Lágrima Àcida Em Animais


É um problema bastante comum em cães de pelagem branca e/ou raças miniatura são as manchas na face causadas pelas lágrimas.

Algumas raças de gatos, como os persas, também podem ser acometidas. As manchas, de coloração amarronzada, comprometem a estética (parecem olheiras).

É um grande problema para os criadores, principalmente aqueles que participam
de exposições. "Epífora" é o nome dado ao derramamento de lágrimas pela face do animal. Existem várias causas atribuídas a esse problema. As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, são responsáveis pela lubrificacão dos olhos. A drenagem das
lágrimas é feita pelo ducto lacrimal, uma "cânula"; responsável por conduzir o excesso de lágrimas dos olhos para o interior do focinho.

É Fácil compreender isso, pois quando você chora, as lágrimas também escorrem pelo seu nariz. Geralmente são os poodles e malteses que possuem. Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorre pela face do animal. Uma vez em contato com os pêlo, a lágrima sofre a ação das bactérias existentes na pele e pelagem. Esse processo resulta na alteração da coloração dos pêlos que se tornam avermelhados indo até o marrom escuro. Em cães de raça" braquicefálica", (Cara muito achatada ) como pugs, buldogues, pequineses e gatos persas, o derramamento das lágrimas está associado a anatomia desses animais.

Apresentando globo ocular bastante saltado, isso compromete a drenagem da lágrima pois, dentre outros fatores, a entrada do ducto da lágrima fica comprida pela posição dos olhos. Assim, a drenagem é insuficiente e a lágrima é derramada para fora do olho. Nas raças poodle (mini e toy), malteses e alguns terriers, pode ocorrer o mesmo problema.

Associado a isso, o excesso de pêlos próximos aos olhos podem causar irritabilidade e aumento na produção de lágrima. É aconselhavel retirar os pêlos que possam estar irritando os olhos dos animais. Outros fatores que podem causar o derramamento de lágrima ácida são:
Obstrução do canal lacrimal (poeira ou pequenas particulas),
Deformações na pálpebra (cílios voltados para dentro dos olhos causando irritações)
Inflamações no ducto da lágrima,
Conjuntivites,
etc..
Algumas das causas podem ser resolvidas como a retirada dos pêlos em volta dos olhos, correção cirúrgica das pálpebras com cílios voltados para dentro (entrópio), tratamento da conjuntivite e desobstrução do canal da lágrima. Mas quando o problema é apenas anatômico,como nas raças citadas, excluidas outras possibilidades, pouco pode ser feito a não ser a limpeza diária dos olhos e da pelagem amarronzada, com a remoção de crostas que podem se formar no local.
Sem isso, pode ocorrer inflamação da pele nessas áreas escurecidas. Existem produtos específicos que podem ser usados para minimizar o
escurecimento dos pêlos. Devem ser usados com cuidado para não irritar os olhos dos animais. Também existe o problema "emocional" que pode causar lágrima ácida nos cães, como por exemplo alguma mudança repentina na rotina do cão.
Mudanças do tipo do cão ser separado da familia por algum motivo , os donos viajarem e ficarem muito tempo longe ( no caso do animal ser muito apegado ) e etc...Porém, isso não é regra ok? Isso "pode" acontecer.

O uso de antibióticos pode resolver temporariamente o problema,pois altera a composição da lágrima. No entanto, o efeito é apenas passageiro. ( veja com o veterinário qual usar ).
Também tem uma grande probabilidade de ser um problema adquirido pela ração que o cão está comendo. Antes de dar remédios e antibióticos, troque a ração que usa para ver se não é problema da ração.Existem rações que "ajudam" a formação da lágrima ácida e outras que ajudam a tirar.
Conheço algumas que tiram e outras que formam....mas isso é experiência de outras pessoas que me passaram, pois várias pessoas entraram em contato comigo por causa desse problema e cheguei a algumas conclusões através das rações que utilizam.

Qualquer dúvida estamos á disposição!

Carolina & Wagner.

12 Comentários:

  1. Amei o seu blog, uma por que amo cachorros e essa raça em especial são lindas, e parece ser bem carinhosos...eu tbm estou te seguindo adorei aki estou listando vc no meu blog, pois quero frequentar diariamente aki

    bjs queridos, fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog!
    Também sou criador e nunca tive problemas de lágrima ácida, mas ná última ninhada minhas duas fêmeas apareceram com a tal epífora, assim como os filhotes, ao serem desmamados. Andei procurando o tal do "Angel Eyes", mas os preços são absurdos. Pesquisei um pouco mais e descobri que há um produto vendido no Brasil chamado "Pet's Spark" (http://www.petsspark.com.br/index.php) que parece ser muito parecido com o "Angel Eyes". Esse produto também é misturado à ração. A grande diferença é o preço (metade). Só que estou com receio de usá-lo por não ter nenhuma referência de sua segurança e eficácia. Vocês já ouviram falar desse produto? Se sim, ele funciona?

    ResponderExcluir
  3. Oi..amei seu blog. Tem me ajudado bastante! Meu shih tzu está com lagrima acida... tem uma crosta em volta dos olhos e estou agoniada. Nao queria tosar o foccinho, pois fica espetado e feio o pelo quando cresce. Como faço pra tirar essa crosta???? Com o soro tira??? Me ajuda. Abração. Kamila

    ResponderExcluir
  4. a mancha não sai com soro, mas pra limpar serve... pois vem de dentro pra fora. Vc pode começar a dar ração hills pra ele. tem dado resultado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Carolina& Wagner, tenho uma shih tzu de um ano apareceu tb esse problema epífora e eu não sei o que fazer, já comprei limpa lágrima, mas ainda não resolveu, quero comprar Super whitening gel branqueador, mas não estou encontrando vcs poderiam me dizer aonde encontro o produto? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Estou dando essa ração hills e não vejo resultado, faz uns 3 meses que mudei pra essa ração. Ouvi dizer que vinagre de maçã e muito bom tbm para lagrimas acidas, diluindo 5 gotas em 500 ml de água para o cachorrinho beber. ALGUÉM PODE ME DIZER SE ISSO FAZ BEM AO CACHORRINHO?

      Agradeço antecipadamente,

      Rachel

      Excluir
    2. Eu não sei disso, nunca ouvi falar...mas deve ser pra limpar a lagrima e não pra curar o problema...

      Excluir
  6. esse limpa lagrima acho q é so maquiagem mesmo... não cura o problema.
    Esse whitening gel parece q é bom, mas tb n encontro! Acho que vc pode tentar o angel eyes.... vc pode dar a ração hills q ajuda muito!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog e ótimas dicas,adoro!!!

    ResponderExcluir
  8. meu cachorro tem lagrima acida e ela só tem 3 meses, eu posso dar medicamento pra ela? qual? e que tenha o preço mais acessível. Ja dou a ração rills pra ela junto com a ração premier mais não to vendo resultado. bjus amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conheço o angel eyes... que é importado. Era bom dar só a hills.

      Excluir

Mon Amour Megan