Quem Manda Na Sua Casa???


A relação entre um cão e seu dono sempre funciona da mesma forma: um manda e o outro obedece. A função de mandar cabe sempre ao líder.

Numa matilha sempre haverá um cão que mandará, aos outros caberá aceitar as decisões do líder e obedecer. Quando falamos de um cão e seu dono a relação se repete. Um cão mandar em seu dono é uma situação muito mais comum do que se imagina. Existem casos óbvios de cães que mandam em donos. Casos em que qualquer pessoa percebe. O dono dá alguma ordem, e o cão nem toma conhecimento. Normalmente estes cães são verdadeiras pragas, destrutivos, sem nenhum limite. O dono é incapaz de se impor.

Muitos donos, no entanto, são dominados por seus cães sem perceber. Normalmente são cães obedientes, bonzinhos, carinhosos, e muito malandros. Eles mandam nos donos de forma tão doce, que os donos nem percebem que estão sendo mandados...hehehe

Você sabe mesmo quem manda na sua relação com seu cachorro? Então vamos lá:


Veja as situações abaixo, e veja em quantas você já esteve...ou está. rs



  • O filhote passa sua primeira noite sozinho e chora sem parar. Você, com medo de incomodar os vizinhos, vai até onde ele está para acalmá-lo.

  • Você está comendo e seu filhote fica te pedindo comida: late; pula; tenta roubar a comida, etc. Você acaba se enchendo e dá logo alguma coisa, só para ele parar de te infernizar. ( olha o que foi falado no post anteior...)

  • Você não consegue fazer com que ele não pule em você, e nas visitas.Você vai passear com seu cachorro, e ele te puxa até que você vá para onde ele quer, na velocidade que ele quer. Seu cão vem te pedir carinho, mas não aceita que você esteja ocupado.

  • Ele fica insistindo, até que você dê atenção a ele.

  • Você chama, e ele não vem até voce.

  • Ele pega alguma coisa sua e sai correndo, certo de que você correrá atrás dele.

Ele adora esta brincadeira!
Se estas situações são comuns no convívio com seu cão, significa que ele é bem mais esperto do que você imaginava. Perceba que em todos os casos o que prevalece é a vontade do cão, não a do dono. Isto é liderança. Mas não se afobe! Isto tem cura! O que você deve fazer é ensinar o seu cão a obedecer, isto é: adestrá-lo.

O adestramento de um cão é exatamente isto: ensinar o cão a obedecer. A vontade do dono deve ser suprema. À primeira vista isto pode parecer muito autoritário, mas não é. Os cães funcionam desta forma há séculos.

Você pode adestrá-lo sozinho, existem livros que ensinam como você pode adestra-lo; ou pode procurar a ajuda de um profissional. O importante é você deixar claro para o seu cão que o líder é você. A primeira coisa que você deve fazer é deixar bem claro ao seu cão o que você GOSTA que ele faça, e o que você NÃO GOSTA. É bem simples: quando ele fizer algo que você gosta, elogie-o, faça carinho, dê um doguitos( pedacinho), etc... E quando o que ele estiver fazendo alguma coisa que você não queira, brigue com ele, dê uma bronca. Mas cuidado! Se ele estiver fazendo algo só para chamar sua atenção, uma bronca irá recompensa-lo, por que de uma forma ou de outra você está dando atenção a ele, que era o que ele queria. Quando você perceber que a situação é esta ignore-o. Nada é mais negativo para seu cão do que ser ignorado, logo ele mudará de atitude. Esta, aliás, é a melhor forma de evitar que seu cão pule em você.



  • Evitando os pulos Faça o seguinte: vá brincar com seu cão; estimule-o a pular em você (bata palmas, faça bagunça com ele, etc); no momento em que ele pular, vire imediatamente de costa para ele, olhe para cima, como se ele não estivesse lá. Ele ficará muito frustrado. Espere alguns segundos e repita o mesmo exercício. A idéia é que você brinque com ele até que ele pule, então você pára. Não vai demorar muito para ele perceber que o que faz você ignorá-lo é o pulo. Então ele irá experimentar não pular. Pronto! Você chegou onde queria! Faça muita festa!! Dê um biscoito (é sempre bom ter alguns à mão), ou mesmo dê um brinquedo pra ele. O importante aqui é que suas reações sejam imediatas. Deixe bem claro que o que você não gosta é do pulo, mas enquanto ele fica no chão a brincadeira não acaba.

Os cães costumam gostar de ser adestrados. Para ele é tudo uma brincadeira, e quando ele acerta, ganha um prêmio. E quando o prêmio é um elogio seu, ele ganha o dia.

Seu cão fará tudo para vê-lo feliz, desde que ele saiba o que te faz feliz.

É só você mostrar...
Foto: sim, é um shih tzu...rs

2 Comentários:

  1. eu tenho uma filhote shih tzu e ela ta comigo a 3 semanas de um tempo pra cá ela vem querendo morder td mundo comprei brinquedos, mais nao adianta e quando agente fala nao ela rosna, dou comida para ela pensando que é fome mais nao é eu nao sei o que é estou preocupada porque quando ela crescer isso pode piorar

    ResponderExcluir
  2. Não...não vai piorar, ele é filhote certo?
    É normal, estão nascendo os dentinhos, e coça demais! e eles tem essa necessidade de morder, roer, e eles gostam mais de sapatos, madeira, pé de mesa, até parede..rsrsrs Mas depois isso passa... agora o que vc precisa resolver é a questão dele rosnar..rs
    Vc tem que deixar claro de quem manda é vc e não ele...enfrente ele! mas não bata e nem saia gritando, só fale : não! feio! não faça carinho e nem pegue no colo qdo ele estiver assim .

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan