Shih Tzu Certo X Errado (Com Fotos)

Ano após ano, aumenta o número de pessoas que escolhem o Shih Tzu como cão de estimação.
Popularizando-se no Brasil desde o início dos anos 90, foi no final daquela década e no decorrer da atual que a raça passou a alavancar admiradores de forma mais significativa. Em 2002, tornou-se o 10º cão do País em quantidade de filhotes nascidos e registrados. Em 2003, saltou para a 6º posição. Em 2004, para a 3º. Em 2005, última data com dados disponíveis, já ocupava a 2º, permanecendo abaixo apenas do Yorkshire. Contabilizou 7.844 exemplares, acumulando 8% dos cães de raça que nasceram e receberam pedigree naquele ano.


Você já sabe que o que tamanho representa: mais acasalamentos mal planejados sendo promovidos e, conseqüentemente, mais exemplares atípicos no mercado. A verdade é que nunca foi tão difícil adquirir um Shih Tzu de qualidade no Brasil. “O nível da criação vem caindo muito nos últimos anos”, afirma o criador Eduardo Teixeira, do Rio de Janeiro.
Por isso, se você está em busca de um cão típico, que se enquadre no padrão da raça de forma satisfatória, acompanhe o Certo x Errado do Shih tzu em idade de compra e aprenda a identificar suas características corretas e seus desvios mais comuns. E lembre-se: dê preferência a criadores de destaque que se mostrem comprometidos com o aprimoramento racial.

CERTO X ERRADO
APARÊNCIA GERAL
CERTO
Aparência Retangular



O Shih Tzu é pequeno, mas robusto. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Seu formato corporal é ligeiramente retangular. O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas menciona que a medida da cernelha até a raiz da cauda supera a altura da cernelha, mas não especifica o quanto. A criação, porém, considera ideal que seja em torno de 10%.

ERRADO

Formato Quadrado


O comprimento do tronco apresenta praticamente a mesma medida da altura na cernelha. O cão parece pernalta. Também é desvio o cão excessivamente retangular, cujo comprimento do tronco supera a altura em 20% ou mais. Nesse caso, o exemplar parece ter pernas curtas demais.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus país.
Como tratar: não há tratamento.

CABEÇA

CERTO

Cabeça Larga e Redonda




A cabeça do Shih Tzu é larga e redonda. O topo do crânio é abobadado assim como a testa quando vista de perfil. O stop (ângulo de encontro entre focinho e testa) é marcado. O focinho é largo, quadrado, curto (para o adulto estabelece-se a medida de aproximada, do nariz ao stop, de 2,5 cm) e com linha superior reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Ou seja, levemente virada para cima.

ERRADO
Cabeça Leve


A cabeça é menor e mais estreita que o ideal.

ERRADO
Cabeça Plana


O topo da cabeça e a testa, em vez de abobadados, são planos. É a chamada cabeça “flat”.

ERRADO
Focinho Comprido


O focinho é comprido demais. Também são desvios focinho exageradamente curto (pode gerar problemas respiratórios e de mordedura), linha superior do focinho arqueada ou muito virada para cima e stop pouco marcado.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

LINHA SUPERIOR
CERTO
Linha Superior Paralela ao Solo


A linha superior do Shih Tzu é reta e paralela ao solo. Cauda e pelagem geralmente escondem a região, o que dificulta a análise visual. O ideal é avaliar o cão pelo toque.



ERRADO
Linha Superior Carpeada


A linha superior tem um arco para cima. O desvio é chamado de linha superior arqueada ou carpeada. Também é desvio a linha superior selada. Isso é, com um arco para baixo.
Qual a causa: no filhote de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação inadequada e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais (fêmeas matrizes, não raro, apresentam linha superior selada não de origem genética, mas sim, devido às gestações), com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO
Linha Superior Ascendente


A linha superior ascendente da cernelha em direção à garupa. Também é desvio a linha superior descendente. Ou seja, inclinada para baixo da cernelha em direção à garupa.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

MORDEDURA

CERTO

Mordedura Prognata ou em Torquês

A mordedura do Shih Tzu pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, como na foto, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI não estabeleça o grau desse prognatismo, a criação considera ideal quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo cinco milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.

ERRADO

Mordedura Excessivamente Prognata


Os incisivos superiores se fecham muito á frente dos superiores. Em decorrência disso, o cão, mesmo com a boca fechada, mantém expostos os dentes e as vezes até a língua.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais
Como tratar: em certos casos, aparelhos ortodônticos podem amenizar ou mesmo eliminar o desvio. Para exemplares de exposição ou usados na procriação, o recurso é considerado antiético.

NARIZ
CERTO
Nariz escuro


O nariz (trufa) é preto ou, nos Shih Tzus de pelagem cor de fígado ou manchada de fígado, marrom. Alguns filhotes já nascem com o nariz pigmentado. Em outros, a pigmentação se completa nas primeiras semanas ou no máximo até os 3 ou 4 meses de vida. De qualquer forma, aos 60 dias de idade, a pigmentação já deve ocupar pelo menos 80% do nariz.

ERRADO
Nariz Pigmentado


Considerando-se filhotes de 60 dias em diante, o nariz apresenta áreas de despigmentação (rosadas) superiores a 20%.
Qual a causa: herança genética, embora a falta de exposição ao sol possa ter influência.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais e com banho de sol leve e regular.
Como tratar: em certos casos, exposição regular ao sol pode amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.

OLHOS
CERTO
Olhos Grandes e Redondos


Os olhos são grandes, redondos, inseridos frontalmente e bem separados um do outro. Não devem ser excessivamente proeminentes e, vendo-se o cão de frente, o branco dos olhos (esclerótica) não pode ser visível. Os olhos são escuros, mas, em exemplares de pelagem fígado ou manchada de fígado, podem ser mais claros. Isso é, acompanhando o tom da pelagem.

ERRADO

Olhos Amendoados

Os olhos são amendoados e inseridos obliquamente (de forma mais lateral em vez de frontal).

ERRADO
Olhos muito Proeminentes


Os olhos são excessivamente saltados. Geralmente, essa característica está associada a outro desvio: a esclerótica visível quando o cão nos olha de frente.
Qual a causa: herança genética
Como prevenir: com a boa escolha do filhote de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

ORELHAS

CERTO

Com Inserção Relativamente Baixa


As orelhas são grandes, pendentes e inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio.

ERRADO

Orelhas Com Inserção Alta


As orelhas são inseridas no topo do crânio. O desvio é chamado de “orelhas de coelho”.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.

PERNAS POSTERIORES
CERTO
Pernas Posteriores Paralelas


As pernas posteriores são curtas, retas, paralelas entre si, musculosas e com boa ossatura. Embora o padrão não especifique, deve ser moderadamente anguladas. Isto é, vendo-as de perfil, a articulação do joelho e a do calcanhar deve ser nítida, mas não muito acentuadas.

ERRADO

Jarretes de Vaca


Os jarretes (calcanhares) convergem, e os pés se voltam para os lados.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, excesso de pêlo entre os dedos, unhas compridas e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercícios leves regulares, com manutenção do cão em piso escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos aparadas.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio aparando suas unhas e a pelagem entre os dedos e oferecendo dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ERRADO
Posteriores Fracos



As pernas posteriores são menos musculosas que o ideal e, por isso, também ficam próximas demais uma da outra.
Qual a causa: em filhotes de até 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercícios leves regulares.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio oferecendo dieta exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.

ANTEPEITO
CERTO
Antepeito bem Desenvolvido


O antepeito é amplo o bastante para manter as perna dianteiras devidamente afastadas.

ERRADO

Antepeito Estreito


O antepeito é pouco desenvolvido, tornando as pernas dianteiras próximas demais uma da outra.
Qual a causa: no filhote de 4 meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente e falta de exercício também possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade e com exercício leve regular.
Como tratar: pode-se amenizar o desvio com dieta e exercícios. Para isso, busque auxílio veterinário.

PÉS
CERTO
Pés Redondos


Os pés dianteiros e traseiros são redondos e têm dedos arqueados e rentes uns aos outros.

ERRADO

Pés Espalmados


Os pés apresentam dedos espaçados e não arqueados. Na foto, exemplar tosado para mostrar adequadamente o desvio.
Qual a causa: em filhotes de até quatro meses, geralmente herança genética, embora alimentação deficiente, piso escorregadio, unhas compridas, pelagem entre os dedos não aparada e/ou falta de exercício possam desencadear o desvio.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais, com alimentação balanceada de boa qualidade, com exercício leve regular, com manutenção do cão em piso não escorregadio e com unhas e pelagem entre os dedos e proporcionando dieta e exercícios específicos. Para isso, busque auxílio veterinário.


CAUDA
CERTO
Cauda em Alça

A cauda é inserida alta e portada em forma de alça de xícara. Ou seja, faz um arco em direção às costas e sua ponta encosta nelas. A altura da cauda é aproximadamente a mesma do topo do crânio.

ERRADO
Cauda Ereta


A cauda é portada verticalmente, sem que a ponta encoste nas costas. É a chamada “cauda em bandeira”.


ERRADO
Cauda Deitada


A cauda é totalmente deitada sobre as costas.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar: não há tratamento.


Nota da redação: 1) Para efeitos ilustrativos, alguns dos itens apontados como errados foram simulados nos cães fotografados durante a produção ou por manipulação de imagem. 2) Em alguns itens, na falta de filhotes de até 4 meses de idade que os retratassem adequadamente, optamos por utilizar exemplares mais velhos a fim de não suprimir a informação. 3) Para melhor ilustrar certos itens, alguns cães foram toados ou penteados de forma a realçar os contornos corporais. 4) Não é possível garantir que as características físicas do filhote não sejam modificadas no decorrer do seu desenvolvimento, seja para melhor ou para pior.


Fonte: Revista Cães & Cia

73 Comentários:

  1. Hoje mesmo vi essa matéria no clube do Shih Tzu, eu acho que hoje em dia esta totalmente disseminado a cria de Shih Tzu,tantas pessoas vendendo fica dificil o mais expert do expert não ser enganado, já que pedigree é apenas um registro sem conferencia da cria de fato. Acredito que a única coisa que pesa quando se descobre enganado é a perca de dinheiro, e a decepção.Já vi muitas pessoas dispensarem nas ruas poodles por não ser o que queriam, disturbio de comportamento e tamanho exagerado. EU já fui enganada com poodle, por isso optei por SHih Tzu, escolhi bem e acho q se amanhã eu descobri que não é 100% puro, que se dane. Acho que o amor ao animal deve estar acima de qualquer "capricho"...

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo! Porém essa matéria é para esclarecer as pessoas que querem ter um cão puro e não serem enganadas. Pq como vc disse, tá dificil conseguir achar cães que sejam puro mesmo , pois as pessoas pagam por isso pq querem e acabam sendo enganadas.Poodle mesmo tá muito dificil encontrar puro, eu só conheço um canil que cria poodle puro e de qualidade garantida.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma cachorrinha, a Jhuly, comprei ela com 45 dias na raça lhasa apso, mas lendo essa reportagem sobre o que é certo e errado do Shih Tzu, me parece que ela tem muito haver com essa raça, como os olhos, a pelagen, pernas traseiras, patas e focinho. Como posso diferenciar as duas raças.

    ResponderExcluir
  4. Além do aspecto visual do cão vc deve avaliar o temperamento dele, se é calmo, alegre, brincalhão, late pouco.... pq assim é o shihtzu.... o Lhasa já é mais agitado, ciumento , late bem mais, é por vezes agressivo com desconhecidos e crianças....

    O que acontece é que tem mto "criador" que vende shihtzuxlhasa entende? e vende como se fosse shihtzu puro ou lhasa puro...e qdo cresce, começa a aparecer mais, tanto na aparencia como no comportamento.... é complicado, mas vc vai juntando os dois, os aspecto visua dele com o temperamento e ai vc define com qual mais ele se parece.... se comprou sem pedigree a chance de ser mestiço é bem grande. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Caramba tem muito falso shih tzu...tenho quase certeza deque o meu é uma mistura de shih tzu e lhasa, mas apenas pelo focinho que mede 2 dedos, pq nos resto tem todas as características do shihtzu.

    Ja vi varios shih tzus q eu pensava serem puros, mas dps de ver essas fotos....acho que nunca vi um shih tzu puro.....vou mandar a foto do meu cão pra vc ver e me dizer oq acha.

    ResponderExcluir
  6. Minha opnião é que acima de tudo o que vale é o AMOR! Se não são puros de raça, com certeza são puros de coração.
    Tenho uma linda Shih Tzu (Lua) não fico avaliando se ela é pura ou não, pra mim ela é ma-ra-vi-lho-sa-men-te lin-da e per-fei-ta!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tb concordo!
    Este é um post sobre o padrão oficial da raça, e muitas pessoas me perguntam se é ou não é shihtzu, se é puro ou não, isso depende de cada pessoa. Não existe o shihtzu perfeito, isso é uma aproximação do que deveria ser o perfeito, o puro.
    Nós criamos aprimorando a raça, ao contrário de outros canis que apenas vendem , q não tem amor pelos cães, que só querem comércio, usam o cão até o final da vida procriando, não dando intervalo entre os cios, e depois ainda se desfaz do cão. Aqui é diferente, nós temos um objetico que é aperfeiçoar a raça cada vez mais, antes que o shihtzu vire uma raça que fique igual ao poodle que vc não encontra mais puro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. achomuito importante preservar o padrão da raça , tenhouma shihtzu e por ter olhos tão saltados sofre demais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os que acreditam que devem ser preservados as raças, tem que aceitar os criadores que os vedem... pois apesar de alguns nao serem de confiança, basta procurar quem valorize o trabalho... pois se os criadores nao existisem, as "raças" ja nao teriam nenhum traço das raças que as deu origem...

