Rações Premium? Super Premium?

Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães e gatos pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão?

Rações Premium? Super Premium?

Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação. As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das víceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores.
Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos sub tipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão...


De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.

Adultos e filhotes... cada um na sua...


Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote.

No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame.
Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que esta em casa esperando o dono chegar do trabalho.


Diet? Light?

Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como por exemplo um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas.
As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas mas para isso e necessário um certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peca a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.
Colaboração da Médica Veterinária,

Dra. Audrey Haag


http://www.procao.com.br/



Super-premium

Eukanuba
Cibau
Hills Science Diet
Linha Size Royal Canin
Match Super Premium
Pedigree Advanced Nutre
Choice Lamb & Rice
Ossobuco
Premier Pet
Premier
Equilibrio
Pro Plan
Natural
Etc...

Premium

Royal Canil Club Croc

Faro Foxy
Friskies
Golden Fórmula
Kibbles & Softs
Petisko Premium
Pedigree
Premium Dog
Tutano
Etc...

Standard

Bonzo
Big Boss
Croc Dog
DeliDog Semi Úmida
Frolic
Herói
Karina Premium
Lider Chips
Max Buffet
Nero
Nutridog
Pedigree Champ
Petisko
Royal Canin Selection
Etc...

Existem ainda formulações especiais para: cães que precisam perder peso ou recuperá-lo rapidamente cães com sensibilidade digestiva cães com alto nível de atividade, como esportistas ou cães de trabalho cães idosos - depende do tamanho da raça a idade em que um cão é considerado idoso cães órfãos ou em processo de desmame.

18 Comentários:

  1. Desejo a vcs um belo final de semana
    abençoa e repleto de muita paz
    e fique com Deus

    bjs
    Sol

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Eu tenho uma Shih Tzu de 74 dias a Lola, eu estava dando a ração Dog Chow, e agora troquei para Pedigree Equilibrio Natural para filhotes, tu podes me dizer se esta que comecei a dar é boa? Até pq sei que tem outras,mas o preço é muito mais caro.Peço uma orientação, Brigadão!! Daiane S B Rosa

    ResponderExcluir
  3. Oi Daiane, essa pedigree equilibrio natural eh bem melhor que a dogshow! Bem melhor mesmo.

    A Premier eh super e tem um preço bem bom tb.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde

    Acabei de conhecer seu blo muito bom.
    Preciso de uma dica essa ração da pedigree equilibrio natural comparada com cibau e royal canin, qual a mlehor opção. e se o meu shitzu adora a equilibrio natural posso sem preocupações???

    Parabens pelo blog
    Eder

    ResponderExcluir
  5. Oi Eder, a equilibrio natural é muito boa tb, que eu saiba é a melhor da pedigree, só não sei se é premium ou superpremium.... agora entre a cibau e royal canil , na minha opinião a cibau é muito melhor! Mas vc pode dar sim a equilibrio natural sem problemas.

    Carol.

    ResponderExcluir
  6. eu não sei mais o que faço meu shitzu tem 2 meses tem 2 semanas que esta comigo dei a ração pro line super premium ficou com fezes mole ele não gostou dei a golden que ele comia do labrador ficou pior agora comprei a pedigree equilibrio natural vamos ver o q vai dar se alguem tiver alguma sugestão bjs a todos

    ResponderExcluir
  7. tenhu uma shih tzu de apenas 2 meses, ração dog chow raças pequenas é boa para ela? ela adora mas li na internet e ja me disseram que é péssima,possui grande quantidade de corantes e saborizadores, para que os cães gostem de comer.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma shih tzu de apenas 55 dias e ela estava comendo a dog chow raças pequenas tb, mas me orientaram a mudar devido aos corantes. Hoje comprei a Equíbrio Total super premium para filhotes, será que realmente ela é boa para a raça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem melhor a equilibrio ,não tem nem comparação.

      Excluir
  9. Oi, eu tenho um lhasa apso, e eu dava a Dog Show papita para ele comer, mas ele ta perdendo bastante pelo, troquei pela golden, fiz uma boa troca? A veterinaria falou para eu dar royal canin, mas como o valor é alto, vou tentar com a golden, o que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Golden é bem melhor que a Dogshow. Fez uma boa troca.

      Excluir
  10. A ração pedigree jr é boa para shih tzu de 50 dias?

    ResponderExcluir
  11. Eu daria uma ração superpremium , pois ajuda na pelagem tb. Se puder dar uma ração superpreium é melhor, senão vc dá uma premium....

    ResponderExcluir
  12. ola, eu achei a raçao da cibau aqui na minha cidade mas ela é para adultos se nao me engano. teria problema se eu desse para minha filhote de 58 dias??
    qual seria melhor, cibau ou premier ambientes internos para filhotes??
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela precisa comer ração de filhotes, pois tem mais vitaminas, gordura , etc... ainda mais que ela só tem 58 dias. Se ela tivesse uns 10 meses ainda podia comer de adulto, mas vc deve comprar outra marca então, premier, proplan, hills, mas precisa ser de filhotes.

      Excluir
  13. ola carol..olha eu aqui de novo! rsrsr..
    preciso tirar mais uma duvida com vc!
    entao, eu comprei a raçao premier filhotes ambientes internos..estou dando uma colher de sopa 4x ao dia!
    uma de manha, outra ao meio dia, as 18:00h e as 22:00h. a tarde dou biscoitinho..
    so que depois de comer a porçao da noite, ela fica chorando pedindo mais! o que eu faço??? sera que ela esta passando fome??
    fico com o coraçao apertado, mas nao posso ficar cedendo pois tenho medo de ela ficar obesa! rsrs..
    hoje fiz uma besteira, acabei dando metade de um biscoitinho p ver se ela parava..ela chorou mais um pouquinho mas logo parou e dormiu!
    me ajuda por favor?!
    obigada..bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mas uma colher de sopa por refeição não é nada...rsrsrsrs quem te indicou dar assim? o certo seria uma xicara 3x ao dia... e vc pode dar um biscoito inteiro, ou até mais..acho q vc está exagerando um pouco, pra ficar obeso precisa comer muuuito.

      Excluir

Mon Amour Megan