Prognatismo No Shih Tzu

Antes de mais nada:

O Shih-Tzu é uma raça prognata!

Prognatismo - hipertrofia da mandíbula para a frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.
pro (grego) significa ‘movimento para a frente, e gnatismo, significa ‘queixo, ‘mandíbula.


Desde que seu prognatismo não seja aparente qdo a boca estivar fechada, o Prognatismo esta dentro do padrão.
O prognatismo sempre tende ao aumento. Até um ano de idade seu cão esta em formação, sendo assim vc notará q vai ter um aumento de prognatismo. Mas ñ se preocupe se o grau de prognatismo aos 60 dias for minimo é provavel q ele ficará lindo com seus dentinhos dentro da boca fechada (hehe). O estranho é alguem ou algum criador dizer q um shih tzu jamais será um cão prognata!!! Isso influencia muito pelo fato de ter o focinho muito curto... Todas as raças com focinho curto tem prognatismo.
Isso não vai afetar na saude do seu filhote (a não ser q seja muito prognata). o prognatismo normal é de menos de um dedo...

Já ouvi falar de pessoas que compraram um shih tzu e queriam devolver porque o cão veio com a "boca torta!" ou com "defeito"...peloamordedeus...Isso é absolutamente normal nas raças de focinho curto....

Antes de comprar saiba todos os detalhes do cão, estude bem para não pagar "mico".

O que realmente não pode no shih tzu é um prognatismo tão grande que apareça com a boca fechada ou a lingua chega a ficar pra fora....Isso realmente é genético e não é aceito nas exposições pq está completamente fora do padrão normal da raça....


Então curta ele ao maximo, pois não a nada melhor do q uma companhia de um cãozinho.

43 Comentários:

  1. minha irmã ganhou um Shi tzu do meu pai, e agora percebemos que ele tem um defeito no focinho... é meio torto, e bem visivel... levamos ele no veterinário, mas ele disse que não afeta em nada a vida do cãozinho a não ser a estética. Pela sua experiencia com Shi tzu, acontece com frequencia defeitos aparentes? será que não atrapalha mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi,eu nunca vi shih tzu assim, mas pode acontecer ,o que eu mais vejo é um prognatismo tão grande que o cachorrinho não fecha a boca, mas isso ocorre pq o cão demora a perder os dentes de leite e os dentes permanentes nascem junto, e fica a boca toda torta, e para isso se até os 6 meses não cairem todos os dentes, devemos extrai-los. O teu cachorrinho não vai ter problemas de saúde nem nada por causa disso, só de estética mesmo, ir em exposição essas coisas.
    Se quiseres manda uma foto pra que eu possa dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. oii gostaria de saber se um shih tzu tiver um prognatismo grave, ou seja que os dentes apareça mesmo com a boca fechada, e ele tiver um filhote esse filhote tambem tende a ser?? quero comprar um cachorrinho, achei ele lindo, está com 45 dias,mas vi as fotos da mãe dele e ela tem os dentes inferiores bem pra frente,mais que o normal em um shih tzu,o que eu faço pra saber se ele tambem vai ser assim??

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila
    Então vc tem que ver o pai tb! O ideal é que o pai tenha o minimo de prognatismo para o bb ter um prognatismo normal.


    Se quiser me mandar uma foto pode mandar ok?

    ResponderExcluir
  5. meu shih-tzu é muito prognata. os dentes ficam para fora da boca, peguei ele com 53 dias e os dentes eram perfeitos, ficou assim depois da troca. tem quase dois anos, tem jeito de corrigir? seus filhotes terão o mesmo problema?

    ResponderExcluir
  6. mais uma coisa: o prognatismo acentuado pode prejudicar a dentição no futuro? já que não utiliza os dentes na mastigação? aguardo

    ResponderExcluir
  7. Olha, não dá pra saber se os filhotes nascerão com os dentes assim, vc tem que ver os dentes dos pais, se forem assim, claro que o filhote é capaz de nascer com esse problema tb. E tem outro fator, eles tem até os 7 meses pra cair os dentes de leite, senão cairem, o permanente vai crescer e vai ficar uma dentição dupla e isso compromete toda a arcada do cão....e se extrai-los eles se posicionam corretamente. Vc vai saber então se vão ser assim pra fora, olhando os pais... pois a genética contribui muito, mas o cuidado com o crescimento dos dentes tb influencia.
    Eu não tenho nenhuma cachorra com muito prognatismo....então é mto dificil algum meu nascer assim.
    O unico jeito é aparelho ortodontico, existe sim, mas não tem em todas as cidades... vc tem que pesquisar uma clinica que trabalha com isso.

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal tenho um filhinho Shih-tzu de apenas 2 meses não posso levá-lo para fazer as necessidades na rua pois não tomou as 2 ultimas vacinas o problema é que ele faz coco na casa inteira em todo canto já segui dicas,coloquei jornal,chamei atenção dele modtrei onde ele pode fazer coco mais de nada adiantou o que faço agora ele não obedeçe e faz coco e xixi pela casa inteira a toda hora,me ajudem,desde já agradeço,Daniele.

    ResponderExcluir
  9. Daniele, com 2 meses isso é muito normal. Igual a bebê. Faça assim: quando ele for fazer xixi onde não deve, diga "não" e suspenda ele firme, mas deixe-o próximo ao chão e leve-o para o local onde deve fazer, de forma que ele aprenda o caminho no campo de visão dele. No local certo diga "aqui" e faça muito carinho. Repita, repita e repita. Se assim não funcionar compre uma caixa de transporte adequada para o tamanho dele. Você o deixará na caixa por 5 minutos a primeira vez, tira e leva direto para onde deve fazer xixi, faz carinho. Se não fizer, não tem problema. Daí deixa 10 minutos e leva de novo. E vai aumentando de 5 em 5 minutos até no máximo meia hora, não mais que isso, porque ele ainda é novinho. Procure não transmitir sua ansiedade e quando sair de casa restrinja o espaço que ele pode ficar: um quarto ou compre um cercadinho para cães. Assim evita ter que limpar a casa toda. Coloque a caminha dele e a água num canto (eles preferem próximo às portas) e o banheirinho no canto oposto. Quando começar a sair pra rua essa tormenta vai passando. O meu eu peguei quando estava de férias então fiz treinamento intensivo, em uma semana e meia ele tinha aprendido o lugar do xixi e já ia até no escuro, com alguns deslizes mais por não conseguir segurar, do que por não saber onde fazer. Já o cocô demorou 1 mês, mais ou menos e precisei restringir o espaço. E mesmo assim, como ele tinha coprofagia, até fazia no lugar certo, mas levava pra comer na sala e saia espalhando em tudo, até na caminha. Hoje ele tem quase 3 anos e é super bem educado. Tudo passa, fique tranquila para que ele fique também, esses bichinhos são muito sensíveis aos nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Andarilha
    qdo quiserem responder ao comentários, fiquem a vontade!

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. olá, tenho um filhotinho shih tzu q está com 5 meses, recentemente percebemos que com a troca da dentição ele ficou com os dentes inferiores aparecendo mesmo com a boca fechada. Esse prognatismo tende a se acentuar com o tempo?
    O que posso fazer para amenizar esse problema, estou preocupada com a saúde dele.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. bom, a troca de dentes vai até os 7 meses, se ele já trocou todos os dentes, nao vai aumentar, pq até um ano ele ainda vai se desenvolver, no caso a boca ainda pode crescer e os dentes se ajustar, mas se for genético não tem jeito. O prognatismo é normal a questão dos dentes pra fora é outro, com aparelho resolve, mas quem vai querer colocar aparelho nos dentes dos caes? deve ser horrivel pra eles....

    ResponderExcluir
  13. Meu Shihtzu ficou muito prognata, não sei o que faze existi algum procedimento cirúrgico? Acho que atrapalha a mastigação dele, essa é minha maior preocupação!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tenho um shih-tzu macho com os dentes perfeitos, ele cruzou com uma shih-tzu que tem os dentes bem pra fora, eu queria ficar com um filhote, será q ele vai ter esse mesmo problema da mãe? Ou pode ser q o pai influencie mais? Obrigada;

    ResponderExcluir
  15. com quanto tempo de vida posso saber se o meu shih-tzo vai ser proguinata ou não?

    ResponderExcluir
  16. Todo shihtzu vai ser prognata, isso faz parte do padrão, uns são mais e outros menos, mas vai ser. Desde pequenininho já dá pra ver a formação da arcada, com 2 meses, mesmo sem todos os dentinhos.

    ResponderExcluir
  17. Adeildo, Para o prognatismo eu não sei, mas para qdo os dentes ficam mto pra fora, tem o aparelho, mas não sei como é o procedimento....Mas deve ter alguma coisa que possa ser feita, mas infelizmente eu não sei.....

    ResponderExcluir
  18. Olá Angela....50% de chance pra cada lado, pode ser que uns nasçam bem prognatas e outros nem tanto.

    ResponderExcluir
  19. minha cachorrinha tem prognatismo (sim , ela é chitsu) mais os dentes de leite dela não cairam , isso tem algum problema?
    Ela tem um aninho

    ResponderExcluir
  20. Ate os 8 meses dá pra esperar, depois disso é melhor extrair... pq vai atrapalhar no desenvolvimento, pois os permanentes vao ter dificuldade para nascer... e vao ficar dentes duplos. Depois compromete até a mastigação.

    ResponderExcluir
  21. Minha Shih Tzu tem 3 meses, ela com a boquinha fechada dá pra ver levemente o branquinho dos mínimos dentes dela, as vezes acho q ao crescer ela ficará com os dentinhos dentro da boca, mas as vezes qdo a olho e vejo um sinalzinho de dente mesmo com a boca fechada penso q ela terá um prognatismo daqueles exagerados msm! na vdd, eu não sei! se o labio superior dela fosse mais gordinho, sumiria o branquinho do dente q aparece. Com essas características, vcs como especialistas sabem me dizer se ela terá dentinhos pra fora? Obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
  22. É normal, eu tb to com uma aqui com 4 meses, e ela qdo olha pra mim, aparece os dentinhos de baixo, até parece que tá rindo. é q a boca é pequenininha....dentes pra fora não vai ter, o problema é qdo a lingua chega a ficar pra fora, pq n consegue fechar a boca, mas aparecer um pouco dos dentinhos, dependendo de como ele fechou a boca é normal...as vezes eles fecham e fica o labio meio de lado...rsrsr

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho uma shih tzu de 45 dias e ela ainda não é prognata! O prognatismo dela ainda vai se desenvolver? os dentinhos dela começaram a nascer agora. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se desenvolver sim! uns mais outros menos....... ele pode ser prognata , mas não mto tb.

      Excluir
  24. Olá, é normal os dentinhos de leite ainda permenecerem o os permanentes permanentes nascerem e os de leite ainda não tiver caído? O meu tem 5 meses, estou muito preocupada!

    ResponderExcluir
  25. sim, no shihtzu é bem comum o de leite ( alguns ) não cairem e nascerem os permanentes juntos, ficando assim uma dentição dupla... em alguns casos todos ficam, e uns caem todos como deveria. Bom o teu tem até os 8 meses para cairem todos, se não ocorrer, voce deverá extraí-los com o veterinário para não comprometer a formação dos dentes. Eu já fiz isso na Madonna , ela teve q extrair cirurgicamente 9 dentes q não cairam... e está tudo retinho... mas espera até os 7 , 8 meses....

    ResponderExcluir
  26. Oi... acabei de comprar um filhote, ela tem uma distancia entre os dentes de cima com os de baixo, no caso os de baixo são mais para frente. Você acha que talvez com mudança dos dentes, ou então com o crescimento dela possa arrumar? So aparece se for abrir a boquinha dela, ela de boca fechada não aparece nada, fica super normal, próprio da raça sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal no shihtzu, eles devem ter sim essa "distância" no qual se chama prognatismo. A arcada dentária deles é para ser assim, e não vai ser nunca reta. O shihtzu não tem a arcada reta, o que não pode é ser tãooo afastadas que o cão não consiga fechar a boca, mas isso são outros casos.

      Excluir
  27. Oi estou preocupada com minha shih tzu ela está com 7 meses já perdeu todos dentes de leite mas a mandíbula dela parece que sai do lugar, sei que é normal prognatismo nesta raça mas tem momentos que parece estar mais para frente qndo acontece ela baba muito e tem dificuldade para comer e fica tristinha, em questão de 1 ou 2 dias volta ao normal, acho estranho isso... uma veterinária me falou que pode ser uma má formação e que não tem o que fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser sim uma má formação da mandibula dela, mas o shihtzu tem prognatismo sim, uns mais outros menos, mas vc levou no veterinário pra ver isso? pq ela pode ter quebrado a mandibula tb....

      Excluir
  28. Olá comprei uma shih tzu e levei ela no vete e descobri que ela tem hérnia, a hérnia pode prejudicar ela em algo? no que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende a hérnia? é umbilical, inguinal?? se for umbilical e se for pequena, ela sai com o tempo, com uns 6 meses ela some, é bem normal. Claro se ela for enorme só com cirurgia, e se for inguinal já é diferente, essa acho que deve ser operada .....

      Excluir
  29. Olá, tenho uma amiga q tem una shitzu com prognatismo exagerado, mesmo com a boca fechada os dentes inferiores ficam expostos. Gostaria de saber se isso prejudica a saúde deles e tbm se a mastigação é prejudicada. Obrigada. Andrea

    ResponderExcluir
  30. Não afeta em nada, só a estética mesmo....ela nota que ele tem dificuldade para comer ?

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma femea filhote 65 dias, gostaria de saber se tem algo que posso evitar pra que ela seja prognata, tenha os dentinhos para fora existe algo que possa ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo shihtzu é prognata, senão for dai seria estranho... prognata não quer dizer que vai ficar pra fora tá?

      Excluir
  32. Ola carol recentemente eu ganhei uma bebe shih tzu que provavelmente tem prognatismo superior a parte de baixo da boquinha e menor que a de cima mas ela come normalmente e nao aparenta dor, ela tem 50 dias sera que pode se ajeitar a parte de baixo, como estava lendo a maioria tende a de baixo ir para frente. Acha que isso pode se ajeitar com o tempo? Logico que a levarei a nossa veterinaria. Mas queria sua opniao ja que esse caso nao e tao comum como os outros prognatas! Grata desde ja bjinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, já tive um filhote que nasceu assim, e quando ficou mais velhinho arrumou sozinho... isso seria "retrognata" contrário de prognata. Se ele come perfeitamente e não prejudica ele, aguarda que com o tempo se "ajeita".

      Excluir
  33. Boa noite o meu shih tzu é ao contrario a mandibula é p traz os dentes de baixo encostam no ceu da boca e a denticao nao é completa os dentes de baixo sao poucos e tortos ja levei ele em 2 vets a ultima agora disse q é normal pq a denticao ainda ta formando mais acho q ela ta é ficando louca pq o queixo dele nao ta desenvolvendo n tem a ver com a formacao dos dentes. Ele tem 10 meses oq pode ser feito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kren, então, a vet tem razão ainda vai desenvolver. Ele não é adulto ainda. Eu já tive um filhote assim, e depois de adulto arrumou direitinho... E a dentição do shihtzu não é das melhores...eles podem ter muitos dentes e ficar tudo encavalado ou não tem dentes suficientes... Mas é um problema da raça mesmo.

      Excluir
    2. Muito obrigada com que idade o do seu arrumou??

      Excluir

Mon Amour Megan