      Excluir
  9. Quero parabenizar pela iniciativa de postar o padrão correto da raça. Mas concordo com o comentario da Taty, o AMOR é o mais importante. Na busca pelo filhote perfeito, muitas vezes deixam de lado a questao da afinidade, a quimica entre a pessoa q esta comprando e o filhote, e isso não tem preço.
    NEm de longe apoio os criadores que fazem os cruzamentos errados visando apenas lucro, mas perfeição em todos os aspectos é dificil.
    Parabens mais uma vez as pessoas que levaram em consideração o AMOR.
    Sou criadora tbm, faço uma criteriosa escolha no momento da cruza, mas perfeição é o AMOR q temos por esses aumiguinhos de 4 patas.
    Amo, amo d++++
    Simone LAurenti
    abç
    Simone

    ResponderExcluir
  10. É mesmo Simone, o amor q se sente ao ver o filhote é maior. Publicar o certo ou errado e o padrão é para esclarecer o q se deseja conceitualmente, pelos estudiosos, aquelas pessoas que se dedicam aos cães mas não falam "vem com a mamãe, totosa". Quando vemos um filhote é difícil esconder a emoção e algumas pessoas se aproveitam disso e da falta de informação para dizer que o filhote é perfeito, é lindo, e a história vai longe.

    Nós tb amamos os Shih Tzu, só nos dedicamos a criação por causa do Amor, aliás nossa nossa missão é Preservar a raça Shih Tzu, e somos louco por cada um deles.

    Obrigado pela visita o comentário e em consideração ao que sentimos pelos cães, Viva o amor pelos Cães em especial o Shih Tzu"

    T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu tbem acho k a minha e cruzamento com piquines com Shih tzu.

      Excluir
    2. Concordo plenamente em relação ao amor. Porém temos que pesquisar sim, estão cobrando muito caro dizendo que são puros quando na verdade não são. Deveriam cobrar o preço justo e nos dar a opção de escolher entre um puro ou um com raça misturada. Olhando as descrições acredito que minha cachorrinha, que infelizmente se foi há um mês, não era raça pura como me foi vendida, é claro que mesmo que eu soubesse antes, eu não a teria jogado fora como muitas pessoas que não tem coração fazem. Mas agora que pretendo ter outra, se eu for comprar, vou prestar mais atenção. Inclusive se alguém tiver a infeção de doar ao invés de vender, eu adoraria. A minha Flor foi atropelada na frente das minhas filhas, elas estão desoladas, mas estou sem condições de comprar uma! Ela era minha companheirinha, me faz muita falta!
      michele@dffsystem.com.br

      Excluir
  11. Não sei se vcs podem me ajudar... tenho um shih tzu de 6 meses e qndo o comprei não me preocupei com o pedgree. Eu tenho certeza que ele deve ter 99% das características de um shih tzu puro. É mto importante ter o pedgree? Tem como se ter uma avaliação para ter esse documento? Ele é tão lindo que eu acho que seria um bom "partido" para ser papai... hehe... moro no rj. Aqui tem algum lugar que avalie? Obrigada e parabéns pelo blog. Leio sempre e já virei fã!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carolina,

    O pedigree é importante pois ele é uma prova pelo menos de 90% que é puro, não vou dizer pra vc que garante 100% pois tem pessoas que ainda falsificam, dão um jeito de falar que o pai é um cachorro e na verdade não é... claro que não é mto comum isso ocorrer certo, pois o que comprova mesmo é o DNA que pode ser feito, mas é um procedimento ainda muito caro. Mas vc pode sim solicitar , mas o custo será seu.
    Claro que podem haver shihtzus que tem toda a caracteristicas mas não pedigree pq o criador ou a pessoa não quis registrar, só que o registro é muito barato pra nós criadores, aqui por exemplo eu pago 38 reais por pedigree....
    Mas é claro, vc não vai achar um shihtzu 100% com todas as caracteristicas certas, não existe o shihtzu perfeito! Ainda não.... estamos estudando a genética, estudando tudo que podemos e fazendo os melhores acasalamentos para chegar a perfeição. Ou seja, preservar a raça, ao contrario de alguns que insistem em fazer de qq jeito..e denegrir a criação , quem cria sério são poucos.
    Bom, para avaliar o seu cão, vc procura o kennel da sua cidade e procura por um juiz cinofilo, ele vai avaliar o seu cão.
    O pedigree vc consegue pedindo para o criador, se ele não tiver dos pais, não tem como fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pedigree, pode ser feito sim, ainda que nao tenha o pedegree dos pais. Trata-se do pedigree inicial (que tem custo de aproximadamente 200 reais), ele tem a cor vermelha ao inevez do azul. Este pedigree sera vermelho ate a segunda geracao, quando a partir dai os filhotes adquirirao o pedigree azul. Obviamente que o cao devera estar dentro os padroes da raca e sem faltas graves. Procure o Kennel club do seu estado. Nao recomendo registrar nos kennel filiados a SOBRACI, ja que nao sao afiliados da FCI - Fédération Cynologique Internationale, e sim a FIC - Federacion Internaciona Canina, que nao tem o mesmo respaldo da primeira.

      Excluir
    2. Obrigada Kallion pela resposta! bom saber que dá, mas como vc falou o cão deve ser avaliado por um juiz para que possa obter o pedigree vermelho, precisa estar dentro do padrão.

      Excluir
  13. ja tive uma york ela morreu com 1 ano agora quero uma shitzu e uma boa raça para crianças?

    ResponderExcluir
  14. Oi Thuany

    Sim, o shihtzu é uma raça bem descontraida , eles se dão com todos, pessoas, outros caes e inclusive gatos..rsrsrs

    Eles sabem qdo é criança, qdo é adulto, é mto engraçado..rsrsrs eles são bem amorosos, e ficam loucos com criança. Por isso criamos essa raça, pois não tem tempo ruim pra shihtzu... rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. tenho uma shih tzu, do rapaz que comprei disse que ela tem pedigree, mas não me deu nada, como posso saber se é verdade...agora ela esta com 3 anos e 5 meses, teve sua primeira cria, criou 6 mais morreu uma, o pai mas tinha pedigree mas não era 100% ...como faço pra vender? obrigada..

    ResponderExcluir
  16. Eu n entendi... o pai tinha pedigree mas não 100%... se ele não te deu é pq não registrou ( nao quer pagar ) mas vc pode oferecer pra pagar, quem sabe ele registra! vc vai ter q vender sem pedigree infelizmente, a não ser que o rapaz q te vendeu registre agora.
    Bjosssx

    ResponderExcluir
  17. OI!! Não sei se podem me ajudar. Tenho 2 shi tzu, ambos me venderam como se tivessem pedigree mas acabei não pegando o pedigree deles. Lendo as orientações de como identificar o puro ou não, notei que pelo menos em uma ou duas caracteristicas não conferem com o que se diz puro. Tem algum teste, alguma coisa que se pode fazer comoo teste pra identificar? Veterinarios conseguem identificar facilmente ou é necessario um lugar especializado nessa raça? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor para identificar o teu animal eh vc buscar o Kennel mais proximo, pois la eles poderam identificar se os teus caes estao dentro dos padroes da raca. Importante que eles nao sejam tao filhotes, pois ainda nao eh possivel identificar todas as caracteristicas, melhor se eles tiverem mais de 6 meses de idade.

      Excluir
  18. Seguinte : primeira coisa, não existe o shihtzu perfeito, ou seja uma dessas caracteristicas o seu cão pode ter ou não ter.... mas não vai ter todas a favor...esse é o objetivo de criadores que criam com a finalidade de conseguir chegar a perfeição total do padrão...
    A melhor pessoa para analisar o seu shihtzu, se é puro ou não é um juiz cinófilo da raça. Veterinário, não sabe dizer se é puro ou não, um criador consegue dizer, mas o juiz é que vai poder te dar um CPR certificado de pureza racial que comprava que é de raça, porem não é um pedigree, o pedigree vc só consegue mesmo com o criador.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Oi Lyn

      Ficamos contentes que você e o Holiver gostaram do nosso blog e obrigado pela visita.

      Quem tem um shih-tzu em casa sabe como é ótimo ter eles como membros de nossas famílias. Sempre comentamos com as pessoa que eles não entram nas nossas vidas para serem um bichinho de estimação, eles realmente tem uma posição como membro da família, as vezes como filho, as vezes como paezão ou maezona, as vezes como irmão mais velho, é muito interessante o instinto de convívio que os Shih Tzus possuem.

      Se vc não estiver no nosso face solicita para a gente te add.

      Bjs para vc e para o Holiver.

      Excluir
  20. Oi, comprei um filhote de shih-tzu com 40 dias dias, desverminado, lindo filhote,como é o meu primeiro filhote, queria saber quais os primeiros passos que preciso tomar, quanto a vacinas, melhor ração indicada, cuidados básicos para que o meu filhote cresça forte e feliz.
    Aguardo resposta.
    Parabéns pelo site!
    Andréia.

    ResponderExcluir
  21. Gente,me sinto na obrigaçao de comentar sobre a Antonia, que ganhei ja com um ano e meio e estamos convivendo somente a uma semana.Sou veterinaria e pelo meu trabalho corrido (tenho uma empresa de produtos para pesquisa em biotecnologia)resisti por alguns anos em ter um animalzinho ,pois moro em apartamento.Numa conversa informal,uma amiga manifestou a vontade de doar uma das 3 Shih tzu dela, e agora esta aqui ao meu lado neste momento a Antonia.Incrivel a inteligencia desta raça.No segundo dia ja atendia pelo nome "novo",é de uma obediencia extrema, so ordenar uma vez que obedece prontamente,e mal nos conhecemos, adaptou-se facilmente e como gosta de um carinho ,me acompanha o tempo todo, sempre alerta a tudo que a acontece, alem da alegria radiante que nos contagia.Impossivel resistir ao carisma dela...
    É uma raça espetacular e adoram crianças, estou amando a Antonia.Um abraço a todos, e sempre repito, quem ama os animais tem bom coraçao.

    ResponderExcluir
  22. Oi Giane!

    O Shihtzu é uma raça fantástica, por isso me apaixonei, e comecei a criar, pq quero preservar além da aparência geral dele, o temperamento e comportamento. Eles são super adaptáveis, gostam de estar sempre perto da gente, nem que seja nos pés, tem um amor por crianças tanto maiores qto menores, eles sabem que são frágeis... eles são os companheiros que quero pra minha vida toda! Adorei o nome Antonia! Como eu falo, se não ama animais, pelo menos respeita... pq quem não respeita, não é uma boa pessoa, não é uma pessoa com caráter.

    Beijos pra vc e pra Antonia!

    ResponderExcluir
  23. Giovanna Gabrielle4 de outubro de 2012 16:44

    Amei esse site...E aqueles shitzu são lindos.....

    ResponderExcluir
  24. IMPORTANTE, PRECISO DE AJUDA!!
    Gostaria de Saber se o cãozinho que estou prestes a adotar é verdadeiro... porem não achei um jeito de postar imagens aqui.. Teria a possibilidade de entrarmos em contato, por e-mail, facebook?? (INBOX)

    Agradeço!!

    ResponderExcluir
  25. Sim, pode me adicionar no face : https://www.facebook.com/monamourkennel ou meu e-mail : contato@canilmonamourmegan.com.br

    ResponderExcluir
  26. Tenho um Shitzu mas ele tem o focinho grande muitos falam que ele não é legitimo (puro), só que o pai dele e a mãe são legitimos, o pai também tinha o focinho grande agr não pois o cabelo caiu sobre ele, a mãe já tem mais achatado, mas então e normal ter um Shitzu assim ou ele não e um Shitzu ? ( ELE ESTA COM 3 MESES DE VIDA )

    ResponderExcluir
  27. depende o que vc quer dizer com focinho grande, as vezes o nariz é grande, largo, cabeça larga e dá impressão que é grande. Me manda uma foto pra que ver!

    ResponderExcluir
  28. ola e o seguinte eu tenho um shitzu ele parece shitzu na verdade comprei como shitzu, ela ate queria cobrar mais caro por causa do pedigree dai preferi sem, por havia ficado maiss barato, entao ele e igual um shitzu porem a duvda vem o nariz...rs ele nao e tao para dentro e os dentinhos deles e meio que para for ja vi alguns shitzu assim mais to na duvida obrigada leticia primeira vez q entro muito bacana as fotos e tudo. abraco!

    ResponderExcluir
  29. Os dentes do shihtzu é um pouco pra fora sim, a arcada de baixo é mais pra frente q a de cima. Eu desconfio dessas pessoas que cobram mais caro por um pedigree, pois ele custa apenas 39,50 reais pra fazer... e tem gente q se aproveita. Se quiser me mandar um foto.... Abraços!

