Como Tirar Nós do Shih Tzu

Bom...
Vou fazer este post pois teve muitas pessoas me ligaram aqui em casa me pedindo uma ajuda de como tirar os nós do shih tzu que parecem impossíveis de serem tirados!

E não é falta de escovação, pois mesmo que você escove todo santo dia, tem sempre um nó, eles mesmo formam brincando sozinho ou se tiver outro cãozinho em casa, com certeza vai ajudar a formar bastante.


Se tiver alguém para ajudar , melhor! Um segura e o outro tira.


Vai precisar de um tempo e muita paciência, mesmo porque o cão vai precisar de um intervalo! Não adianta pega e ficar horas direto tentando, pois uma hora o cão cansa e não vai deixa você tirar de jeito nenhum! tira um pouco, e dá um intervalinho e pega ele denovo. Se possível corte "doguitos" aquele bifinho, em pedacinhos bem pequenininho e vai dando quando ele se comportar bem, ele vai adorar!


Tem que ser tudo tirado antes do banho, pois no banho o nó aumenta.

O que você precisa ter?

  1. Escova de pinos
  2. Rasqueadeira
  3. Pente de ferro
  4. Pente fino ( aquele usado no salão de beleza).
  5. Desembolador
  6. Spray desenbolador de nós da petsociety( ajuda bastante)
  7. Secador
  8. Mesa qualquer.
  9. Calma e Paciência.

Antes de mais nada você precisa saber que o cão não tem paciência, e quase sempre não fica na posição que a gente quer... as minhas sempre ficam só de um lado, para conseguir virar elas do outro lado é bem dificil.

Coloca o cão na mesa e começa a escovar normal, procurando os nós.

Quando avistar o nó coloque o spray ( tape o nó todo com o spray) e com os dedos vai abrindo o nó, demora mas vale a pena.

Quando abrir, liga o secador emcima do nó,( não muito quente e não muito perto também) e vai passando a rasqueadeira, pois o spray ativa com o calor do secador. ( só não passe na barriga e genitália)

Se você ver que não está adiantando, vai passando o desembolador ( só se for um nó grande) dependendo do nó, aqueles nós que ficam rente a pele, tome cuidado e só tire com os dedos e só depois tente o pente fino.


Use aqueles prendedores de salão de beleza para separar o pêlo dos nós.

Se você achar que o nó está muito grande use o desembolador e dependendo do local, cuidado se você pretende levá-lo as exposições para não arrancar muito pêlo, mas fora isso você pode usar normal. Mas se o nó for pequeno, use os pentes e a rasqueadeira, você vai vendo a sua necessidade....


Geralmente os nós se formam nas patinhas e bundinha.

O segredo é abrir bem os nós com os dedos pois isso simplifica muito o nó.

As vezes parece impossível de tirar e dá até um desespero....mas no fim vai sair.


Se mesmo assim, não sair, leve ele no chuveiro ( ou onde você dá banho) e dê um banho de creme nele, como se fosse tomar banho....lava com shampoo e depois coloca bastante condicionador nele, e vai tentando tirar no chuveiro mesmo com os dedos o que você puder. Depois enxagua, e seque o cão normalmente e faça o processo anterior para ver se melhora.


Na petshop eles até tiram os nós, só que eles arrancam mesmo, com desembolador direto porque eles não tem tempo e nem podem perder tempo. Ai o pêlo acaba ficando muito ralo.


Ou quem não tem essa disponibilidade de tempo, como eu sempre falo, tose-o com a tosinha filhote, mas não na máquina e sim na tesoura!


Tente usar sempre um shampoo e condicionador de boa qualidade e que seja para cães!
Abraços
Carolina.

16 Comentários:

  1. Oi, qual a melhor escova? Pois entrei no site UzeZoo e tem diversas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada amiga... Eu já estava quase levando minha Maya para tosar na máquina... Bjs, amo este Blog....

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando dicas e encontrei essas. Adorei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado carolina, é assim mesmo que eu faço, mais o meu grande problema é que não estou em casa por 15 dias , e quem estar tomando conta da minha filhota, que se chama BRisa é meu caseiro, no qual me afirmou que os nó pequenos ele conseguiu tirar más que tem um próximo ao pescoço grande, e que não estar conseguindo tirá-lo, o que faço? quando eu voltar eu consigo? pois tenho mais paciência......e não gostaria de cortar o pêlo, se poder me ajudar meu E-mail é luiza_adriana@oi.com.br.Obrigado ,Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ponha um pouco de maisena proximo a raiz dos pelos massageie e va tirando com os dedos aos poucos // tambem utilize a rasqueadeira mas com cuidado// a maisena ajuda a tirar todos nós

      Excluir
  5. É que o local é ruim mesmo, o pescoço.... eu não sei da sua , mas os meus ficam quietos e eu consigo sempre tirar qdo aparece.... sempre dá pra tirar, mas demanda mto tempo e paciencia.... falo de horas tirando....

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!

    O meu de 3 meses está cheio de nós, tadinho!
    todos os dias escovo os pêlos, e não tem jeito fico desesperada...
    Mais com essa dica vou tentar, vamos ver se funciona com ele.

    ResponderExcluir
  7. Nossa !!! a-do-rei a minha pequena estava com muuuito Nó tadinha , pensei que nao ia mais ter concertto :( estava querendo passar a maquininha nela , Obrigadaa'

    ResponderExcluir
  8. ola, tenho uma shi tzu de 1 ano e meio, ela esta muito embolada, não sei o que fazer pois não quero tosa-la na zero, mas ela e muito inquieta e não me deixa desembola-la, ela tem muitos nós nas pernas traseiras e pescoço... passar oleo de uva ajuda a desembolar?

    ResponderExcluir
  9. no pescoço realmente é o pior lugar...rs Mas oleo de uva?? não, não nenhum oleo...vc precisa secar o nó e não deixar oleoso... coloca bastante talco nele e vai abrindo com os dedos o máximo que puder, pra poder abrir com a escova depois... mas se ela não pára quieta é complicado. Vc pode mandar tosa-la um pouco... não precisa ser no zero...

    ResponderExcluir
  10. tenho uma mocinha de 1 aninho, q tb ta cheia de nos, e pra ajudar e daquelas q não para quieta e odeia secador, pra seca-la depois do banho e uma luta imagina horas tirando nós kkkk ate pra escova-la ta dificil pq realmente e muito agitada, ja ta toda desigual, pq fui cortando onde achei q não tinha jeito, tb tava pensando e passar a maquina, mas agora com as dicas vou tentar

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol,

    Tenho uma lhasa (Lana) de 10 meses. Ela é linda e bem comportada e tem o pelo bem longo. O pelo nunca foi cortado e é maravilhoso, sedoso, brilhante e sem problemas de queda. Escovo o pelo da Lana todos os dias e dificilmente encontro um nó. E quando encontro ela fica quietinha até eu tirar. Faço isso com muita calma e bem devagar para não machucá-la. Acho que por isso ela sempre fica quietinha e no final sempre ganha um biscoitinho para cães. Tenho apenas uma dúvida. Eu moro em BH (temperatura média no verão em torno de 28 a 29º C, sendo que em algumas ocasiões temos temperaturas mais altas, em torno de 34 a 35ºC) e também moro em um apartamento com cobertura. Eu adoro o pelo longo da Lana e gostaria de mantê-la sempre com o pelo longo, sendo que não é problema para mim os cuidados que tenho que ter com o pelo, como a escovação diária. Ela só fica sozinha em casa o dia todo na quinta e na sexta, nos outros dias, trabalho só meio horário. Quando saio de casa uma das janelas fica sempre aberta e a porta que vai para a cobertura (que só bate sol pela manhã até aproximadamente 9 horas) também fica aberta, dessa forma ela sempre tem acesso à área externa que também é coberta por um telhado e sempre venta muito. Minha dúvida é se eu mantiver o pelo longo será um problema para ela, talvez por eu morar em uma cidade com temperaturas mais altas o melhor seria mantê-la com pelo curto. Não sei se estou causando desconforto para ela e principalmente prejudicando sua saúde, por mais que goste de pelo logo, o que quero mesmo é o bem estar dela, pois sou completamente apaixonada por ela. O que voçe acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... voce que observa ela o que voce ve? ela sente mto calor? fica agoniada? pq os meus não sofrem não, sempre uso ventilador ( pois não gosto deles no ar condicionado ) mas isso depende do cão. Vc pode aparar um pouco quem sabe...fica legal tb! eles ficam bemmm fofinhos!

      Excluir
  12. Olá ,sou Ester, tenho uma shih tzu de um ano ,ela esta com um nó enorme no pescoço , eu escovo ela todo dia mais nao adianta ,tambem tem nós pelo corpo.O que eu faço?

    ResponderExcluir
  13. QUANDO VOCE FALA EM SHAMPOO E CREME DE QUALIDADE, TENHO UMA SHITZU E QUAL E O QUE VC RECOMENDA,INCLUSIVE ME INDIQUE A MARCA. OBRIGADO. MARLI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falo em produtos importados mesmo, que são os melhores. Algumas marcas famosas são : All System ( que vai de shampoos, máscaras à escovas ) e a Day to Day. Algumas pessoas vendem aqui no brasil e posso te indicar , eles vendem pelo facebook mesmo ok? Segue o link :https://www.facebook.com/bernardi.petimport/media_set?set=a.234598710079494.1073741854.100005880997522&type=3

      Excluir

Mon Amour Megan