Castrar ou não?

Castrar ou não?

Quando falamos em castração de cães, tanto dos machos quanto das fêmeas, as pessoas tendem a ter idéias erradas e preconceitos sobre o assunto.
Criaram-se mitos, que acabaram por mascarar os benefícios que este procedimento traz aos animais.

O objetivo é esclarecer e informar, para que os donos de pets tenham conhecimento do assunto, e com base neste conhecimento possam decidir o que é melhor para o seu animal.
Este procedimento tem sido muito utilizado para diminuir as populações de animais que ficam abandonados pelas ruas, alguns inclusive se encontram nesta situação porque foram adotados, e seus donos por algum motivo não os quiseram mais e os abandonaram.
É sempre bom lembrar que antes de adotar um animal, é importante se informar das suas características, e avaliar o impacto que essa adoção vai ter na nossa vida


O procedimento cirúrgico

Machos - consiste na retirada dos testículos. É diferente da vasectomia, que é o corte
do canal que leva os espermatozóides para serem ejaculados. A castração de machos é menos traumática, menos arriscada, mais curta e tem recuperação mais rápida que a de fêmeas.

Fêmeas - é a retirada do útero e ovários através de uma incisão na barriga.

Em ambos os casos, a anestesia geral é usada, mas isso nãoa segurança da operação. A maioria dos veterinários recomenda a idade mínima de 5 a 6 meses, embora nos EUA alguns já façam a cirurgia em filhotes de 7 ou 8 semanas de vida. Em geral, a recuperação é bem rápida.

Por que devo castrar?

A eliminação do problema de machos fugindo atrás de fêmeas no cio ou de fêmeas
no cio fugindo atrás de machos, o que no caso das fêmas tem como resultado uma ninhadas não planejada.
Os problemas de comportamento, tais como: brigas entre cães que vivem juntos, o ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes, tendem a melhorar muito.
No entanto, nem sempre a castração resolve, pois esses problemas não têm uma só causa.

Benefícios para os machos - a castração traz mais benefícios aos machos que às fêmeas. Ela pode ajudar em problemas como: fugir, agredir outros machos, demarcar o território com urina e montar em outros cães ou pessoas. Entretanto, não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo - assim, a castração não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere em seu instinto de guarda.
Alguns donos notam que seus cães ficaram mais calmos e carinhosos após a cirurgia. O mito de que a castração torna os cães apáticos, letárgicos, nunca foi provado.

Benefícios para as fêmeas - do lado feminino, a castração é indicada nos problemas de agressão por proteção ou possessividade e nas cadelas que costumam fugir. Já no caso daquelas que brigam entre si por dominância, a castração antes dos dois anos até piora o problema em 50% dos casos, de acordo com estudos realizados.

Além das melhoras de comportamento, a castração de fêmeas traz vantagens na saúde.
As cadelas castradas antes da puberdade (até 8 meses) ficam isentas da chance de terem câncer nos ovários ou no útero, já que não terão mais esses órgãos. As chances do câncer de mama caem a quase zero, além do problema da gravidez psicológica diminuir bastante.

Idade ideal

Até o início da puberdade (até 8 meses de idade), a castração é bem mais vantajosa.
A operação nessa idade ajuda a evitar alguns problemas que podem surgir se não for feita a , e que mais tarde são difíceis de se resolver.
Outra vantagem é que os cães castrados antes da puberdade tendem a ser mais brincalhões, e mais bem aceitos por outros cães e suas brincadeirassão menos brutas.
No caso das fêmeas, a cirurgia nessa idade é mais eficaz na prevenção do câncer de mama.

Já cães de pastoreio e caça não devem ser castrados antes dos 2 anos de vida (quando atingem a maturidade sexual), senão seus instintos naturais podem não se firmarem bem. Cães de exposição não podem ser castrados, senão não podem participar dos eventos.

Mitos e folclores

  1. Cães castrados engordam demais - se uma rotina diária de exercícios for mantida e a dieta for reduzida em 10 a 20% de calorias, não há muito o que preocupar.
  2. Cães machos ficam mais estáveis quando cruzam - não é verdade. Dependendo das disputas, o acasalamento pode até deixá-los instáveis emocionalmente.
  3. As fêmeas amadurecem após serem mamães - na maioria dos casos, as fêmeas cruzam no 2° ou 3° cio, idade em que estão atingindo sua maturidade emocional naturalmente. Assim, não sabendo que é época desse amadurecimento natural, as pessoas relacionam o fato da cadela ficar mais responsável e calma com o cruzamento.
  4. A falta de prática sexual causa sofrimento - isso se aplica justamente aos cães que não são castrados, que podem cruzar.
  5. Se castrado, um cão-de-guarda não será mais eficiente.Como já vimos, a castração não afeta o desempenho do cão na guarda, que é determinado por seus instintos territoriais e de caça, sem falar no treinamento.
  6. Cães castrados têm mais problemas de saúde - pelo contrário, eles têm as chances de cânceres reduzidas ou eliminadas.
Fonte : http://www.overdogs.com.br/


