Meu Filhote Morde! Isso é Normal?


O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXATAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos).


Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam “crescendo” até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote.
Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos “irmãozinhos”.
É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.
Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida.
Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça.
Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote.
Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.
Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.
Fonte: bitcão

5 Comentários:

  1. Oi, Boa noite!
    Tenho um filhote de 3 meses, fêmea, e ela morde muito!!!! Tentei todas as técnicas, tento impor minha autoridade, mas tenho obtido resultados.
    estou preocupada, pois tenho um bebe que está apavorado com ela, nem anda mais pela casa. O que eu faço? Amo meu filhote!!!! Quando escolhi o Shih tzu foi pelos relatos de que o seu comportamento era caracterizado pelo companherismo e doçura. Será que será agresivo? Grata Renata.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Sim, é normal nessa idade, é qdo estão nascendo os dentinhos e coça mto!!! eles ficam loucos!!!! rsrsrsrsr aqui tb acontece! eles roem muito!! O que vc pode fazer é colocar vinagre onde ela roe, ou aquele stop dog que é a mesma coisa... mas logo logo eles param de roer!
    Agressivo nunca!!!

    ResponderExcluir
  3. estou preocupada com minha femea de 4 meses ela morde muito e quando vamos tentar pega-la ela rosna e fica mordiscando ñ sei pq pois ela e shih tzu puro dentro do padrão americano e seus pais são pets show!bjs!s2s2duda

    ResponderExcluir
  4. boa tarde
    eu tenho um filhote lindo, mais ele morde tudo,quando a gente tenta fazer carrinho nele ele morde se agente anda ele morde,não sei se é porque tenho uma filha de 7anos que brinca demais com ele ai ele fica eletrico,espero que isso passe e tb gosta de dormir escondido o que eu faço ele só tem 60 dias,já tentei de tudo mais ele só morde,bjs e obrigado

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan