.::A Linguagem Canina::.

Pesquisando na internet sobre shih tzus ( pra variar) e cães em geral, acabei achando um site que falava de linguagem canina de uma forma bem legal e achei útil colocar aqui, até pra mim mesmo e claro pra quem visita o nosso site.



.::IMPORTÂNCIA ::.
O relacionamento com seu cãozinho será harmonioso, se a comunicação entre vocês for muito clara desde os primeiros contatos.
Compreender e corresponder aos seus sentimentos através da vocalização, gestos, expressões faciais, posturas corporais e ações corretas, são fundamentais para que ele aprenda todos os seus direitos e deveres desde pequeno. Dessa maneira todas as tarefas rotineiras, os cuidados durante o processo educativo, as brincadeiras, as aulas de adestramento e as punições aplicadas corretamente (quando necessárias), serão interpretadas, entendidas e memorizadas em um curto espaço de tempo.
Parece muito simples ... mas não é! É necessário muita convivência, observação, paciência, persistência, e principalmente sensibilidade para saber exatamente o que se passa na cabeça do filhote nas mais diversas situações.

.::VOCALIZAÇÕES ::.

Significados possíveis dessas vocalizações:

LATIR – cumprimento, pedido, aviso, irritação, insatisfação.
ROSNAR – ameaça, irritação, agressividade.
GEMER – manha, tristeza, dor, desconforto.
CHORAR – tristeza, dor, medo, insatisfação, alegria.
GANIR – medo, dor, desconforto.
UIVAR – tristeza, medo, solidão.

.::POSTURAS ::.

Significado mais provável dessas posturas:

CAUDA ABANANDO PARA O ALTO - receptividade, alegria, simpatia.
CAUDA ABANANDO PARA BAIXO - submissão, apreensão, insegurança.
CAUDA ESCONDIDA ENTRE AS PATAS - medo, submissão, desconfiança.
ORELHAS EM PÉ - atenção, alerta, perigo.
ORELHAS VOLTADAS PARA TRÁS - medo, insegurança, submissão.
PÊLOS ERIÇADOS, LÁBIOS RETRAÍDOS E DENTES A MOSTRA - ameaça, irritação,
agressividade.
BOCA ABERTA COM A LÍNGUA PARA FORA - contente, excitado, cansado.
CABEÇA BAIXA - dor, medo, desconfiança, tristeza.
CABEÇA INCLINADA PARA O LADO - atenção, alerta, concentração.
DEITAR-SE DE BARRIGA PARA CIMA - submissão, docilidade, amizade, confiança.

.::SENTIMENTOS ::.

Como um cãozinho demonstra esses sentimentos:

ALEGRIA – movimenta-se rápido correndo de um lado para outro, próximo a você. Apresenta uma feição eufórica com a boca aberta, língua para fora e abanando a cauda levantada rapidamente. Busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você, podendo saltar em sua direção para lamber e/ou mordiscar, latindo e choramingando ao mesmo tempo. Em casos extremos urina de euforia.

MEDO – afasta-se de local em que você se encontra, andando com o corpo todo trêmulo, com feição de pavor, cabeça baixa, sem coragem de olhar nos seus olhos e o rabo entre as patas. Procura um lugar seguro, onde possa se “entocar”, ficando fora do seu alcance. Em casos extremos urina de medo.


TIMIDEZ – movimenta-se com cautela, andando de cabeça baixa e com a cauda abanando para baixo, aproximando e afastando várias vezes do local onde você se encontra, demonstrando ao mesmo tempo medo e vontade de interagir com você. Permanece a uma distância segura, com feição de desconfiança: cabeça de lado, orelhas em pé e olhos fixos atentos em você.


MÁGOA – ignora seus chamados, apresentando feição de desprezo e evita olhar nos seus olhos. Não demonstra interesse por nenhuma brincadeira, procurando se refugiar em ambientes com pouco movimento e se possível, longe de você.


FAZ UM PEDIDO – olha alternadamente para a pessoa e o objeto e/ou local que almeja, cutucando suas patas no objeto e/ou caminhando em direção ao local desejado. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.


PEDE PARA BRINCAR – traz o brinquedo e joga na sua frente, agacha a parte da frente do corpo, fica olhando para o brinquedo e para você. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.

Fonte: pediatria canina

2 Comentários:

  1. muito boas essas dicas!! adorei o site!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-IIII!
    Super dicas hein amiga?!
    Agora posso entender um pouco mais sobre meus "anjos de 4 patas" que amo demaissssssssssssssss...rsrs....cherim.

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan