ? posso dar banho nela com algum shampoo clareador ? me indique um por favor . me ajude !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q vc deveria primeiro tratar a sarna e depois recuperar o pelo.

      Excluir
  10. Oi, tenho um vira lata de 6 anos e sempre caiu pelo (o ano todo)Já comprei vitaminas, xampu , troquei a ração,anti pulgas ..., O pelo dele é bonito e sem falhas,além de que ele é muito saudavel só que o pelo dele não para de cair. será que ele tem algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... se ele for um cão de pelo curto, digo tipo um pastor, assim sem pêlos... é normal, pq eles perdem mto pelo!!! qto menos pelo tem mais cai. O shihtzu por ex não cai nada... e são peludos....

      Excluir
  11. Olá, parabéns pelo trabalho, esclarecendo as nossas dúvidas pra cuidar melhor desses nossos amigos!
    Acabei de adotar um filhote, já deve estar com uns 60 dias, e ele está praticamente recuperado da sarna comum. Eu estava dando banho diário nele com um sabonete veterinário, chamado MATACURA, que é um sarnicida. Mas sempre depois do banho ele fica com coceira, o que ele não tem durante o resto do dia. Devo suspender esses banhos e torná-los quinzenais? E eu posso dar banho nele com shampu normal (apenas por cheiro)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ele não tem mais sarna,não tem motivo pra continuar dando banho com esse sabonete. é normal se coçar um pouco depois do banho....vc pode dar banho nele toda semana com shampoo normal para caes.

      Excluir
  12. Olá,há umas 3 semanas,adotei uma cachorrinha vira lata com cerca de 2 meses,e quando eu a adotei ela tinha pulgas,dai começei a dar banho frequentemente 1 vez por semana,comprei um shampoo antipulgas e a partir dai ela começou a soltar umas casquinhas nos pelos,muito parecidas com caspa,e tbm na ultima vez que dei banho nela houve um pouco de queda de pelos durante o banho;Seria uma alergia ao shampoo antipulgas?
    Ahh,uma outra duvida tbm,depois do banho ela tem bastante sono,isso é normal?
    Se alguem puder me ajudar ficarei agradecida;

    ResponderExcluir
  13. Não, acho q não.... essa casquinha é outra coisa, tá parecendo seborréia... mas assim, essa cachorrinha tem pelos longos? ou curto? até sair um pouco de pelo no banho é normal...

    O banho é bem estressante para um cachorrinho, por mais que a gente de com bastante carinho... aqui dia de banho todos eles dormem...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem pelo curto sim,cerca de 1 a 1,5cm de altura;
      Valeu Carol pelas informações; Abraço pra ti;

      Excluir
  14. ola, tenho uma cadela com dois meses e já no início da semana vi uma ferida junto aos bigodes dela e agora a ferida esta maior por vezes deita sangue e tem uma espécie de bolha à volta. Estou a ficar preocupada pode me ajudar?Obrigada

    ResponderExcluir
  15. ela pode ter machucado, coçado e ficado uma ferida. Não sei... pode ser isso.

    ResponderExcluir
  16. ola tenho um filhote de 50 dias e apareceu 1 caroço no pescoço dele levei ao veteninario e ele me falou que era as glandolas da orelha que estava enflamada receitou amoxilina , mais depois de 4 dias usando o medicamento apareceu mais 2 caroços na garganta e esta com um monte de caroçinhos na boca no olho e nos ouvido o que pode ser ???? me ajude sera que continuo o medicamento?

    ResponderExcluir
  17. O negocio parece mais serio... pq os caroços estão se alastrando... acho melhor vc levar no veterinario e fazer um exame completo. corre pro vet. Amoxilina serve para todo tipo de infecção....mas eu não sei o que é isso....

    ResponderExcluir
  18. Olá, Tudo bem?? Parabéns pelo blog...É muito bem vindo p quem ama esses pequenos... Tenho uma cachorrinha, shih tzu com poodle de 2 anos... Há alguns meses ela lambe e coça muito as patinhas... chega a machucar...A pele tem uma cor escura e outras vezes avermelhada. A vet receitou um spray q ajudou muito... ela não deixou aplicar por muito tempo, mas mesmo assim resolveu... O antialérgico não tem quem faça ela tomar... Aee ela começou a coçar e lamber a região genital... Coça muito, choraminga, late (latido fino)... como se estivesse agoniada... ou com comichão... e a pele continua escura... Isso ocorre quase sempre uns 15 min após ela jantar... e dura de 15 a 20 min... depois ela se acalma... Primeiramente achei q podia estar entrando no cio (n é castrada)... mas ainda não é tempo... A vet pediu para ir substituindo os alimentos para testar... Pode ser alergia alimentar??? O que vc acha?? Se puder me dar uma dica... te agradeço muito... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Tudo bem!!
    Obrigada! :)

    acho que pode ser sim alergia alimentar...é a unica coisa q passou pela minha cabeça....

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho uma cachorrinha da raça yorkshaire de 2 anos levei ela ao pet shop para tosar e passaram dois dias percebi que ela esfregava o bumbum e a vagina no chão e hoje pela manhã que sua vagina esta vermelha com sinais de alergia e está coçando muito e nas semana retrasada ela cruzou com um cachorro da mesma espécie como saber se ela está esperando filhotes? E qual o tempo da gestação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alergia é da máquina de tosa ... Por isso ela esfrega no chão... Podes passar uma pomadinha pra assadadura. Se ela não lamber. Você faz um ultrasom daqui a 30 dias. A gestação varia de 54 a 63 dias .

