Curiosidades


Sobre a saúde


¤ O cordão umbilical de um cãozinho recém-nascido cai por volta do 3º dia de vida.
¤ A cor da íris em todo recém-nascido é cinza azulada, mudando para a coloração adulta por volta do 2º mês.
¤ A freqüência dos batimentos cardíacos em um recém-nascido é superior a 200 batimentos por minuto, enquanto que a freqüência respiratória gira em torno de 15 a 35 movimentos por minuto.
¤ A temperatura corpórea de um recém-nascido é de aproximadamente 35,5ºC, chegando na temperatura normal de um cão adulto no primeiro mês de vida (37,5~38ºC).
¤ Um cãozinho possui 28 dentes de leite e um cão adulto 42 dentes permanentes, sendo a erupção um pouco mais precoce em fêmeas, de raças de porte grande e nascidas no verão.
¤ Quando um filhote ingere satisfatoriamente o colostro nas primeiras 24 horas de vida, seu nível de anticorpos circulantes no sangue é muito próximo ao da mãe.
¤ Um cãozinho de 3 dias ingere aproximadamente 20% de seu peso corpóreo em leite materno por dia, enquanto que um filhote de 3 semanas ingere em torno de 40%.
¤ O leite de cadela possui mais proteínas, gorduras e calorias que o leite de vaca. Em contrapartida, o leite de vaca possui mais carboidratos e é isso que provoca diarréia em cãezinhos alimentados com esse leite, e não a gordura como pensa a maioria.
¤ Um cãozinho bebe diariamente aproximadamente 50ml de água por kilo de peso, sendo que a água corresponde por cerca de 80% do peso corpóreo em um recém-nascido, e aproximadamente 65% em um cão adulto.
¤ Um filhote pode perder quase toda sua gordura corpórea, metade de sua musculatura e ainda assim sobreviver, desde que esteja bem hidratado. Mas em casos de desidratação severa (acima de 10% de seu peso corpóreo) o risco de vida altíssimo, mesmo que o filhote esteja em seu peso normal.
¤ O corte de cauda (caudectomia) e a excisão dos primeiros dígitos, quando necessários, devem ser realizados antes que o cãozinho complete uma semana de idade.
¤ A idade ideal para se realizar o corte de orelhas (conchotomia) em um filhote, gira em torno do 4º mês de vida, variando de acordo com o porte e a raça.


Sobre o Desenvolvimento


¤ Cãezinhos sadios alimentados adequadamente pela mãe, dobram seu peso de nascimento por volta do 10º dia de vida.
¤ Os olhos e as orelhas de um cãozinho abrem-se aproximadamenta na 2ª semana de vida.
¤ As erupções dos dentes de leite iniciam-se na 3ª semana de vida e terminam por volta de 2 meses.
¤ O sistema imunológico de um cãozinho começa a produz anticorpos e células de defesa a partir da 4ª semana de vida.
¤ Os testículos de um cãozinho migram para o saco escrotal até o 2º mês de vida.
¤ Filhotes de raças miniatura crescem aproximadamente até o 5º mês de vida, enquanto que nas raças gigantes eles podem crescer até um ano e meio.
¤ Um cãozinho recém-nascido rasteja relativamente bem, sustenta seu próprio corpo por volta da 3ª semana, anda com facilidade por volta da 4ª semana e consegue correr a partir da 5ª semana de idade.
¤ Os três primeiros meses são os mais importantes na vida de um cão, e quanto mais experiências ele acumular convivendo com seres humanos, outros animais e explorando o ambiente onde vive, mais desenvolvido será o seu cérebro.
¤ A audição, a visão e o olfato estão bem desenvolvidos por volta da 6ª semana de vida, sendo os sentidos mais utilizados durante a fase explorativa de um cãozinho.
¤ A audição de um cãozinho é em média quatro vezes mais sensível que a humana, além de captar sons com uma maior amplitude de freqüência.
¤ A visão de um cãozinho é mais sensível e percebe movimentações bem melhor que nós. Em contrapartida, eles enxergam com menos nitidez, menos foco e com uma variação de cores limitada.
¤ O olfato é o sentido mais apurado e desenvolvido de um cãozinho. Ele consegue identificar e diferenciar muitos odores que nós sequer sentimos. Possuem aproximadamente 40 vezes mais células odoríferas (que detectam o cheiro) que nós.


Sobre o Comportamento


¤ Os filhotes ficam bem juntinhos da mãe e/ou “embolados” entre si nas 3 primeiras semanas de vida para se manterem aquecidos e seguros.
¤ Cãezinhos com até 3 semanas de idade necessitam da estimulação materna para defecar e urinar. A cadela lambe os genitais de cada um várias vezes ao dia, ingerindo tudo para esconder “provas” da existência de filhotes indefesos.
¤ É comum a cadela regurgitar toda a ração instintivamente, a fim de oferecer um novo tipo de alimento (semi-sólido) à sua ninhada durante a fase de desmame.
¤ Os cãezinhos brincam muito entre si e mais intensamente a partir da 5ª semana, desenvolvendo rapidamente suas habilidades físicas e mentais e aprendendo a trabalhar em equipe, sempre respeitando a mãe como líder da matilha.
¤ O filhote começa a explorar efetivamente o ambiente onde vive a partir da 6ª semana, quando se encontra relativamente bem desenvolvido (coordenação motora, equilíbrio, reflexos, sentidos apurados) e ao mesmo tempo confiante.
¤ Quando um cãozinho “encara” outro ficando ambos imóveis, aquele que mantém o contato visual direto por mais tempo estabelece uma demonstração de dominância.
¤ Um filhote ao montar em outro, não apresenta intenção sexual. É apenas uma demonstração de autoridade, assim como colocar uma pata no ombro, morder o focinho ou manter a cabeça na nuca de outro cão.
¤ Um cãozinho dominante prefere guardar e esconder seus brinquedos após as brincadeiras, enquanto um filhote submisso deixa-os largados no ambiente.
¤ Um cãozinho que lambe o rosto de outro cão, de um gato, ou mesmo de uma pessoa, demonstra claramente submissão.
¤ Quando um filhote defeca, ele elimina junto com as fezes uma secreção das glândulas anais, que serve para identificá-lo e marcar seu território. A urina, a saliva, a cera do ouvido e suor de seus coxins (almofadinhas) também auxiliam nessa marcação.
¤ Um cãozinho demonstra prazer e alegria quando deita e rola no chão, esfregando delicadamente seu rosto e suas costas.
¤ Filhotes adoram morder e destruir nossos pertences (chinelos, sapatos, meias, roupas), pois preferem se divertir com objetos e materiais com cheiros familiares.
¤ Todo cãozinho adora brincar e perseguir tudo que se move (brinquedos, bicicletas, animais, etc.) pelo instinto de caça que possui em maior ou menor grau.
¤ É muito freqüente filhotes morderem e destruírem objetos da casa quando ficam muito tempo sozinhos. Isso ocorre por solidão, tristeza, ansiedade, e não por vingança.
¤ Cãezinhos estragam jardins, canteiros e vasos em busca de alimentos, para preparar uma cama macia e descansar ou simplesmente por pura diversão.
Fonte: Pediatria Animal.

2 Comentários:

  1. Tenho 2 filhos sendo que o meu macho tem tipo um fundo na cabeça que vem do nariz, ate a região da cabeça, será que isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n entendi... tem uma foto, ou podes me explicar melhor?

      Excluir

Mon Amour Megan