Teste de DNA - Já é possível!


Até então, os testes de DNA ficaram conhecidos por serem utilizados em seres humanos para detectar características que comprovam paternidade e particularidades exclusivas de cada indivíduo, entre outras. Mas cães, gatos e passarinhos também já contam com esse avanço da medicina... Das células epiteliais do céu da boca de um cão ou de um gato, podem ser revelados segredos únicos e até então, indecifráveis. E não é feitiçaria ou adivinhação, é medicina veterinária mesmo.

O exame de DNA realizado em cães, pássaros e gatos revela informações importantes sobre os animais como sua procedência, pedigree, genética, uniformidade da linhagem e até mesmo o seu mapeamento genético individual. Ele é simples e rápido e os resultados, na maioria das vezes, concretos e precisos.
Não é porque dois gatos ou dois cães se parecem fisicamente que eles também são parecidos internamente, muito pelo contrário. As diferenças aparecem aos montes com a análise do código genético de cada um deles.
Esse código genético é uma seqüência única de informações que contém todas as características individuais do animal.

“Para fazer, por exemplo, o exame de DNA para comprovação de paternidade, nós recolhemos amostras de células da bochecha de cães e gatos do suposto pai, da suposta mãe e do animal que será analisado. Depois de verificarmos o código de cada um, fazemos um pareamento dos genes e confirmamos a procedência” - explica o médico veterinário Dr. Fábio Alexandre Alves, do CEPAV, laboratório animal que trabalha com os exames de DNA há quase dez anos.

O exame de DNA em animais é semelhante ao exame realizado em seres humanos, com algumas limitações apenas.
Sexagem De Aves O exame de DNA pode tanto ser utilizado para comprovação de paternidade quanto para isolar genes que provocam algumas doenças, principalmente anomalias que envolvem a visão e a coagulação do sangue.

“Fazendo o exame, nós podemos isolar esses genes e futuramente, produzir animais livres de tais anomalias transmitidas geneticamente”- diz Alves. “Algumas doenças são características de algumas raças e, portanto, através do exame, podemos excluir o gene causador”.
O maior número de clientes do CEPAV são cães em busca de comprovação de paternidade, mas lá também são feitos os exames de DNA em gatos, cavalos, bois, avestruzes e de pássaros, para determinar o sexo dos animais. “O único modo de saber qual é o sexo de aves é através da sexagem, que só pode ser feita através do exame de DNA. Não acredite em pessoas que dizem saber o sexo das aves só por olhar, pois elas não apresentam diferenças fenotípicas (diferenças externas)”- diz o criador de aves Luiz Gattaz Maluf.

Sem Traumas A realização do exame de DNA em cães, gatos, cavalos e bois não é nem um pouco estressante para o animal. Em cães e gatos, o procedimento é simples e bastam 20 segundos para ser concluído. Com uma escova especial denominada “Swab”, recolhe-se algumas células da mucosa da bochecha e as amostras são enviadas para análise. Em cavalos e bois, o exame pode ser feito a partir de tufos de pêlos da crina e do rabo. Somente os pássaros precisam passar pela coleta de sangue para que seja feita a determinação dos sexos.

Atualmente, os laboratórios já se utilizam se tecnologias próprias para analisar amostras enviadas por proprietários pelo correio. Então, se você quiser saber, sem sombra de dúvida, se o seu bichinho é realmente descendente de algum ‘pet-nobre’ ou quais são as características ancestrais dele, é só entrar em contato com um desses laboratórios e enviar o material corretamente.


Os animais que se submetem ao exame de DNA recebem um “Certificado de Análise por DNA” que, certamente, está protegido contra falsificações. “O exame está sendo bastante procurado não somente por criadores particulares quanto por entidades e proprietários de canis, pois assim eles também podem assegurar a reputação de seus serviços e a qualidade da procedência dos cães que comercializam” - completa Dr. Fábio.


Ao Pé da Letra

DNA significa ácido Desoxirribunucléico e é a identidade genética permanente, ou seja, é o mapa dos organismos vivos, que determina todo o traço genético do ser. Com exceção de irmãos gêmeos idênticos, cada indivíduo possui um DNA próprio e, entre parentes, existem apenas algumas semelhanças. Tais semelhanças é que são comparadas durante o exame.

O que é impossível detectar através do exame de DNA?
Definir a raça dos animais Prever o comportamento social Diagnosticar a Displasia Coxo femural nos cães de grande porte Determinar a data de nascimento do animal Resultados imediatos

O que é possível detectar através do exame de DNA?
Garantir a integridade do registro genealógico (paternidade comprovada) Verificar e garantir a paternidade em casos de inseminação artificial Classificar e assegurar a qualidade de bons criadores Avanços na criação animal Estabelecer identidade genética permanente à prova de falsificações.

Futuramente, será possível:
Detectar doenças genéticas

Selecionar características genéticas positivas

Selecionar características genéticas de interesse

Animais melhores e mais saudáveis.

Fonte: anuário cães

0 Comentários:

Postar um comentário

Mon Amour Megan