      Excluir
  21. Boa noite, preciso de uma ajuda para minha cadelinha. Estou com ela há 2 dias e ela tem aproximadamente 45, 50 dias. Ela foi adotada de uma ong...já veio com a primeira vacina e vermifugada, mas ela está com diarréia desde o dia que está comigo, hoje de manhã notei uma melhora, mas agora a noite voltou a ficar bem aguado...e também está com umas casquinhas na pele, dei banho nela hoje e deu uma melhorada, mas não saiu tudo, num petshop me indicaram dar banho com protex na sexta-feira. a pele não está vermelha, não possui bolhas, nem falhas no pelo e ela não tem pulgas.
    Ela come bem e bebe bastante água, estou dando a ração dog chow de filhotes e não dou leite. notei que ainda tem vermes, mas bem pouco, recomendaram dar o vermifugo de 3 em 3 dias, então na terça ela vai tomar mais metade de um comprimido. Estou preocupada com ela, não tenho condições financeiras de levá-la a um veterinário e tenho medo que aconteça alguma coisa grave. o que posso fazer para ela e o que será que ela deve ter? me ajude!

    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  22. banho com protex não... vc compra um shampoo chamado clorexiderm. Diárreia pode ser varias coisa, ela pode ter comido demais, ou ter comido uma folha ( n sei se vive em jardim ) ou a ração não é mto boa pra ela... pode ter muita proteina...

    ResponderExcluir
  23. ola Carol preciso de ajuda tem cachorrinho é um poodle ele já tem 3 anos ta com uma semana que apareceu umas falhas no pelo que só aumenta,depois do banho ele começa uma coceira passa o dia todo lambendo a região afetada e fica com mal cheiro isso nunca tinha acontecido.se puder me ajude?me der uma diga te agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Olá, isso me parece algum tipo de sarna, ou fungos... mas para ter certeza só fazendo um teste de raspagem no veterinario.

    ResponderExcluir
  25. Preciso de ajuda...tenho uma labrador que quando mais nova foi diagnósticada com dap. Agora com tres anos ela usa coleira pra combater as pulgas. So q no momento ela ta se coçando muito mesmo. Nao esta com falha de pelo porem a barriga a vermelha e as vezes fica com umas bolinhas. Estou desesperada porque aqui é dificil encontrar veterinário. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é alergia a essa coleira, já ouvi mto sobre cães morrerem intoxicados com essa coleira devido a alergia que ela pode trazer.... pode ser o caso da sua.... eu suspenderia o uso

      Excluir
  26. Olá tenho uma filhote de labrador de 2 meses e 22 dias, ela está lambendo muito a vagina dela, fui ver tinha uma bolinha, de repente vi que ela fez xixi e tinha vestígios de sangue na vagina com a bolha aparentemente estourada, irei procurar um veterinário com urgência, mas o que pode ser, dermatite? alergia?

    ResponderExcluir
  27. OI TATY... Não faço idéia, mas qdo tem sangue, a gente corre pro vet.

    ResponderExcluir
  28. Não sei exatamente o que meu cachorro tem, ele está se coçando muito principalmente no rosto e nas patas, está com feridas de tanto se coçar e sua pele está vermelha. Levei ele no veterinário e o mesmo informou que se trata de sarna, ele passou um shampoo para peles sensíveis e um sabonete para sarna. Dei banho nele hoje, mas ele ainda está se coçando, será que é sarna mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como está os pêlos? estão caindo, com falha? pq assim as vezes eles se coçam tanto que fica uma ferida, pode ser por causa do calor, ou por alergia a alguma coisa...já aconteceu aqui de se coçar tanto que virou uma ferida, mas não era sarna nem nada. O que usa nesse caso, qdo a pele é sensivel é shampoo de clorixidine. O nome do shampoo é cloriderme. Pode usar todos os banhos, mas pra manutenção pode usar 1x por mes.

      Excluir
  29. Ola tenho um shitzu de 4 meses e a barriga dele esta cheio de bolinhas vermelhas, e o pescoço ele chegou ate tirar sangue de tanto coçar, o que posso passar? As vacinas estão em dia, comprei de um canil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma dermatite sim, pode ser fungos, ou seborréia. Sai casquinhas como caspa? ou é só vermelho. Isso não tem nada a ver com vacina, é um problema de pele. Voce deveria levar no vet pra dar uma olhada nisso, ele provavelmente vai te dar um shampoo pra usar.

      Excluir
  30. olá bom dia peço ajuda pois no momento não tenho condições de pagar um vet para meu amigo,ele começou com um machucadinho perto das unhas uma das unhas esta ate mais expostas que as outras parece que comeu a carne envolta da unha mais acima da pata tem uns vermelhidão mas não caiu os pelos, na orelha tem um machucadinho ele ta triste nem consegue latir direito chora quando balança a cabeça,me ajude

    ResponderExcluir
  31. Se ele tá nesse ponto, teria que levar ele sim ao veterinario... ele pode estar com otite ( ouvido ) e o machucado na pata, eu não sei o que é , ele pode ter machucado, e fica lambendo, pode infeccionar, tem o dermotrat que é um spray pra passar na pata, mas ele não pode lamber,e então teria que usar um colar elisabetano. E pra isso vc tem q levar, se for otite e não ser tratada pode ser feio demais, e pode precisar ate operar. A pata tb tem q cuidar. Muitas pessoas podem não ter condições de pagar, mas tudo é acertado, faça parcelado, mas faça alguma coisa... mesmo eu te falando de remédio, vc terá q comprar...então antes que aconteça algo pior que vc tenha mais gasto ainda, leva agora no vet.

    ResponderExcluir
  32. dia carol...tenho uma cocker de 4 anos que sempre apresentou problemas de pele. Vários tratamentos sem sucesso. Recente um veto receitou um antifungico porque ela está com sinais de fungos nas orelhas. há uns 4 dias ela passou a beber muita água e urinar mais que o normal...não tem outros sintomas fezes ok...comissão bem...só que continua a coceira e bebe água e urina demais. O que pode ser? o remédio que ela tomou foi cetaconazonol. obgada.

    ResponderExcluir
  33. Olha, beber muita agua , muito xixi principalmente de cor laranja ( uma cor mais escura que o normal ) é problema renal. Ou não sei se isso ocorre desse antifungico dar alguma reação...

    ResponderExcluir
  34. Oi Carol,
    Tenho uma poddle, mista, porte medio, ela esta com muita coceira na regiao vaginal, obervei umas manchas pretas, somente ali na regiao, nao para de coçar e chorar, mandei pro banho e tosa com aplicaçao de combate, mas nao adiantou. Ela fica direto no quintal, contato na terra.
    Qual medicaçao q vc me indica passar? pra parar a coceira? Pode ser fungo, bacteria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Eu não sei pode ser que seja uma alergia da grama, do quintal mesmo... a grama pode dar irritação... e as manchas são manchas mesmo? ou é sujeira? Eu não pode indicar nada, não sei o que pode ser....

    ResponderExcluir
  36. Oi, adotei uma vira lata quando ela tinha 4 meses e hoje faz 1 mes q esta comigo.. tem umas parte da barriga dela q esta sem pelo com umas falhas e de baixo do braco tem umas bolinhas vermelha juntinha.. oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  37. Oi, pode ser fungos, ou seborréia, mas tb pode ser uma sarna comum... era bom levar no vet pra ver... é o tipo de coisa q pode ser varias ... então eu não posso te falar com certeza o que é...

    ResponderExcluir
  38. ola minha lhasa de a luz a dois filhotes e deles nasceu com as dua patas trazeiras com machucadinho e agora esta com pe muito enchado eles estao com 20 dias eu nao sei que pode ser e hj começou a sagra porfavor mim ajude

    ResponderExcluir
  39. Isabel, eles devem ter machucado, a mae pode ter deitado em cima, ou mordido por alguma razão, tem cachorra que pode fazer isso... então eu te aconselho a chamar o veterinário urgente na sua casa, pq esses filhotes não podem sair de dentro de casa, e esses machucados podem infeccionar, ou já estão infeccionados, e nessa idade tudo é problema, é coisa séria. Chama o vet logo!!

    ResponderExcluir
  40. Oi eu comprei uma filhote de Shihtzu, ela tem 52 dias e estou com ela umas 2 semanas e meia, fui dar a primeira vacina nela e depois de uns 2 dias ela começou a dar tipo de uma feridinha no pescoço, assim quando eu abro o pelo para ver a região esta meia avermelhada e fica umas casquinhas pretas grudadas do pelinho dela como se tivesse saindo a casquina desse machucadinho, ela não coça e nem esta caindo pelo mais quando agente vai mexer ali no machucadinho tipo afastar os pelor para olha ela maio que não deixa, não sei se sente alguma dor ou algo assim, e agora no outro lado do pescoço ta saindo outra feridinha dessa, o que deve ser? sera que é alergia? ou ela mesmo que se machucou? se puderes me ajudar agradecerei muito. Obrigado !

    ResponderExcluir
  41. Olá Carol... tenho um shih tzu e ele de vez em quando late e chora como se tivesse agoniado, como se tivesse coçando ou doendo... já procurei procurei várias vezes pulgas e não achei e aparentemente ele está bem, não tem vermelhidões nem nada, mas ainda sim fico preocupada... não o levei no veterinário ainda, pq isso não é frequente, acontece de vez em quando... o que poderia ser?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas coça alguma coisa, é agonia com a orelha??

      Excluir
  42. Oi, gostei muito do blog. Minha cachorrinha tem 8 meses, foi resgatada da rua ainda quando era muito pequenina, acredito que ela nem tenha tido muito contato com a mãe. Ela possui pelo curto e sempre foi saudavel, mas a duas semanas se coça muito, tem vermelidão e queda de pelos nesta região. Levei ao veterinario e ele receitou antialergico (clemastina) , shampoo, e triptofano. Ela ta no 5º dos remedios, mas ainda não mostrou resultado. O que você acha que pode ser? Como de proceder agora? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se n resolveu até agora, voce deve voltar no veterinario, e dizer que não está surtindo efeito, pode ser que seja sarna, pode ser fungos.... mas queda de pêlo geralmente é sarna.

      Excluir
  43. olá tenho um basse de 1 ano, ele esta com o corpinho todo escuro e com falhas no pelo que também cai muito e ele se coça demais, pode ser a mesma alergia citada a cima? o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... eu acho q é sarna, o corpo todo escuro, e queda de pelos pode ser até sarna negra ( é a mais perigosa ). então na dúvida, eu levaria no vet.

      Excluir
  44. pode ser alergia da vacina, pode ter dado uma coceira por causa da vacina e ela coçou, já vi isso ocorrer...ou quem aplicou a vacina pode ter aplicado de mal jeito....

    ResponderExcluir
  45. Olá Carol comprei um filhote de shih tzu está com 70 dias, e ela esta com coceira é mais atrás da orelha e nas patas as vezes ela até resmunga coçando, o que pode ser Carol voce pode me ajudar indicando alguns shampoo ou sabonete dei banho nela com sabão de coco sabado passado mas ela já tinha essa coceira antes, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  46. ele tem alguma coisa na pele, umas casquinhas, e na orelha vc ve algo???

    ResponderExcluir
  47. Olá, minha cachorrinha esta com uma coceira na regiao genital dela, esta vermelha na pontinha e dos lados e tem umas manchinhas pretas tambem. Ela fica se coçando toda hora e chorando. Oque pode ser? Tenho que passar alguma pomada ou alguma outra coisa? Preciso urgentemente da ajuda de vcs. Fico no aguardo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser uma alergia mesmo, se ela tem acesso a grama pode ser ela. Como eu não sei o que pode ser, e se colocar uma pomada com certeza ela vai ficar lambendo, no caso não adiantaria... mas se ela está chorando de tanto coçar, eu levaria ela no veterinário.

      Excluir
  48. olá ,adorei as informações.eu tenho um cocker de onze anos ,ele sempre teve um problemin ha com a dermatite que eu sempre consegui controlar ,mas agora além do pele estar caindo muito a lele esta com umas caspas e fazendo uns machucadinhos bem pequenos ja levei ao veterinário ele passou um shampoo mas não resolveu me ajude por favor

    ResponderExcluir
  49. Que shampoo foi dado? Tem que dar tempo para o shampoo fazer efeito, não é na primeira e nem na segunda aplicação que vai resolver.... o shampoo que eu indicaria é o clorixiderm 4% , porém os pelos caindo muito, pode ser sarna.

    ResponderExcluir
  50. peguei uma cadelinha vira lata há pouco tempo, ela tem 3 meses e começou a cair seus pelos e ela sempre teve muita coceira mais a pele dele esta com casca e carocinhos,o vet disse que poderia ser alergia das picada de pulgas ou uma troca de pele mais caiu muito e esta co bastante falha ,e ela esfrega muita a bundinha no chão e esta até com feridinha mais não são muitas estou muito preocupada com ela será que pode ser sarna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser sarna sim, pode ser uma sarna comum... se ela tem manchas pretas pela pele, seria sarna negra, e essa é mais perigosa. Mas o veterinário, falou que "poderia" ser picadas de pulgas, troca de pele?? ( essa eu nunca ouvi ). Você deu vermifugo pra ela? O veterinário para descobrir se é sarna ele deve fazer um teste de raspagem, mas mesmo assim deveria saber o que é.... a resposta dele foi muito vaga, parece que não sabe o que é... apesar de que a sua cadelinha tem queda de pelo, e caroços.... falhas.... acho que voce deveria ir em outro vet e se for alergia a picada de pulga, deveria ter alguma pulga nela, e o veterinário saberia dizer.

      Excluir
  51. Bom dia...minha cachorrinha tem coceiras por todo o corpo, inclusive estamos na hora de dormir deixando ela com aquele suporte de cabeça onde ela não tem acesso para se coçar, ela se coça a ponto de deixar feridas, na pata, nas costas, na barriga. Levamos em alguns veterinários e já medicaram, indicaram shampoo, troca de ração e nada, parece ser uma coceira infernal, não podemos deixar ela sozinha 1 minuto que ela já começa a se coçar...o que pode ser?, conhece algum lugar sério que consiga diagnosticar corretamente o que é para tratamento?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michel, é não tem nd normal nessa coceira, eles até se coçam um pouco, as vezes por alergia do chão , da grama...etc... Eles podem ter alergia de várias coisas, tipo o que é usado para limpar o chão? perfume, pulga, inseto, alguma planta de comeu, senão for isso, é de dentro, dai pode ser uma sarna, fungos, seborréia.... qual o shampoo o vet receitou? Eu levaria em outro veterinário, pois não é possivel que ele não saiba o que é.... existe exames para ser feito, ele não indicou nenhum??? um exame de sangue? nada? raspagem? ( em casa de sarna ). Se com o shampoo não resolveu, se ele deu um para fungos e alergia da pele, é pq é outra coisa né! Mas dentre os fatores que eu coloquei ali em cima? produtos de limpeza, voces usam algo forte para o chão ou ele tem acesso a jardim??? pensa bem!!!

      Excluir
  52. Oii estou.com uma cadelinha pastor alemão de 55 dias e ela aparentemente parece bem, mas perdeu um pouco do apetite, ela come tudo mas demora mais agora. O problema que mais esta me preocupando é que ao redor da parte genital dela esta um pouco inflamado, um vermelhidão com uma crosta e perto dali tem um tipo de feridinha que tem uma crosta em cima um pouco amarelada e na barriga dela apareceu tipo um carocinho. Vou leva-lá logo ao veterinário mas o que pode ser? O comportamento dela esta normal, ela brinca, corre e descansa do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso leva no veterinario, qdo chega a esse ponto, de feridas e caroços, ela pode ter machucado, ou é alergia, não faço ideia....

      Excluir
  53. Olá carol, tenho 3 cachorros que apresentam coceira porém sem queda de pêlo, dois começaram a apresentar a pele mais escura, já fizemos teste para sarnas e deu negativo, a citologia também não apontou nada, já demos ivermectina e vermífugos, passamos frontline e eles continuam se coçando, nenhum deles tem pulgas ou carrapatos ja procuramos muito! Não acreditamos ser alergia pois seria pouco provável os 3 serem alergicos... você faz alguma ideia do que possa ser? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  54. Olá, se eles moram em casa, e tem grama, é bem provável que seja coceira da grama.. já que eles fizeram todos esses exames....eu iria dizer isso q vc falou, mas só me restou a grama..rsrsrs falo isso pq os meus se coçam qdo vão pra grama....

    ResponderExcluir
  55. oi; tenho uma shitzu e ela estava com diarreia ,levei ao vet e tratei ,portanto ha dois dias ela nao faz coco e parece doer o anus , nao sei se na hora que ele mediu a febre machucou ou oque aconteceu ,se pode ser vermes , ela nao arrasta o bumbum no chao ,oque pode ser?

    ResponderExcluir
  56. Achei hj esse blog , e vi varias perguntas legais,vc é veterinaria Carol????

    ResponderExcluir
  57. Carol tenha lhasa de 4 e meio meses, na quarta dei banho nela pois na quinta ia tomar a segunda dose da vacina da raiva, hoje no domingo percebi que ela está cheia de bolinhas com pus em volta do pescoço ela não esta cochando e nem está caindo pelo , não sei o que pode ser estou desesperada é meu primeiro cachorro vc tem uma idéia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2ª dose da vacina da raiva? é isso mesmo? Pode ser uma reação sim. Mas me confirma isso.

      Excluir
    2. OI Carol é isso mesmo segunda dose, pois eu dei aqui no posto de zoonoze de santos , o veterinário disse que não tinha problema mas qdo é a primeira vez que o cachorro toma eles dividem em duas doses, as bolinhas secaram e ficaram com casquinhas que também ja estão saindo !

      Excluir
  58. Oi Carol! Tudo bem? Estou há alguns dias com um shihtzu de 3 meses... Levei ele no vet que detectou uma otite no inicio. Hoje, porém, levei ele pra tosar e vi que ele ta com um carocinho no pescoço/queixo. Pode ser da otite? Estou preocupada... Já estou tratando a otite com Natalene. Vc acha que eu devo leva-lo ao vet de novo pra ver esse carocinho? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q não tem nd a ver com a otite... eu levaria sim.

      Excluir
  59. olá minha pinscher, passou por veterinário a um mês , pois estava vomitando , sem comer so ficava deitada , ela tomou vacas: penikil a.3 ml + mercepton 1 ml + ketofen 1% 0.5 ml + omeprazol e fenzol plus! deu uma revigorada, mas voltou a perder peso e gritar" com dor com sua barriguinha dura, dei apenas dipirona pra ela! agora o veterinário disse que ela pode estar com a doença do carrapato, isso procede?e o pior eu tbm estou a mais de 2 meses com problemas na pele, ja gastei uma fortuna com medicamentos e nada faz efeito saiu manchas vermelha no braço que coça e fica branca no meio! estou com medo de estar contaminada ! ah e eu tirei um carrapato do meu outro cachorro! e a pinscher dorme comigo ! pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou pensando nessa dor na barriga que ela tem. Será q ela não tem gastrite? pois eles deixam de comer , vomitam .... Ela fez um ultrasom??? As suas manchas é q eu não sei se é do outro cachorrinho, mas vc acha que tem a ver com os cães?

      Excluir
  60. pode ter machucado sim, verme não é. da uma colher de chá de azeite de oliva pra ela , vai ajudar a fazer...

    ResponderExcluir
  61. Olá, Boa Noite! minha cadelinha teve cria a 5 dias, depois disso apareceu nela uma descamação no queixo, tipo feridinhas e na barriguinha dela está com uns carocinhos vermelhos(ao redor da barriga e dos peitos) será que ela está com algum tipo de alergia ou sarna? detalhe: ela não coça o local. Não posso levar ela ao vet pq está dando mama. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chamaria um veterinario na sua casa, é assim que a gente faz qdo a cachorrinha está dando de mamar... não tem outro jeito....

      Excluir
  62. Oi tenho uma cachorra da raça labrador ela tem 10 meses e sempre tomu banho com shampoo Sanol que é proprio para cachorro ,mas de uns meses em diante ela começou a ter umas bolinhas na pele vermelhidão e muita coceira !
    gostaria de saber se voce pode me ajudar a encontra um sabonete ou shampoo que seja totalmente anti alergico pra ela . OBS:A veterinaria dela já me recomendou o sabonete Tiuran ,Ibapet e Granado ,mais nenhum desses adiantou
    Gostaria de saber tambem se eu poderia dar banho nela com sabão de coco ?obrigado

    ResponderExcluir
  63. Sanol não é muito bom não... um shampoo que voce pode usar, tipo 1 semana sim e outra não é o clorixiderm. Tipo, voce compra um outro shampoo para cães, o petsociety dá banho numa semana com ele, e depois na outra dá com o clorixiderm. É muito bom pra alergias, seborréias, e fungos. Só que agora no proximo banho dele, voce já usa o clorixiderm ok? Podes tentar com shampoo de coco, tem um da ecopet para cães mesmo, muito bom, eu uso aqui, acho que tb vai ajudar nas alergias dele. Sabão de coco não, pq sabão vai deixar a pele dele ainda mais ressecada.

    ResponderExcluir
  64. Carol adorei seu blog dei banho no meu filhote de 2 meses sou loka ne entao no outro dia q dei banho apareceu umas falhas no corpo dele com casquiha mais caiu cabelo perto da regiao do olho e na coxa o que faço me recomemde um remedio plis

    ResponderExcluir
  65. Olá meu nome é Ingrid tenho um Shihtzu de 41 dias. Ele come bem, bebe bem e muito brincalhão, mas está com uma descamação na orelha e diríamos que no queixo região do pescoço, parece coçar como uma caspa de humanos. Não é muito e nem está com machucado o local, pode ser sarna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela idade deve ser seborréia, fungos..... tem um shampoo muito bom, chamado clorixiderm. Ele vai tirar essas casquinhas.... como ele é muito novinho, vc só vai mesmo passar o shampoo onde tem as casquinhas, e no queixo tenha cuidado pra ele não lamber, vc pega um pouco do shampoo com uma escovinha de dente e passa onde tem as casquinhas tipo que escovando a intenção é tirar essas casquinhas... esfrega um pouco e deixa agir... vc pode fazer isso com ele deitado...depois vc pega um pano molhado e tira bem o shampoo, depois seca ele com secador... faz isso 3x na semana ( sem banho ok ). vc já vai ver melhora rapidinho.

      Excluir
  66. Não posso te prescrever um medicamento sem saber o que é ......... como que é isso? ele coça? é possivel que seja fungos, seborréia, ou até uma sarna.... eu levaria no veterinário para ter certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele coça normal, nada que chame muita atenção. Ele nunca tomou banho. E Não houve queda de pelo na região. Achei estranho

      Excluir
    2. Então é uma seborréia ...nada grave, com aquele shampoo que falei resolve... mas como eu expliquei acima.

      Excluir
  67. Ola Carol
    Preciso de mais uma orientação com meu cãozinho, pois estou ficando preocupada e alguns veterinários não sabem me passar o que esta havendo com ele. Tenho um lhada com 3 meses, logo quando o comprei no pet shop, verifiquei em casa que havia 3 carrapatos no pelo dele, desde então começou a aparecer feridinhas e ele se coçar muito, mas dei banhos em casa e vi que melhorou, mas agora ele esta com o corpo coberto de feridas, em todos os lugares, principalmente barriga e pescoço, e ele nem sequer consegue dormir de tanto se coçar. Ja mudei racão e nada. O que pode ser essas feridas?..Ele esta sofrendo muito pois se coça até fazer umas feridas enormes. Peço sua ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser dos carrapatos...voce tirou todos, e como matou? Ração não vai resolver, ele tem pulga tb? Tem um tipo de carrapato que passa uma doença, então era melhor voce levar para um exame.

      Excluir
  68. bom dia carol, onem comprei meu shih tzu, ele é be, pequeninho ta com 1 mes de vida, entao no pet shop deu o remedio de vermes mas, logo depois ele vomitou uma pasta amarelada e com uns pedacinhos de (arroz?) deu um antitoxico e dei leite.ele vomitou de novo e ficou com um tipo de gofo de nenem.. qnd foi hj pela manha ele nao quis comer e de novo fez coco so que desta vez ralinho e avermelhado o que faço?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite! eu tenho um Shihtzu ele tem 2 anos já fazem alguns dias que ele ñ para de esfregar o focinho ou o queixo no chão, ele esfrega com muita força e chega até a rangir os dentes, será que é algum tipo de alergia? será q devo ir ao veterinário para examiná-lo estou muito preocupadoe com medo de ser algo grave, desde já obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser , voce não consegue ver nada no focinho dele? pode ser coceira apenas, eu tenho uma que faz isso, mas é as vezes, e não é nada so coceira... mas o seu é o tempo todo, já é diferente, eu levaria pra ver se tem algo na pele dele...

      Excluir
  70. Te entregaram um filhote com 30 dias???? q absurdo!!! era arroz, ou eram vermes? Olha, acho melhor vc entrar em contato com quem vc comprou, pq me parece um filhote doente. Ele é muuuito novo pra ir pra um petshop ( é um lugar que contamina ). filhote só sai do canil com 70 dias no mínimo e 2 vacinas aplicadas, esse teu bebe nem tomou a primeira dose da vacina, ele está aberto a qualquer tipo de doença.....

    ResponderExcluir
  71. Oi Carol. Parabéns pelo blog, é muito esclarecedor! Estou preocupada com minha shih tzu de 2 anos. Há uma semana ela começou a apresentar umas feridas na barriga, muito semelhantes a espinhas, em um lugar isolado. Nos primeiros dias pensei que fosse mais uma alergia e passei dexametasona pomada. Como não melhorou e as "espinhas continuavam aparecendo", falei com a veterinária, que receitou Prediderm em comprimidos. O tratamento com o remédio está quase acabando, mas, assim como algumas feridas secaram, outras continuam a aparecer a cada dia e eu não vejo melhora. Ela não coça, não lambe e não morde o local, as feridas simplesmente aparecem. Lendo um artigo na internet, vi que pústulas (espinhas) na barriga podem ser um dos sintomas da sinomose. Ela tem todas as vacinas em dia, inclusive a importada, mas estou preocupada. Se você puder me ajudar, fico grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se fosse cinomose o veterinário já saberia... fizeram algum exame de sangue pra saber? Ela sempre fica com a barriga no chão ( piso )
      O veterinário precisa fazer um exame de sangue para descartar cinomose. Eu não sei o que pode ser...

      Excluir
  72. Oi Carol. Minha Lhasa sempre teve a pele clarinha. Ela tem 7 anos. Acontece que sempre moramos em apartamento e seus passios eram curtos e rápidos e há uns 20 dias mudamos para uma casa e ela passou a ficar quase o tempo todo no pátio, na grama, sol...coisas que antes ela tinha pouco acesso. Ela adora...até engordou um pouco. Porém hoje percebi que toda a pele do lombo dela, até o início do pescoço, está bem escura, quase como se tivesse ficado "bronzeada", só que num tom de cinza. A barriga, as patas e o rosto não. Será que levo ela ao veterinário??? To preocupada. Agradeço se vc puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu levaria ...tb não sei o que pode ser....

      Excluir
  73. Parabéns pelo blog! Estava com dúvidas sobre a coceira do meu Akita e esclareci bem aqui! Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Olá,Bom Dia!
    Estou muito preocupada com minha labradora,ela ta com mta coceira,no corpo inteiro,com mta queda de pelos,e alguns ferimentos,faz coco mole varias vezes por dia,e o xixi com odor forte...por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chegou a esse ponto, corre pro veterinário....

      Excluir
  75. bom dia! carol, meu shih tzu vai fazer 03 anos, com um ano e meio percebi que ele estava
    lambendo muito o rabo e o pelo muito grudado levei ao veterinário e percebeu que Bóris estava com uma ferida enorme e infeccionada! passou antibiótico e shampoo. depois de três dias ele não parava de se coçar e até hoje é assim não para de se coçar e sempre aparece essas feridas e fica sem pelo e a pele fica escura. o que posso fazer pelo meu filhote?

    ResponderExcluir
  76. Eu acho que ele tem algum tipo de dermatite.... só pode levar no veterinário e fazer exames pra saber que tipo de alergia, dermatite ele tem.