    ResponderExcluir
  30. olá, tenho um shihtzu de 3 meses e de um mês para cá a pelagem dela raliou bastante entre o pescoço e o corpo,perguntei a veterinaria e ela falou que ela esta trocando o pêlo, fiquei preocupada os shihtzu troca a pelagem assim com 3 meses? o pêlo ta meio estranho,mas a veterinaria disse que esta tudo bem com o couro cabeludo dela;minha duvida é sobre a pelagem mesmo, estou achando pouco.abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 meses ainda n troca de pêlo, a troca acontece com 6 meses mais ou menos.... vc costuma levar no pet pra dar banho? pq se sim, eles usam a rasqueadeira, que não se pode usar pra escovar o shihtzu , pois quebra toda a ponta do pelo, fica ralo e não cresce nunca. E tb pode ser genético se não for da pet.

      Excluir
    2. ah! obrigada. e se for genetico sera que neste lugar que esta mais ralo nao vai aumentar nao? pq quando era mais bebe ela tinha mais pêlo, e quando escova é com escova de pinus com bolinha,será que prejudica tambem...abraços

      Excluir
    3. Pinos com bolinhas tb quebra o pêlo, tem q ser sem bolinha!!!!

      Excluir
  31. Olá,comprei uma bb, tem 3 meses, mas ela está bem estrabica, dizem que com o tempo melhora, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles até nascem, e qdo abrem os olhinhos são meio estrábicos, mas com 3 meses não... é só qdo são bem pequenos, com 30 dias já ficam normal, e na verdade eles não são estrábicos, só da a impressão de serem. Acho q no seu caso ela é estrábica mesmo.

      Excluir
  32. Acontece de alguns shih tzus serem estrabicos? A minha bb tem o nariz marrom e os olhos são mais claros e proeminentes, bem estrabicos, ela tem tres meses e meio vc pode me passar o seu e-mail para eu te mandar foto? obrigado

    ResponderExcluir
  33. Não é certo serem estrábicos. Suspeitei que fosse fígado mesmo, é que essa linha de sangue figados e chocolates ( nariz marrom ) eles tem olhos claros, e muitos sao estrábicos. É que é uma cor que não se deve reproduzir pois podem trazer alguns problemas... Pode mandar a fto : canilmonamourmegan@gmail.como

    ResponderExcluir
  34. Ola boa tarde! Gostaria de saber quanto custa um filhote dessa raça(shih tzu). Fui num pet e ele me informou o valor de R$1.000,00 e dpois disse que dava pra fazer por R$800,00. É nessa faixa mesmo?

    ResponderExcluir
  35. Se no pet eles te ofereceram por 1.000,00 eles compraram por 500,00. Então imagina se vale mesmo um shihtzu 500,00...??? Eu sei desses valores pois eles já quiseram comprar de mim pra vender. Eles colocam 100% em cima do valor que eles compram....
    Um shihtzu mesmo vc paga no mínimo 1.300,00 ( que pra mim ainda é um valor baixo ). E não indico vc a comprar me pet. pq não tem garantia nenhuma , e eles ainda podem n te entregar o pedigree ( 90%) n entrega. fora que pode estar doente. pois um criador sério jamais entrega um cão para a petshop vender... Vc tem q comprar de criadores mesmo, um que te de segurança.

    ResponderExcluir
  36. Acabei de adquirir um animal, de todas as características a única que não bate fortemente é a cauda,o meu cão possui causa mais reta menos curvada para as costas...minha pergunta é pode não ser exatamente um Shih tzu? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  37. Oi gostaria de saber se shih-tzu tem vários tamanhos, pois tenho um shih-zu macho e uma amiga uma shih-tzu fêmea e gostaríamos de cruza-los mas a fêmea é bem menor q o macho, teria algum problema? no mais eles são iguaizinhos de cor só o tamanho q é diferente...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se ela é bem menor eu não aconselho, ela pode até ser menor, mais não muito, pois pode dar problemas no parto. A cor não importa muito não, só o tamanho mesmo....

      Excluir
  38. O meu tem a maioria das características dentro do especificado. O que eu estranho um pouco é o tamanho, normalmente vejo shih tzus tão pequenos por aí, o meu é pequeno, mas nem tanto assim.. ele tem aproximadamente 7 quilos, ele é bem fortinho.. mas é o mais lindo de todos... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Paulo, o problema são esses " criadores" que querem diminuir os shihtzus, que pra mim não são criadores, são uns cretinos. Fazem cruzamentos para diminuir cada vez mais, acasalam irmão com irmão por gerações e muitas vezes o cão alem de mini tb possuem doenças genéticas... ficam até com uma aparencia esquisita. O seu é perfeito, 7 kilos é um ótimo peso para um macho! O shihtzu pode variar de 4,5kg a 8kg mas mesmo assim eles são robustos. O verdadeiro shihtzu é pesado, robusto com uma musculatura bem desenvolvida. As femeas são menores, porem tb são fortinhas. Bjos

      Excluir
  39. Bom dia , estou pensando em adquirir um shih tzu , ate cheguei a olhar os filhotes . Fotografei os bebes. Estou interessada na femea , mas o macho tambem é lindo . Fiquei um pouco preocupada pois nao sei olhar se realmente é da raça shih tzu. O macho tem o nariz meio manchadinho , é normal ? Eles ainda tem apenas 35 dias de nascidos. Sera que com a foto tem como saber se os filhotes são de verdade shih tzu ? beijos

    ResponderExcluir
  40. Nessa idade o manchadinho ainda pode permanecer... é normal pois está pigmentando.... se quiser me mandar a foto eu vejo.

    ResponderExcluir
  41. Olá td bem?? estava lendo seus comentários e gostaria de pedir uma ajuda na escolha..estou comprando uma fêmea shihtzu e preciso escolher entre as duas que tem...estou em dúvida pois após ler seus comentários uma é bem diferente da outra..nasceram dia 08 de julho. Se eu enviar as fotos vcs podem me ajudar a selecionar qual a melhor opção de acordo com as características??? Aguardo retorno o mais breve possível!!
    Grata, Thaysa

    ResponderExcluir
  42. Olá primeiro gostaria de parabenizá-los pelo site e informações. Já paguei por um shihtzu (fêmea) e preciso escolher entre as 2 da cria, que nasceram dia 08 de julho..porém ambas são bem diferentes uma da outra. SERÁ QUE POSSO ENVIAR AS FOTOS P VCS ME AJUDAREM A FAZER A MELHOR ESCOLHA de acordo com as características citadas. Iriam me ajudar muito..e preciso escolher p ontém!!!! Aguardo retorno,
    Grata, Thaysa

    ResponderExcluir
  43. Boa noite , mandei as fotos para o email : contato@canilmonamourmegan.com.br
    Muito obrigada pela ajuda !

    ResponderExcluir
  44. olá Carol, comprei um shi tzu cor branca e bege c nariz azul marinho e nariz manchadinho ,não preto e tb não é marron.Tem cor manchado é normal? Será q é shi tzu? ESTOU ACHANO Q FUI ENGANADA.


    OBRIGADA PELO RETORNO
    MÁRCIA

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Olá, tenho um filhote de shitzu de 4 meses, gostaria de saber se posso dar banho de sol de manhã bem cedo? É que tenho um puldloo que ela mesma se expõe ao banho de sol. Posso botar a shitzu? Por favor me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim sem problemas, mas tem q ser bem cedo mesmo...

      Excluir
  47. Oi.Boa Noite.Comprei um shih tzu a mes, mais ele morde muito agente.Tem dois meses, é normal por ser filhote , isso é só brincadeira? Tem como evitar ja que ele morde muito forte, tenho medo de ele crescer e morder pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal do filhote isso, eles querem brincar, e nessa idade os dentes são bemmm afiados...

      Excluir
  48. Boa Noite!
    GANHEI UMA SHIHTZU, POREM SUA PELAGEM E BRANCA COM PRETO, MAS O PRETO ESTA FICANDO EM PARTE MARROM, É NORMAL?
    E QUANTO AO PEDIGREE, NÃO GANHEI DOCUMENTO TEM ALGUM PROBLEMA?
    POSSO MANDAR UMA FOTO DELA PARA VC ANALISAR?

    ResponderExcluir
  49. Pode acontecer sim, se tem na genética dela, já vi muito preto e branco ficar branco e cinza, e isso tudo vai depender da cor dos pais , avós. Pode ser do sol tb, se ela pegar muito sol pode até ficar avermelhado.... pode mandar sim!

    ResponderExcluir
  50. FOQUEI FELIZ POR ESSA REPORTAGEM. COMPREI UM SHITHZU E TEM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DESCRITAS ACIMA. LINDA 48 DIAS

    ResponderExcluir
  51. Vcs podem me indicar um criador que venda filhote de shitzu puro?

    ResponderExcluir
  52. Adorei a reportagem, tenho uma shih-tzu, a Molly, muito linda e fofinha, tb comprei como se tivesse pedigree, mas não o peguei, vou esperar ela ter uns 6 a 7 meses para fazer a avaliação de raça pura.

    ResponderExcluir
  53. olá boa noite, estou vendo uma shih tzu para comprar, já tenho uma em vista, poderia mandar a foto dela para seu email para ver se é pura?

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan