Algumas Dicas

Alguns tópicos importantes para quem vai adquirir um filhote.


  • Ensinar-lhe seu nome:


É inútil gritar, seu ouvido é muito apurado : pronuncie lenta e claramente seu nome para chamar sua atenção e associe-o a cada ordem: A primeira coisa que um filhote deve aprender é seu nome, quanto mais curto , ele o memorizará melhor.

Desde o primeiro dia , chame o seu filhote pelo nome.

Preceda o chamado de seu nome por um momento agradável para incitá-lo a executar as ordens.
Quando ele vier , afague-o recompense-o com uma carícia.

Se ele demorar em vir, não repreenda ele: ele demorará ainda mais para vir da próxima vez!
Se você chama-lo para dar broncas / remédios / banho etc... ele não vai mais atendê-lo. Você deve chama-lo para coisas agradáveis. Se você quer dar um remédio, banho, pegue-o e não fale nada! não o chame.



  • O "NÃO"


Preste atenção na coerência de suas ordens: o que você proíbe um dia não deve ser tolerado no outro dia pelas outras pessoas de seu convívio.

Desde sua chegada , é essencial incutir no filhote o sentido da palavra "não".

O "não" será associado a todas as proibições.

Ele deve ser categórico e pronunciado com uma voz firme e sem equívoco enquanto você vê o filhote cometer uma ação proibida.

O "não" deve ser falado bem firme e de preferência uma vez só, e ele entenderá logo.



  • O Chamado


Se o seu filhote não obedece á ordem "aqui" , saia no sentido opsto ou esconda-se: ele ficará inquieto por permanecer sozinho e voltará rapidamente!

Mais que uma ordem , o chamado é um convite para voltar perto de você e receber carícias ou recompensas:o chamado deve ser ligado a um gesto positivo, mas exige muito rigor da sua parte.
Comece associando o chamado á distribuição do alimento : um membro de sua familia mentem o filhote á distância enquanto você prepara sua refeição.

Chame então o cão pelo seu nome e diga "aqui".

Pouco a pouco , com carícias , felicitações e estímulos positivos , ofilhote assimilará que com a ordem "aqui" ele deve imediatamente vir em sua direção.( você também pode dar um pestisco quando ele obedecer, eu uso doguitos cortadinho bem pequenininho).

Ponha isso em prática primeiramente dentro de casa antes de levá-lo para fora , preso por uma guia.



  • Ficar Sozinho


Tanto quanto possível , não habitue seu filhote á solidão antes do 4-5 meses de idade: isso arriscaria gerar crises reais de ansiedade em seu jovem companheiro.

A solidão é uma realidade que seu filhote conhecerá ocasionalmente ou regularmente . tanto para um caso como para outro , ele deve estar preparado.

Aproveite os momentos de cansaço do filhote para habituá-lo a ficar sozinho.

Nos primeiros momentos , ausente-se brevemente , alguns minutos. Se o filhote chorar , volte em sua direção, repreenda-o e saia novamente. Quando voltar, felicite-o se ele permaneceu calmo.( dê um pedacinho de doguitos ).

Progressivamente, você poderá estender a duração de suas ausências de tal maneira que elas se tornem uma prática natural que não precisa nem de ritual de adeus nem de encontros exuberantes. ( mesmo porque o cão não tem noção do tempo , se você ficar 10m ou 3horas fora de casa, para ele é a mesma coisa, vai fazer a mesma festinha quando você chegar ).

O ideal é ensinar-lhe isso para que não sinta muita ansiedade na sua ausência, pois ele sabe que você saiu , mas não sabe se você vai voltar, e ele precisa saber que você vai voltar!

Quando você chegar em casa, não fale com ele durante uns minutos até ele se acalmar, quando ele se acalmar, dê um pedacinho de doguitos ( ele vai aprender bem rápido).



  • As Refeições


As refeições também fazem parte de um código de boa conduta cujo respeito afastará os comportamentos indesejáveis.

Adote o ritmo certo: Até os 6 meses de idade , dê-lhe 3 refeições por dia (enquanto filhote), depois passe a 2 até o fim do crescimento.

Ofereça suas refeições em horário fixo, no mesmo comedouro, no mesmo lugar , se possível , afastado de seu local de dormir. Não se esqueça de manter um bebedouro limpo e com água sempre fresca.( troque todo dia) Se for bebedouro de bilha, pode deixar até acabar e nunca deixe a água quente, sempre fresquinha. ( Eu coloco na geladeira ).

Faça com que ele coma após você : ele compreenderá quem é o "chefe", pois é assim que isso se passa em uma matilha.

******************************

0 Comentários:

Postar um comentário

Mon Amour Megan