    ResponderExcluir
  77. Olá!Bom Dia!Por favor mim ajude!Peguei um filhote(cachorro) e ele estava com muito carrapato,sarnas e caspas na parte traseira do animal,EU comprei um sabonete Sarnatil e melhorou bastante mas não foi tão eficaz ,E gostaria de saber um sabonete ou shampoo que fosse eficaz!Obrigada,e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora, final do ano não estava por aqui! .... voce já deve ter resolvido o problema....

      Excluir
    2. Bom Dia! Não resolvi ainda mais comprei um shampoo chamado cetaconozol a caspa tá menos mas ele está perdendo muito pelos na area dos olhos e na traseira. a raça dele é vira-lata.

      Excluir
    3. Se está perdendo pêlo nessas areas é bem provável que seja sarna....

      Excluir
  78. oi comprei meu caozinho dia 13/12 ele chegou em minha casa e logo começou se coçar ai vi umas feridinhas na barriga dele falei com a moça do canil ela me trouxe um remedio chamado itraconazol dei pra ele por 10 dias as feridas sumiram mais ele continuava se coçando mais moderadamente ! ontem ele voltou se coçar muito mais nas orelhas e percebi que nas pontas das orelhas dele tem uma cascas e esta mais grosso e tbm enbaixo dos bracinhos tem umas feridinhas mais onde ele mais coça e as orelhas ele esta muito imcomodado com isso nao sei mais o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é seborréia, ele está com qto tempo? Eu daria um banho nele com Clorixiderm 1x por semana, mas não deixa entrar nos olhos, e boca. Esfrega bem, e se puder com um pente fino ir tirando as casquinhas, deixa agir um pouco e tira. Não lava com mais nada.

      Excluir
  79. olá , tenho uma cachorrinha ela é poodle , a pele dela era bem rosada e agora ta ficando escura ela tem carrapatos , ja fiz de tudo mas nunca acaba , todo final de semana ela usar remédio anticarrapaticidas. mas nao acabar oque eu faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se os carrapatos estão nesse nível, ou seja mais de um era melhor voce levar no veterinário para ele retirar e dar um medicamento, pois o carrapato ( se for o marrom ) ele transmite uma doença bem perigosa, e pelo fato tb da pele dela estar escura já é preocupante.

      Excluir
  80. ola Carol ,estou preoculpada com minha cachorra ela tem 12 anos e esta vomitando ,e esta saindo uns caroço avermelhado e depois estoura e começa a sair sangue e depois melhora ,o que pode ser esses caroço e se o vomito tem haver com isso ,levei no veterinario nem eles sabem ,fez exame de sangue o rins esta bem e o figado ,pode ser problema no panckreas?ela vomita branco parecendo clara de ovo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenir, Eu tb fiquei, esse tipo de problema já foge do q eu posso saber, pode ser até uma alergia alimentar, pode ser até gastrite.... é muito amplo. Como eles não sabem o que pode ser??? não fizeram exame de sangue? como ela já está com 12 anos, tb pode ser da idade, mas com certeza algo não vai bem, o que ela anda comendo??? ela come e vomita tudo?

      Excluir
  81. Carol, vc tem algum email onde posso enviar uma foto da minha cachorra? ela esta com um machucado onde começa o rabo....e ta vermelho e caindo os pelos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem os meus emails aqui: canilmonamourmegan@gmail.com

      Excluir
  82. Oi, tenho uma york de apenas 58 dias e está com uma coceira atrás da orelha e percebi que esta um pouquinha vermelha e com uma feridinha bem pequena tbm. E nos pelos tinha farelhinhos branco. Ela nunca tomou banho por ser filhote! o que pode ser?

    ResponderExcluir
  83. oi Carol,tenho uma shitzu com 82 dias hoje vi uma bolha de pus na barriga dela. Há uns 20 dias atras ela teve fungos levei ela no vet ele me receitou fazer o uso do shampoo Micodine. No momento o problema com fungos foi solucionado.Mas agora percebi essa bolha de pus só na barriguinha e so uma. Olha cuido dela mto bem,faço limpeza dos ouvidos e olhos a cada 3 dias. Lavo a cama dela toda vez q ela toma banho e qdo nao e dia de lavar a cama dela coloco no sol para retirar o acaro,ela come ração de 1 linha. A vacina e vermifugação estao em dias. O que pode ser? Ela estourou a bolha de pus! To preocupada obs Nao tem contato com outros bichos e so fica dentro de casa. Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que tamanho é essa bolha ( era ) eu acho q não era nada...se não compromete o bem estar dela, foi só uma bolha. E como ficou agora, já cicatrizou?

      Excluir
    2. Oi Carol sim ja cicatrizou acho que foi uma formiguinha daquelas bem pequenas que picou a barriguinha dela. Obrigada.

      Excluir
  84. carol minha shihtzu esta com muita coceira na area vagnal,ela fica arrastando no chao e s lanbendo,agora ela comecou a chorar todo tempo,o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada, tem algo errado. Um inseto pode ter mordido ela ali, e ela está coçando... e vai pro veterinário...

      Excluir
  85. Ela já deveria ter tomado banho, está com 58 dias... podia ter tomado com 50 dias, sem problemas. Dá um banho nela e ve se melhora.

    ResponderExcluir
  86. Olá bom dia eu ganhei um cachorro da raça chitzu e depois de um mês eu descobri que ele tem sarna negra ou sarna demodécica e estou fazendo tratamento com o meu veterinário a um mês com os seguintes remédios amipur 20ml diluir 4ml em 1 litro de agua e dar banho a cada 4 dias e deixar 10minutos todas as vezes que dar banho mectimax vermectina 12mg dar 3 mg todo dia durante 90 dias e xampu cloresten deixar 10 minutos todas as vezes que dar banho a cada 4 dias.
    Eu vi que melhoro mas ainda aparecem feridas e eu vi que o coro dele que era escuro so nas costas esta ficando no corpo todo escuro gostaria de saber se o tratamento que o veterinário indico e o certo ou se tenho que entra com outro medicamento obrigado e o cachorro tem 6 meses de vida se vocês pudessem responda obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmair,
      Infelizmente não vou poder te ajudar, sobre a sarna negra nunca tive aqui, então não sei muito bem como proceder, é uma sarna bem agressiva, e não sei os medicamentos indicados, fico te devendo essa.... Acho que vc deveria confiar no seu veterinário, realmente é uma doença dificil, ela vem e volta, depende da imunidade do seu cão... se está baixa ela vem... se está boa, ela some.

      Excluir
  87. Olá meu cachorro de 3 meses esta Despelando ao redor do olho e perto da boca ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva no veterinário, deve ser algum tipo de sarna....

      Excluir
  88. Olá Carol, estou preocupadissima. Começou a aparecer umas manchas escuras redondinhas do pêlo da minha cachorrinha, principalmente na parte traseira e no dorso. Ela tem se coçado, mas nao acho nada na pele e nem carrapatos, o que pode ser? Obrigada. Gabriela.

    ResponderExcluir
  89. Eu levaria no veterinário... pode ser várias coisas....esse é o problema....

    ResponderExcluir
  90. oi eu sou a dany, tenho um shih tzu de 3 anos e a 5 meses, ta sofrendo com crises de coceira terriveis, machucados na pele e queda de pelo, ele sacode a cabeça e lambe as patas sem parar, ja levei a dois veterinarios e quando medicado alivia os sintomas mas volta tudo de novo, noite passada eu não dormi de tanto que ele chorou ta com a orelha inchada na ponta e entre o espaço dos olhos uma ferida que sangra muito, o pescoço ta todo inchado a pele engrossou, ta vermelho e com feridas, uma das patas ta inchada e ambas estão irritadas de tanto ele lamber, troquei a ração tirei tapete cortina, não uso produtos de limpeza, nem amaciante nas roupas,nem pefume e nada resolve ele fez a tal raspagem e deu negativo e hoje foi par o vet fazer retirada da pele, eu espero em deus conseguir dessa vez descobrir o que ele tem pra fazer o tratamento certo, já gastei o que tinha e o que não tinha e to na luta pelo menos gostaria de ver ele bem.

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde Carol, tenho um cachorro da raça pincher com paulistinha. Ele tem 6 anos e faz uns dias que ele tem muita coceira no anos e no rabo. Ele se esfrega bastante no chao e fica se mordendo bastante tambem. Hoje tentei olhar e vi que o rabo estava bem vermelho com algumas pintas pretas (nao eram sujeiras). Fora isso o anus dele parece bem machucado tbm. O que eu devo fazer? Posso passar violeta ou alguma pomada? E tenho um outro filhote de shih tzu que tem 45 dias e ta na segunda vacina. Devo deixa-lo longe? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza algo ele tem... algum fungo ou alergia ...só não sei oq pode passar ali, até pq ele vai lamber né........ leva no veterinario que ele vai dar uma pomada específica, q ele possa lamber sem ter problemas,, ou tb usar o colar.... acho que não é uma doença contagiosa, não tem necessidade de separar...

      Excluir
  92. Oi Carol , estou preocupada com minha cachorrinha ela esta com um ferimento na parte traseira dela ,os pelos estão caido, tem umas manchas vermelhas na região,e o bumbum dela está um pouco inchado e no peito dela.
    O que eu faço...
    Me ajude..
    Janaina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva no veterinário, pode ser sarna, fungos... não tenho como ajudar dessa vez....

      Excluir
  93. Bom dia Carol, tenho uma cadelinha de mais ou menos dois anos e um cachorro com 8 anos e ele tem coceiras nas pontinhas das orelhas e a cachorrinha tb, o que posso fazer para curar? já usei um monte de medicamento e nada sara, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que pode ser, pode ser várias coisas, sarna, seborréia, fungos... quando sei o que é, ou imagino até dou uma ajuda mas infelizmente tem casos que eu não sei o que pode ser..... voce procurou um veternário?

      Excluir
  94. O meu filhote de pitbull tem dois meses e é branco, apareceu algumas feridas no rosto dele, ela começa com pus e logo se torna em ferida, era pouco mas agora tem bastante e em algumas partes do corpo, ele é super agitado se alimenta bem e esta com o peso ideal. Já fui no veterinário e ele me indicou o sabonete mas não melhora, doou banho duas vezes na semana e parece que esta piorando. Posso aumentar os banhos? Tem alguma vacina ou medicamento com um efeito mais rápido? O veterinário me alertou que é demorado o tratamento :l

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está piorando não está dando certo, vacina não existe , mas o veterinario falou o que é? ou o q ele acha que pode ser? pq parece ser uma dermatite mesmo, esse sabonete tem enxofre e clorixidine na composição?

      Excluir
  95. Boa tarde,preciso de ajuda eu to com um filhote de gato que tem apenas 25 dias,mais ele foi o ultimo da minhada a nascer e bem pequeno porém já abriu os olhos e tudo a mãe morreu eles estavam com 7 dias de nascido então eu adotei e estou alimentando eles.Mais agora apareceu nas patas trazeiras pegando um puco da barriga uma escama preta e está inflamado tipo descamando já levei ao veterinario ele só passou um sarnicida e fugicida topico,mais não to vendo efeito.E não passou nenhum antibiotico ou anti-histaminio. o que faço?

    ResponderExcluir
  96. Eu levaria em outro veterinário, parece uma sarna mesmo, mas se não resolveu, vc deve voltar no veterinario como retorno, ou procurar outro....

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan