♥ Audição ♥ Visão ♥ Faro ♥


A audição dos cães é bem superior à humana. Um cão consegue escutar um som 4 vezes mais longe que uma pessoa. Além disso, ele pode detectar a origem do som em apenas 6 centésimos de segundo, ou seja, 0,06 segundo.
Os cães também detectam sons de frequências menores e maiores do que as que a gente detecta. Assim, o intervalo da frequência do som que eles captam é bem maior que a do homem. Com isso, é possível usar apitos ultrasônicos para comunicar-se com o cão, sem que a pessoa escute. A frequência detectada pelo homem vai de 16 Hertz a 20.000; já a do cão, vai de 10 Hertz a 40.000.


As pessoas dizem que a visão do cão é inferior à nossa. Isso é verdade em vários pontos, mas em outros, a visão dos cães é superior.
Os cães enxergam com menos resolução e em menos cores do que os humanos. Segundo algumas pesquisas, eles enxergam em cinza, azul e amarelo, e não conseguem diferenciar vermelho, verde, amarelo e laranja. Por isso, se você for brincar de bolinha com seu cão em uma grama, dê preferência para as bolinhas azuis, pois para o cão será mais fácil de ver.
Por outro lado, a visão dos cães é mais sensível à luz e ao movimento que a dos homens. Assim, os cães enxergam melhor no escuro, e detectam movimentos, principalmente no escuro, mais facilmente do que nós.


O faro é o sentido mais desenvolvido dos cães, disparado. Um cão consegue sentir cheiros que nós nem ao menos conseguimos identificar. Eles podem também identificar e seguir rastros de cheiro de pessoas que já passaram há vários dias.
Os cães têm 200 milhões de células receptoras de odores, contra apenas 5 milhões dos humanos. Daí, conclui-se que eles sentem cheiros 40 vezes melhor do que nós.
Devido a essa tremenda capacidade, os cães são muito usados em tarefas que abordam odores, como para farejar drogas, achar pessoas mortas no meio do mato, rastrejar criminosos.

FONTE : Dogs Page - http://www.dogspage.com.br/

2 Comentários:

  1. Olá,pretendo ganhar um shih tzu em dezembro, mas no ano novo não quero deixar ele sozinho em casa já que passo a virada do ano fora e mais alguns dias.Será que tem problema se eu levar minha cachorrinha comigo por conta dos fogos? Se tiver problema posso deixar ela sozinha em casa por uns 2-3 dias?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lárissa!

    Com certeza leva ele junto com vc! Já ficar sozinho tanto tempo assim filhotinho, ou até mesmo adulto não é legal! E qdo se fala em fogos de artifício, é um problema! Pode ser traumático. Nem 1 dia inteiro sozinho é legal, qto mais 2, 3....
    Leva ela assim vc não se preocupa e ele se diverte. Beijos

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan