Maneiras de dimimuir a ansiedade quando você está ausente.





Nunca castigue seu cão quando ele destruir as coisas ou quando se comportar de forma indesejável, exercite o cão periodicamente e deixe um rádio ligado ou televisão quando você sair. Essas atitudes auxiliam muito a controlar e extinguir esses problemas de ansiedade e de comportamento.


Dicas:

  • Para dimimuir a ansiedade de seu cão, ignore-o durante alguns minutos antes de sair de casa e alguns minutos após chegar em casa.
  • Não permita que seu cão seja o líder da matilha.
  • Nunca dê bronca em seu cão nem demonstre estar zangado com ele ao chegar em casa e encontrar algo destruído.
  • Deixe seu cão esperá-lo em um local que lembre sua presença, isto é, onde ele sinta o seu cheiro e , de preferência , deixe o rádio ligado. Caso não seja possível , deixe uma camiseta sua, velha e usada, na casinha dele ou na caixa de transporte.


Chorar à noite:


É um problema que geralmente ocorre com filhotes, mas, em alguns casos, tb aparece em cães adultos traumatizados, ansiosos ou mimados.Os cães choram por diversos motivos. Por meio de choro eles demonstram que algo não está de acordo com a vontade deles, que estão sentindo fome, sede, sofrendo por se sentirem isolados, ou por dor. Embora existam inúmeros motivos para que seu cão chore durante a noite, o mais provável é que ele esteja se sentindo solitário.Cães são animais sociais que dependem do grupo para poder sobreviver, por isso, até que se costumem , ficam ansiosos e assustados quando se sentem abandonados.
É óbvio que não podemos ficar com o cão o tempo todo, por isso, devemos acostumá-lo a não se sentir abandonado desde filhote.


Conforte o Animal:


A primeira medida que se deve tomar é confortar o animal no ambiente em que ficará sozinho. Qualquer coisa que lembre o grupo dele ou que permita que ele se distraia auxilia a reduzir a ansiedade de seu cão.Se você está trazendo um filhote para sua casa, procure trazer do local em que o filhote vivia panos com cheiro da ninhada , brinquedos e outras coisas que lembrem seu grupo e coloque-as onde seu cão irá passar a noite. Deixar um rádio ligado próximo ao filhote tb colcabora para que ele não se sinta completamente sozinho.
Procure brincar com ele no lugar em que ficará , para que o local lembre a sua presença e para que não seja completamente novo para seu filhote.Os cães ficam muito ansiosos ao se sentirem abandonados , pois além, de quererem interação, não sabem se foram realmente esquecidos ou, ainda por quanto tempo ficarão ali. Como você não tem meios para informar ao seu cão por quanto tempo ele ficará lá, pelo menos lhe mostre que você não se esquecerá dele e que irá buscá-lo depois de algum tempo. Como fazer isso? Confine o animal no local em que ele passará a noite somente por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Faça isto algumas vezes, aumentando o tempo gradativamente, assim ele saberá que você sempre volta, embora não saiba quando, o que o deixará muito mais tranquilo.

*********************************

Fonte: trechos do livro que lemos : Adestramento inteligente - Alexandre Rossi.

0 Comentários:

Postar um comentário

Mon Amour Megan