Cinomose Canina

Estou fazendo esse post para falar o quão é importante a vacinação nos cães , e manter os cães longe de passeios na rua e petshops antes dos 3 meses. ( ou seja antes das 3 doses da vacina ).
É uma doença muito séria, pode matar em alguns dias.

Cinomose

Enfermidade infecto contagiosa, que afeta só os cães entre os animais domésticos. Causada por um vírus , sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido; muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em jovens,mas animais idosos também podem se contaminar se não vacinados.

Se infectam (contaminam) por contato direto ou pelas vias respiratórias, pelo ar contaminado. Essa transmissão é por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira) é a principal fonte de infecção. O animal doente espirra e contamina o ambiente e os animais que estejam perto. Inclusive, se tiver um ser humano por perto, o vírus pode ser carregado até um animal sadio por ele.
O animal pode se contaminar pela via respiratória ou por via digestiva, por contato direto ou fômites ( pode ser um objeto ou um ser humano, por exemplo, que carregam o vírus na roupa, nos sapatos) , água e alimentos contaminados por secreções de cães doentes.

Virus da Cinomose

Após o animal ser infectado, ocorre o período de incubação do vírus (digamos que seja o período que ocorre entre o vírus entrar no corpo e o corpo começar a manifestar os sintomas da doença) por 3 a 6 dias , ou até 15 dias, e depois disso a temperatura pode chegar a 41§C, haver perda de apetite, corrimento ocular e nasal . Este estado dura mais ou menos 1 a 2 dias. Depois se segue um período de 2 a 3 dias, as vezes meses, em que parece que tudo volta ao normal. Depois disso pode ser que apareçam os sinais e sintomas típicos da cinomose.
Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles.
O animal pode morrer tendo desenvolvido só uma das fases da doença ou sobreviver desenvolvendo todas, podem desenvolver cada tipo de sintoma aos poucos ou todos juntos.
Normalmente os primeiros sintomas da 2§ fase são febre , falta de apetite, vômitos, diarréia, dificuldade para respirar. Depois conjuntivite com secreção , corrimento nasal, com crostas no focinho, e pneumonia. Pode se seguir por 1 a 2 semanas e daí aparecerem os sintomas nervosos, tiques nervosos, depois sintomas de lesões no cérebro e medula espinhal. Em uns, por inflamação no cérebro, os animais ficam agressivos, não conseguem as vezes reconhecer seu dono, ou em outros, ocorre paralisia dos músculos da face em que o animal não consegue abrir a boca nem para tomar água, apatia profunda; por lesões no cérebro e na medula espinhal, andar cambaleante, paralisia no quarto posterior ('descadeirado'). Dificilmente os sintomas são estacionários (vão piorando sempre, de maneira lenta ou rápida).
É de difícil tratamento, dependendo quase exclusivamente do cão sua sobrevivência ou não. Digo quase exclusivamente, porque o veterinário pode ajudar eliminando coisas que podem atrapalhar sua "guerra" com a doença, como as infecções que ele pode ter por fraqueza, aconselhar a alimentação correta, receitar medicamentos que ajudem a combater as inflamações no cérebro, receitar uma medicação que tente aumentar sua resistência, etc.
Sua evolução é imprevisível, ou seja, quando o cão adoece, não há como saber se ele vai se salvar ou não, ou se a morte vai ser rápida ou lenta.
A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente.

12 Comentários:

  1. Nossa, que doença assustadora! Se eu não já estava completemente no lado das vacinas, ficaria por causa desta doença.

    ResponderExcluir
  2. realmente essa doença é desgraçada! pega pelo ar, mto facil a contaminação, basta estar no mesmo ambiente...terrivel!

    ResponderExcluir
  3. tenho um shith tsu de 2 mêses, ele não sai de casa ainda pq não tomou todas as vacinas, ele pode pegar essa doença vivendo sem poder sair? tenho pena se ele pegar...

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriela, sem sair de casa não tem como pegar, a não ser que ele tenha contato com algum cão que foi na sua casa, que tenha a doença.... tb não posso te dizer q se ele sair na rua no seu colo ele vai pegar, mas PODE acontecer se estiver algum cão com a doença. O que eu n aconselho é deixar ele sem vacina em um gramado, parque, onde há mtos caes.

    ResponderExcluir
  5. comprei um shih tzu de 3 mese ele esta a 2 semanas na minha casa e esta sem apetite e com convulsao que pode ser alguem pode me orientar.
    obrigada jaqueline

    ResponderExcluir
  6. ahhh corre pro veterinario, tá com jeito de cinomose.

    ResponderExcluir
  7. tenho um shitzu que comprei e acho que ja tinha essa doença... levei em varios veterinarios mas uma diagnosticou o que ele tinha depois do tratamento ele se curou !!! faz poucas semanas que ele melhorou estamos muito felizes pois e o melhor cao que eu ja tive !!! foi graças a veterinaria e a deus que ele se curou !!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom!!!! CInomose é uma doença super séria! fico feliz por vocês!!!!

    ResponderExcluir
  9. oi meu shitz pegou essa doenca vou fazer de tudo para ele sobreviver hoje falei com a veterinaria ela falou q a doenca ta avancada ele vai fazer um.tratamento con aculputura e tomar vacina. vc pode mim passar mais alguma coisa nao quero peder ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,A cinomose é uma doeça muito grave, eu não tenho como te ajudar, voce tem que fazer tudo o que é possivel para curar o seu shihtzu... tratamentos, pq é uma doença muito triste....
      Estou torcendo para que o seu shih saia dessa!

      Excluir
  10. A alguns anos atrás adotei uma cadelinHA de rua...ela contraiu essa doença, fiz o que pude,gastei o que não tinha porém nao consegui salva-la o centro de zoonozes chegou a ir a minha casa querendo leva-la para sacrificar porém não consegui ela sempre teve um olhar pra mim como se tivesse depositado em mim sua confiança nao poderia ser eu a pessoa que ia tirar sua vida...fiqueji ao lado dela é terrivel essa doença ela a cada dia se definhava mais porem sua alegria quando eu chegqva em casa era sempre e mesma...ela quando me via na porta vinha se arrasta ndo pra mim pega la q cada dia elq piorava mais sempre com o mesmo olhar um dia deus levou minha pandora descansou

    ResponderExcluir
  11. é uma doença muito triste, eles sofrem muito!!!

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan