Hérnia Umbilical - Shih Tzu

Sobre a hérnia umbilical: Algumas pessoas me ligam e mandam e-mail perguntando sobre uma "bolinha na barriga" , nada mais é que a hérnia Umbilical. Bom, a hérnia pode ser genético ou adquirida.

A hérnia adquirida é o seguinte : é mais comum na raça shih tzu por ser um cão "prognata!" ou seja: hipertrofia da mandíbula para a frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.

Então quando a cadela tem seus filhotinho, na hora do nascimento ela deve cortar o cordão umbilical do filhote, e tende a "rasgar" demais o cordão, muito perto da barriga do BB, que acaba ficando pra fora, isso por causa da arcada dos shih tzus.

Por isso sempre optamos por nós mesmo cortar o cordão umbilical dando 1cm de distância da barriguinha para que não ocorra o corte rente a barriga.

Isso é perfeitamente normal....é comum acontecer e não há problemas do cão ter uma vida menos saudável por causa disso.
Geralmente fica uma bolinha pequena, que por fim ainda pode desaparecer até os 6 meses de idade, ou não , mas sendo pequena não há necessidade de cirurgia , a não ser que a pessoa se incomode, acha feio, e queira tirar, é só uma questão de estética.

Agora, eu falo, quando é muito grande, muito pra fora, que tem , digamos uns 3cm pra fora, já é grandinho, é a opção é cirurgia, pois pode atrapalhar.

Mas a dúvida mais comum é sobre a fêmea se pode ou não ter filhotes....Olha, muita gente acha mesmo que não pode engravidar , pode passar para os filhotes e pode "estourar" quando a barriga ficar grande.....Mas isso só quando a hérnia é gigante que pode dar problema.
E também existem canis que simplismente rejeitam o filhote da ninhada por ficar com hérnia ( que absurdo ) , sacrificam, doam , vendem mais barato, só por serem mal informados ( eu chamo isso de ignorância ) Pq isso não é nada demais!!! Isso pra mim não é criador, é um cachorreiro que não entende nada de criação e só quer vender os cachorros....


OBS: Minha matriz Megan teve quando nasceu e desapareceu com 4 meses de idade e não teve problema nenhum ao ser mamãe!

Cães com hérnias genéticas: ( que nascem com a hérnia ) não devem ser reproduzidos, pois podem transmitir esse problema potencialmente fatal aos descendentes. Isso eu já não sei como que vai saber quando comprar um cachorro....acho que só depende do dono do canil avisar.

Aqui no canil, caso haja algum problema desse tipo, a cadela por acidente ( pq não deixamos ) tentar cortar o cordão e surgir a hérnia, o nosso canil, tem contrato de compra e venda e também nos responsabilizamos e cobrimos ,caso precise fazer a cirurgia no filhote.

Mas antes de fazer uma cirurgia " á toa " converse com seu veterinário de confiança.
Ver se realmente tem necessidade.

Carolina & Wagner

55 Comentários:

  1. O melhor blog do assunto indiscutivelmente! A Carol é um amor de criatura,tem toda paciência do mundo para tirar as dúvidas de quem ama o shih tzu! cria essas meninas com muito amor!
    Queria morar perto só pra ter um bebê que veio dela!
    Beijos, Carol!
    Flora(João Pessoa)

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol! Acabo de ganahr uma shih tzu com hérnica umbilical. Ela tem 3 meses e é super traquina. O parto dela foi cesariana, o cordão umbilical foi cortado ao nascer, mas a Nina acabou adiquirindo a hérnia pq desde cedo (menos de 1 semana) ela se mostrou uma espoleta e acabou partindo os pontos. Atualmente a hérnia está medindo 1,5 cm. Confesso que fiquei preocupada à princípio. E Ás vezes quando a vejo brincando tenho a impressão que vai machucar o local. Isso dói? Pela idade dela (3 meses), vc acha que tem alguma chance de diminuir ou crecer ainda mais?

    Granta, Ludmila (Salvador)

    ResponderExcluir
  3. Doer não doi.
    A tendência é diminuir, até os 6 meses ela tende a sumir... não se preocupe!

    Agora senão sumir, tb não há problemas... o problema é ela crescer, ai vc terá que operar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OLÁ GANHEI UMA SHIH TZU DE UM CANIL TB PQ NASCEU COM UMA HERNIA, ELA É UMA ESPOLETA E ESTÁ COM 45 DIAS.MINHA DÚVIDA É : PQ ELAS GOSTAM DE COMER AS FEZES? SE DER VACILO A MINHA COME. ISSO MELHORA COM UM TEMPO? OU VOU TER QUE SEMPRE VIJIAR? FICO PREOCUPADA PQ PELA MANHÃ ELA FICA SÓ.
    OBRIGADA SINHA

    ResponderExcluir
  5. Oi Gostaria de saber se com essa hernia o meu cachorro pode ir para pista do mesmo jeito ?

    ResponderExcluir
  6. Meu shih tzu é portado de uma hernia umbilical, ele nao vai precisar de operar devido a hernia nao ter crescido, já cahorra da minha amiga tambem porta esta hernia mas ela mandou operar, eu queria saber se avera problema em por eles para cruzarem, se os filhotes tambem viram com essa hernia ?

    ResponderExcluir
  7. Não há problema algum, os filhotes não tem como nascer com isso, pq isso foi adquirido na hora que a cachorra cortou o cordão umbilical, ela deve ter cortado bem perto da barriguinha , então se forma essa hérnia. Por isso que eu que corto aqui, eu que faço o parto. A não ser que seja genético, vc tem que descobrir se a hérnia de ambos é genética. Senão pode reproduzir normal.

    ResponderExcluir
  8. minha cadela possui uma hérnia iguinal há chance dela diminuir ou sumir? E se tiver que fazer uma cirurgia posso tirar o cio dela após? Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Oi, hérnia inguinal eu tenho quase certeza que não some, diferente da umbilical. Eu não tive nenhum cao até hoje que teve isso...mas tem a cirurgia , não é uma emergência cirurgica só qdo ela é estrangulada a ponto de estourar. Eu não sei se dá pra castrar ela na sequencia, isso vc vai perguntar ao vet.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Carol, tudo bem?
    Eu e minha esposa temos uma cadela Shih Tzu que também tem uma hérnia umbilical, ela se encontra com 1 ano e 9 meses, a hérnia tem menos 1 cm, gostaríamos de saber se esta hérnia pode causar complicações para a cadela e seus filhotes e se ela já pode acasalar.
    Aproveitando, na hora do acasalamento, é verdade que o casal tem que se conhecer e conviver por um tempo juntos? Qual seria este período?

    sds,

    Fábio e Izabel

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem.

    Tudo depende, pelo tamanho é uma hérnia pequena, mas tem q ver se a cachorrina se incomoda com isso, se ela fica mexendo, ou seja se tem um risco dela machucar de algum jeito. Desse tamanho eu acho q não, qto a ter filhotes não há problemas como eu disse se for pequena, já conversei com várias pessoas e mtos já me falaram que não há problemas para ter filhotes. Ela já tem uma idade boa pra acasalar, aqui eu sempre faço o 3º cio, deve ser o seu caso certo? ou 4º até....Não não precisa disso, vc tem que deixar eles juntos na data certa , pode ficar junto ou não e fica espiando....o importante é qdo eles grudarem, vc fica junto pq a femea ou o macho podem tentar se desgrudar e pode ser perigoso, pois esse processo pode demorar um pouco, tem cães q esperam, mas outros não.... geralmente é uns 10minutos que eles ficam assim. Vc pode fazer 3 dias alternados no máximo, senão dá mta diferença no tamanho dos filhotes, eu não falo só do tamanho e sim do desenvolvimento...

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ola Carol, tudo bem?
    comprei um shith tzu de uma amiga, com 45 dias (hoje com 2 meses ja)! e quando ele foi tomar banho no pet shop, me ligaram falando que ele tem uma hernia gigante, mas a dele nao é umbilical e sim inguinal! primeiro essa veterinaria me falou que era muito grave, que nunca tinha visto uma hernia daquele tamanho mas que ele era muito novo para fazer cirurgia, que devia fazer uma ultrassom e ir acompanhando, depois levei em outro veterinario que tb assustou com a hernia mas ja falou que era caso cirurgico e urgente e disse tb que ele devia estar sofrendo mto, eu disse pra ele que isso era estranho, pq ele nunca tinha reclamado, e ela me disse que o shith tzu nunca reclama de nada (isso é verdade? pq qnd eu vou limpar o olhinho dele ele sempre reclama)! levei em um terceiro para ter certeza, e ele tb disse que era caso cirurgico, enfim, a cirurgia esta marcada para o dia 1 de novembro, queria saber, quais sao os cuidados que eu devo tomar com ele? e se ele pode reproduzir? nao sei se ele ja nasceu com essa hernia tb nem a pessoa que me vendeu!
    e outra pergunta é: como limpar as remelas dele? ele nao deixa de jeito nenhum! kkkk
    desde ja muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Oi,tudo bem!

    Poxa se é tão grande como que vc não notou? neh
    Quanto a reclamar, os cãos em geral não reclamam como nós, eles ficam diferente... eles ficam em um canto isolado, não querem comer, e não interagem... mas chorar ou reclamar é dificil, só se vc tocar no local e ele da um grito....com certeza se doer eles vão gritar. A Megan um tempo atras ela distendeu a virilha correndo... ela mancava, e fiz bolsa de agua quente e passei remedios, mas ela mudou muito!! ela ficou apática. Comia mas ela ficava boa parte do tempo deitada, isolada dos outros caes, e n queria brincar ( ela adora brincar de bola ) mas é claro, ela tava com dor, mas eles não falam....eles se isolam. Acho que essa questão da hérnia vc precisa de mais de uma opinião de veterinario, fazer um ultrasom pra saber como está, se é grave ou não. Quanto a idade eu não sei se é mto novo pra operar. Mas se ele não reclama nem nada, não deve estar atrapalhando a vida dele, e nem doendo. Mas tem que ficar atento.... a hérnia umbilical ela mtas vezes some com uns 8 meses, mas a inguinal não.....Quanto a reproduzir normal, não tem problema algum. Ele pode ter nascido ou não com a hérnia....disso o criador não tem culpa. Limpar o olhinho, limpa com soro fisiologico, e algodão, é uma questão de costume, no começo eles naõ gostam, mas depois eles deixam, mas tem que limpar, já pra ir acostumando com isso. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiie Carol tudo bem?
    tenho uma cachorrinha com quase 1 ano e nasceu uma hérnia acima do umbigo,e agora ela esta mancando da patinha esquerda do lado da hérnia vai precisar de cirugia?

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo! nasceu agora com 1 ano? parece que é uma hérnia inguinal e não umbilical.. se é do lado da perna, e ela manca... a hernia inguinal, se for no caso, o que eu acho q é... vai ter que operar sim...

    ResponderExcluir
  16. OI Carol , tudo bem?
    então tenho um Shih Tzu, ele tem 9 meses, e sempre teve hernia, so que ontem eu e minha mãe vimos que a ernia sumiu, e ao lado do orgão genital dele apareceu um caroço, poderia ser a hernia que desceu??
    Sem contar que ele é muito ativo, adora correr, brincar.Tanto que um do seus brinquedos favoritos e a garrafa de peti( REFRIGERANTE)pelo barulho que faz quando é empurrada,rs. e Ontem notamos que ele estava muito quieto,nõ quis brincar.Quando chamamos para passear não reagiu, mal mal olhou, sendo que o normal ele fica doido quando chamamos e se demorar ele até chora, será que isso pode ser sintomas de algum problema com a hernia? Beijos e Obrigada :8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo. Eu não sei, essa hernia q tinha, era na barriga mesmo? eu não sei se pode descer ou não...mas é mta coincidencia ela sumir e aparece mais abaixo. Deve ter a ver sim com o caroço. O indicado é voce levar no veterinario, não tem o que fazer.... se ele não reage não é boa coisa...

      Excluir
  17. nossa muito bem esclarecida , estava preocupada com isso comprei uma shit tzu e ela tem hernia o canil não me avisou d nada e como pegeui muito amor por ela não fui d atras estou com ela e cuidando muito bem , apenas estava preocupada se vai ser perigoso pra ela , obrigada pelo carinho a tods q vcs explica muito bem...

    ResponderExcluir
  18. Adorei o site e a matéria sobre Hernia umbilical.
    Quando fui buscar minha cachorrinha no Canil,logo nos apaixonamos por ela.Horas depois ficamos sabendo que ela foi vendida por um preço menor por ter a Hérnia.A veterinária nos sugeriu devolver ou trocar,mas jamais teríamos coragem de nos afastar da nossa Melzinha linda.
    Bjs e Parabéns pelo site liindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver devolver por causa da hernia.... e vender mais barato. Na maioria das vezes a hernia some, e qdo não some nem atrapalha... so se for uma hernia enorme. Ridiculo a vet falar pra devolver.... beijos e muito obrigada!

      Excluir
  19. Olá, minha cadelinha Flor, não é uma shitzu, e ela tem uma hernia...Ela tem 6 aninhos,e sua hérnia tem 2cm, queria saber se ela corre algum risco pois queremos bota-lá pra cruzar....Ela nunca se incomodou com a hérnia....Você sabe se ela pode cruzar ?
    Grata,
    Violeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 anos ja esta no limite de acasalar... mas se ela tem uma boa saude, não tem problema. já ouvi falar de criadores q acasalam sem problemas com hernia, mas 2cm não é muito pequena....

      Excluir
  20. obrigada! so seria perigoso se fosse mto grande e se incomodasse a shihtzu....

    ResponderExcluir
  21. Comprei um shih tzu e após dois dias percebi a hérnia umbilical, o veterinário me falou que eu poderia usar uma moeda de 1,00 e enfaixar o local por 30 dias, pois assim a hérnia se fechará e não será necessário cirurgia. Isso procede?

    ResponderExcluir
  22. Podes fazer isso... mas esse tipo de hérnia sai mais tarde. com 5, 6 meses sai, desaparece. Cirurgia só se ela for enorme......

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho uma yorkshire que tem hérnia umbilical pequena, e ela cruzou com um yorkshire micro bem pequeno, não sabia se poderia ter algum problema na gestação só soube agora através de um amigo que tem uma poodle que tambem tem hérnia umbilical, segundo ele o veterinário disse que ele não poderia cruzar a cadela dele. isso fará mal a minha cadela mesmo?? mesmo a hérnia sendo pequena???
    Me ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema se a hérnia é pequena...

      Excluir
  24. Olá boa noite ganhei meu filhote shih tzu com 4 meses e percebi que ele temuma bolinha na barriga, essa bolinha e menor q uma bola de gude mas quando toco é mole como se fosse um caroço de água, isso é uma hérnia? ?

    ResponderExcluir
  25. Sim, é bem provável que seja, é uma bolinha molinha , claro q tem casos q elas são duras. Espera até uns 8 meses , que ela vai sumir, 90% das hérnias somem com a idade. E tb se ela não for enorme, dá pra conviver normalmente... não atrapalha.

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Tenho uma shih tzu , ela esta com 3 meses que ela hernia tadinha fiquei tão preocupada, mais depois de ver suas respostas fiquei mais tranquila, mais o que esta mim incomodando é o fato de ultimamamente ela esta comendo seu coco, o que eu faço pra ela parar e se isso pode trazer algum problema pra ela ???

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Comprei uma fêmea em um canil no Estado de São Paulo, o Mix Brasil, e ela veio com hérnia umbilical, com as pernas traseiras arqueadas, com contrato assinado, promessa de pedigree, que nunca recebi, microchipado, etc., etc. Já tinha comprado um macho antes, do qual também não recebi o pedigree. Amo os meus shih-tzus. Hoje tenho 3 adultos, 1 com 9 meses e estou com 2 filhotes com 2 meses e meio. Dois dos filhotes da última ninhada nasceram com pequenas hérnias umbilicais e um da primeira com uma pequena hérnia umbilical que aumentou após vômitos. Até hoje não precisei submeter a minha mãezona shih-tzu à cirurgia. Ela teve os filhotes sem problemas, com minha ajuda, mas a hérnia não aumentou. Parabenizo a vocês pelo cuidado e pelas informações que nos passam para melhor cuidarmos dos nossos mimosos shih-tzus. Thereza Burgos - Palmeira dos Índios - Alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a hérnia é até comum digamos assim, pois depois ela acaba sumindo se for pequena... geralmente aos 6 meses ela some. Nossa mas qto ao pedigree, duas vezes vc comprou sem receber? Eu já registro os filhotes com 30 dias, dai qdo eu envio já vai junto dentro da caixa.... é barato registrar não entendo pq é tão dificil entregar o pedigree, prometer e não entregar.... a pessoa se suja por pouca coisa... mas...eu faço o que eu tenho que fazer... Obrigada!!!

      Excluir
  28. O meu filhote fez a cirurgia com 5 meses pois a hérnia dele era beeemm grande, mas agora dia 26 de outubro vão fazer 2 meses da cirurgia e logo onde foi a cicatriz apareceu agora outra bolinha (bem menor que a hérnia) e durinha, o que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que é, pode ser até uma outra hérnia, ou o veterinário não tirou direito e voltou... só indo no veterinário pra saber.... até pq apareceu no mesmo lugar da outra... volta lá!

      Excluir
  29. Estou desesperada, me ajudem! Tenho uma vira latinha com 1 ano, e sem que quisessemos ela engravidou, ela tem uma hernia na barriga que nem cresce e nem diminui, estou morrendo de medo dela abrir, estourar qd a barriga começar a crescer... Como devo proceder? Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a hérnia é pequena, não vai ter problema...e mesmo agora, ela gravida não tem o que fazer... é pequena??

      Excluir
    2. E pequena, mas eu notei que ela esta crescendo, ja ficou um pouco maior, como devo proceder?

      Excluir
    3. Isso não é bom... o certo é ela não crescer mais....eu levaria no veterinário pra dar uma olhada...

      Excluir
  30. Me chamo Rose e tenho uma filhote de Shitzu com 2 meses, ela tem uma hérnia umbilical, e como comprei de uma criadora de São Paulo não vi a filhote pessoalmente, só por fotos, e este fim de semana a criadora trouxe até minha casa, percebi por algumas fotos que a mãe tem uma "bolinha" na região umbilical, e todos os filhotes desta ninhada vieram com hérnia, você acha que isso é hereditário (genético) e se corre o risco dela cruzar e ter a ninhada com hérnia também?

    Agradeço desde já.
    Rose - São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir
  31. Sim, a hérnia pode ser herdada ou adquirida... mas acho que no teu caso é herdada, já que a mãe e os irmãos tem. Se for uma hérnia pequena ela pode até sumir com uns 6 meses. Mas se ela permanecer e pequena, não tem problema. Se a hérnia da sua for mesmo herdada, sim os filhotes tem grandes chances de nascerem com ela. Você tem que descobrir se a mãe dela já nasceu com hérnia ou adquiriu.... e se o pai tem tb. Daí voce vai saber....

    ResponderExcluir
  32. minha shitzu tem 11 meses e ainda tem a hernia ela pode ter filhotes
    eu nao sei se e herdada ou nao

    ResponderExcluir
  33. depende , se for pequena dá...tem q saber se é considerada grande, ou pequena...

    ResponderExcluir
  34. ela nao se incomoda nao ela de ter 1 cm ou2 pq cresce diminui mas e bem pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela cresce e diminui é isso? se for de 1cm é pequena, mas essa questão de aumentar é q tem q ver .....

      Excluir
    2. Esse blog é maravilhoso pois me esclarece qualquer duvida.
      amo minha filhotinha Kira e quero o melhor pra ela e você me ajuda muito.
      Vou analisar esta bolinha dela pois não tem nem um centimetro.
      OBRIGADA BEIJOS NICOLY

      Excluir
    3. ola tive uma dadelinha shih tzu teve 5 filhotes 4 vieram com uma bolinha na barriga muito mole não e muito grande e teve um que não tem nada

      Excluir
    4. é hérnia sim, ela vai sumir com o tempo. Se quiser me mandar uma foto pra ver o tamanho...pode mandar.

      Excluir
  35. quanto custa uma cirurgia para retirar a hérnia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média uma cirurgia simples custa 300,00 já com anestesia ( 150,00) mas isso vai depender da clinica né..

      Excluir
  36. carol minha bb tem hernia ela tem 37 dias.veio com 27 dias e nao tinha.pq apareceu agora? no lugar o umbigo tinha casquinha.e pequena a hernia mas ela ainda e um bb.sera q some? se precisar de cirurgia quem me vendeu tem q me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noossa, te entregaram cm 27 dias, tá brincando!! que loucura isso.... Sim a hérnia pode ocorrer, mas tende a sumir... com uns 6 meses mais ou menos. Mas o que vc esta dando pro bebe comer?? pq nessa idade eles ainda mamam....

      Excluir
  37. Olá tem algum problema de por a fêmea para crusa com ela tendo uma ernia dê menos de um centímetro ela pode aumentar ou estourar ou acontece alguma outra coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da hérnia. Eu pediria a opinião de um veterinario, acredito que se for uma hérnia "molinha" não tenha problema, mas se ela for mais rígida, acho que não...

      Excluir

Mon Amour Megan