14 Comentários:

  1. Oiiii!!!
    Hj eu estava discutindo sobre isso aqui em casa. Uma criança vizinha minha aventou a possibilidade de seu cão vira-lata cruzar com o meu shih tzu Aurélio. Eu disse: NÃO pq não sei se vamos conseguir pessoas para ficarem com os filhotes q serão vira-latas... Bem, nas entrelinhas, o que minha amiga vizinha queria era ter um peludinho um pouco parecido com o Aurélio, pois ela o acha lindo!
    rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É Adriana, complicado isso....rsrs O ideal seria ela procurar um cão parecido com um shih tzu para adotar se ela não quiser comprar neh, pq ficar cruzando assim não é legal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hi, ur blog is really fantastic and Interesting, u should promote it, I knew a website called blogerzoom.com for advertising and marketing, They are offering very unique features with cheap prices. They will promote ur blog through all over the network, all u have to do is choose ur pack plus pay affordable prices and rest leave it to blogerzoom advertising team to promote ur blog in every network. And see how u enjoy a lot of traffic plus good earnings from ur blog. Finally happy new year to u and ur family...

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Já ouvi médicos veterinários e outros criadores de cães falarem que não é necessário castrar quando o dono tem a intenção de depois do 3º cio da fêmea cruzá-la. Eles afirmam que ao ficar grávida o organismo produz hormônios que diminuem a possibilidade de câncer também. É algo a se pesquisar mais!

    ResponderExcluir
  5. É Verdade, não vou e nem posso dizer que sou a favor de castrar, eu não acho necessário, ....dificil saber a real vantagem e desvantagem, eu só acho que o que é natural é melhor.
    A não ser que seja um cachorrinho que tenha algum problema genético, ou algo que posso passar para seus descendentes, pois o nosso objetivo é aperfeiçoar a raça pura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post sobre castrar ou não... estamos na dúvida, mas me parece que não castrar ainda é a melhor hipótese para nossa fofinha!!

    ResponderExcluir
  7. Oi tenho uma duvida, tenho um shih tzu macho de 7 meses, há uns tres dias ele eta fazendo xixi no sofá o que nunca fazia, mesmo que ele esteja fazendo só no sofá é marcação de território?
    se sim estou pensando em castra-lo ele irá parar de fazer isso?

    aguardo se puder me ajudar!!

    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Não é pq é macho, ou tá marcando território não....
    Isso ai é dominancia da parte dele com alguém da casa. Ele quer impor alguma coisa, algo que ele não gostou, ou quer o sofá pra ele, etc...
    Eu tinha uma aqui tb que fazia isso todo dia, qdo eu saia de casa eu tinha que colocar várias coisas emcima do sofá para que ela não pudesse subir, e era só teimosia dela, em relação as outras cachorras. Acho assim: Por enquanto vai colocando um plástico no sofá, tipo uma capa, não briga com ele se ele fizer, toda a vez q ele subir, vc dá um toquezinho nele e manda sair, faz isso até ele descer e só subir qdo vc deixar e dá algo em troca pra ele, um biscoito, petisco. O que vc tem que fazer é tirar o interesse dele no sofá, com calma, sem stress. A minha com o tempo eu me cansei de fazer isso no sofá, tapando, colocando coisas sabe, e não é que ela parou de fazer xixi no sofá? do nada.... eu me preocupava tanto, tanto que ela poderia fazer e ela começou a fazer. Foi até engraçado. Se castrar ele vai fazer sentado só isso....rsrss Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Oiii denovo eheh... resolvi castrar o bily até para ele nao aprender a marcar territorio hoje sexta feira ele ficou o dia inteiro na veterinaria... espero que até segunda ele se recupere pois nao vou poder ficar com ele... tem alguma coisa em especial que eu possa fazer pra ele se recuperar melhor ou mais rápido??

    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei o que o vet recomendou p/ cuidados com ele, mas é uma cirurgia né, é aconselhavel que alguem fique com ele, pq ele pode lamber mto os pontos e dar uma alergia, ou pode inchar.. eh bom ficar de olho... eh o que eu recomendo. Se tá td bem com ele , ele come e bebe agua tá td bem , mas se fosse eu ficaria com ele até ele se recuperar....

    ResponderExcluir
  11. é ainda bem, comendo e bebendo ele esta... a vet me emprestou akele colar elizabetano ai ele não consegue lamber ainda bem pq se não ja tinha tirado os pontos... só que ontem saio um pouco de pus ai liguei para a veterinaria e ela disse pra gente levar ele na casa dela, ai ela fez duas ingeções de anti inflamatório e antibiotico... espero que agora sare bem ... :/

    ResponderExcluir
  12. Q bom, o pus aconteceu pq inflamou um pouquinho, mas acontece...
    Vai sarar sim! Como ele tá usando o colar, não tem perigo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Parabéns pelo site, adorei! Uma dúvida, minha Shih tzu de 4 anos está no seu 1º cio após parir 3 filhotes em julho/10. Porém, ganhei um machinho q está com 8 meses e hj eles acasalaram uma vez. Será q ele já está com maturidade para deixá-la prenha? Não queria q ela tivesse filhotes por agora. Desde já agradeço a atenção. Ana Paula

    ResponderExcluir
  14. Oi Beto!
    Então, é possivel sim... pq nessa idade eles costumam não saber montar ainda, são meio inexperientes... mas no caso do seu shihtzu, se ele montou , ele já tem desejo e sabe fazer, então é possivel que pegue mesmo.

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan