O ABC do grooming (escovação) do SHIH TZU




Os Shih tzus são pequenos cães charmosos, com lindos e longos cabelos. De vez em quando ouvimos pessoas falando o quanto é importante, difícil e consome tempo os cuidados com a pelagem do cão. E estes cuidados são indispensáveis. Também é uma questão frequentemente levantada com relação aos shih tzu é o fato da pelagem de alguns serem longos e escorridos enquanto a pelagem de outros serem mais ralos e quebradiços. Um pelo longo e bonito não é um mistério, a solução para isto pode requerer uma educação severa. Na realidade, o sucesso do grooming no shih tzu são, muito simples, disciplina e paciência. Assim sendo, a primeira coisa a aprender é a disciplina, ou seja, a regularidade e interesse em investir no treinamento do filhote. Seguindo este caminho, muitos problemas podem ser evitados.
Como começar?
É muito importante acostumar o filhote com o grooming. O grooming do filhote levará poucos minutos, mas estes minutos são muito importantes para a prática no futuro. Talvez alguns filhotes não queiram ficar parados (quietos) durante o grooming, mas isto não quer dizer que o filhote não pode ser treinado. Os shih tzus são muito inteligentes, com cuidado e uma pratica regular, ele aprenderá se comportar durante o grooming muito rápido. Até gostará!
É aconselhável praticar o grooming após o filhote já ter brincado e descarregado um pouco as energias. Deste modo, o filhote estará mais amistoso e fácil de manusear. O filhote pode ser acostumado a ser tratado sempre no mesmo lugar, de preferência numa mesa, de modo que o dono não tenha que se abaixar. A mesa não precisa ser especialmente projetada para o grooming. Qualquer tipo de mesa com uma superfície firme pode ser usada, o importante é que o filhote possa se sentir seguro para sentar e levantar.
Quando o filhote estiver sentado tranquilo, escove o cabelo com um pente ou escova. Use a outra mão para segurar o filhote carinhosamente mas firme. Além de ser inteligente, os shih tzu também é audaz e pode tentar fugir. Devido a isso, não deixe o filhote sozinho na mesa. Escove também a cabeça e o bigode delicadamente. Com uns quatro meses, o cabelo da testa estará com um tamanho suficiente para conseguirmos dar um nó no topo (chamarei de TOP-KNOT este tipo de nó), que deve ser feito para a direita no começo.
Mas uma coisa a fazer é treinar o filhote para ficar ao lado do dono no chão. Isto tornará o cuidado com o cabelo mais fácil depois quando o cão estiver crescendo e com mais cabelo. Você poderia começar a ensinar o filhote a ficar com a parte traseira encostada em você quando estiver escovando suas patas. Quando o filhote estiver tentando fugir, apenas segure-o até que ele se acalme e só então continue o grooming. Com a pratica, você pode começar a ensinar ele na mesa. Forre a mesa com uma toalha macia e vire o filhote para o seu lado. Segure ele com uma mão e escove com a outra. É melhor não pedir a outra pessoa para segurar o filhote com as duas mãos, pois levará o filhote a se sentir desconfortável. O filhote irá pensar “Agora que estão me segurando firme assim alguma coisa ruim irá acontecer...”. No mais, a idéia é soltar a pegada pouco a pouco após o filhote estar em pé e pacificamente na mesa. O filhote aprenderá a relaxar e entender que nada de mal irá acontecer. Geralmente, enquanto está na mesa e sendo escovado, uma mão só pode segurá-lo bem.
É importante que o cuidado regular com o cabelo seja considerado um acontecimento importante tanto para o dono quanto para o cão. Depois disso será muito fácil evitar que ele se exceda. Adicionalmente, outra ótima dica é colocar a mesa, ou ter a mesa utilizada para o grooming em um lugar agradável da casa, em frente à TV e não escondida no porão.


O Que pode dar Errado?
O cão precisa estar ciente que isto não irá machucá-lo. Você precisa aprender a desfazer os nós delicadamente, primeiro com os dedos e só depois com uma escova. Os nós não devem ser quebrados com a escova pois isso com certeza doerá, e não há razão para que nenhum cão receba um mal tratamento. Assim sendo, o desembaraçamento requer paciência. Além disso, a pelagem nunca deve ficar muito embaraçada, o que pode ser previnido com escovações regulares. Simples, não é? Até 7-8 meses, a pelagem do filhote shih tzu será fácil de cuidar. Após essa idade, a fase mais difícil se revela para ambos, dono e cão. Caso o cão não tenha sido acostumado com a escovação (grooming), a melhor coisa a fazer é começar do zero. Isto é, cortar o pelo embaraçado e deixar um novo crescer. E leverá mais ou menos um ano para o pelo do shih tzu crescer novamente. Enquanto o cabelo está crescendo, pode-se aprender a cuidar dele do mesmo jeito que um filhote é treinado. Se possível, o cabelo da cabeça, rabo e orelhas deve ser salvo, sabendo que nestas partes o cabelo leva longos períodos para crescer novamente.
Equipamentos de Escovação e Cosméticos


Escolher o tipo certo de equipamento também é muito importante. Você não deve colecionar um arsenal de pentes e escovas para conseguir sobreviver. É suficiente investir em poucos utensílios de boa qualidade. Geralmente compensa pagar um pouco mais pela melhor qualidade. Os pentes e escovas devem ser mantidos limpos e bem cuidados a fim de aumentar sua durabilidade.
A peça mais importante é a escova. A escova mais aconselhada para grooming nos shih tzu é escova de pinos. Para auxiliar, você pode usar uma escova de metal, de preferência com metade pinos longos e metade curtos. Um pente fino também ajuda a fazer os top-knots (laços na cabeça). Bom ter um par de tesouras pequenas para o acabamento do pelo nas patas e alguns elásticos para prender os laços. Liquido desembaraçante também pode ser usado na escovação. Você também pode fazer seu próprio liquido usando água e condicionador. A mistura depende do condicionador, mais geralmente uma boa mistura é uma colher de chá de condicionador para meio litro de água. Não guarde esta mistura por mais de uma semana, procure fazer sempre em pequenas quantidades. Quanto aos Shampoos e Condicionadores, o melhor a fazer é pagar pela qualidade. E um bom condicionador é mais importante que um bom shampoo. Muitos dos condicionadores no mercado, que não são específicos para shih tzu, causarão embaraços muito mais fácil do que condicionadores específicos. A melhor saída é comprar um condicionador já testado por outro criador. Enfim, existem muito mais produtos que possamos imaginar, basta pesquisar. Ah, devemos levar em consideração também a idade do shih tzu, cuidado com shampoo muito forte em filhotes.


Como escovar um shih tzu?
Depois do equipamento correto comprado, a escovação será simples. Quando escovar o cabelo, é importante escovar o cão por inteiro e delicadamente. Não há uma regra de ordem a ser seguida. A coisa mais importante é acostumar escovar sempre na mesma ordem. Deste modo, você aprenderá a escovar automaticamente todo o cão, sem esquecer de nenhuma parte. Você pode começar, por exemplo, pelas patas. Com o cão de lado para você, comece pelos pés e tornozelos, então o lado da pata e finalmente a base do pescoço e orelhas, parte por parte. Após acabar, a mesma parte pode ser finalizada com a escova de metal para certificar que nenhum nó ficou por baixo do cabelo. O nó deve ser trazido para fora com os dedos, e então deve ser escovado, pouco a pouco, mecha a mecha. É importante alinhar o cabelo na parte perto da pele. Isto tornará mais simples feito mecha a mecha. Alguns cachorros podem ficar com a pelagem lisa apenas por fora, o que gera um bom resultado apenas visual. Mas se pegarmos o cão com ambas as mão, alguns pontos macios podem ser sentidos por baixo do cabelo liso, os nós. Para evitar este possível erro, é necessário aprender escovar o cabelo ao todo e com muito cuidado para certificar-se que ficou sem nós, da raiz as pontas.
Quando os dois lados estiverem escovados, o cão pode ser colocado em pé na mesa e partir o cabelo no meio junto à espinha dorsal. Escove até a cauda, no revestimento da parte traseira e no revestimento da garganta, cabeça e orelhas. Após faça um nó no topo. Você pode finalizar a pelagem com a escova e, ao mesmo tempo, verificar se não há a existência de nós escondidos no cabelo. Tudo isto pode ser feito na ordem inversa. A coisa mais importante é que seja mantida uma ordem para que uma rotina seja desenvolvida. Além disso, o cabelo nunca deve ser escovado seco. Isto ocasionará acúmulo de eletricidade estática e quebrará o cabelo. Liquido desembaraçante sempre deve ser usado.


Nós / Fios embaraçados
Os Shih tzu tem uma dupla camada de pelagem. Uma superior, chamada “de sustentação” e a inferior, mais macio. Os nós surgem quando a pelagem inferior se mistura com a pelagem de sustentação. O Cabelo no nó é frouxo e sairá do nó com escova ou usando os dedos, especialmente se a pelagem não está muito tempo embaraçada. Quanto mais tempo fica o nó, mais apertado ele fica. Dizem que um “Groomer” experiente reconhece o tempo do nó ao ver um. Caso o nó seja quebrado com a escova ou pente de dente fino, a pelagem de sustentação mesclada com o nó também quebrará, em conseqüência o cão ficará com o pelo falho e quebrado. Os nós são formados principalmente no peito, no meio dos patas, atrás das orelhas, no pescoço e nos lados. Nesses lugares os nós podem ser desmanchados facilmente. A primeira fase de nós acontece entre 8 e 10 meses, e para filhotes fêmeas, após o primeiro cio. O filhote está mudando a pelagem para a pelagem adulta, e a pelagem inferior está afrouxando causando os nós. A fase mais difícil pode durar até a idade de 2 anos, dependendo da quantidade e da qualidade do cabelo. Após sobreviver aos primeiros dois anos com o cabelo, os cuidados com a pelagem do shih tzu se torna extremamente simples.
Escovação Diária e Semanal
Como mencionado acima, o filhote deve ser acostumado à escovação ensinando ele, pouco a pouco, todo dia. Quando o cachorro cresce, você não tem e não deve escová-lo todo dia, tendo em visa que a escovação em excesso desgastará o cabelo. O Grooming diário incluirá fazer um novo top knot (laço de topo) e verificar os olhos e as orelhas do cão. A principal coisa a fazer é não deixar o cabelo cair na frente dos olhos para que o cão possa ver para onde está indo. Ainda é aconselhável verificar o cabelo do olho todo dia para evitar nós internos. Quando ocorre a troca de pelagem de um cão jovem, este deve ser escovado no período de 2 ou 3 dias, de forma que a pelagem inferior que se afrouxa e cai não conseguindo formar nós. Quando o cachorro estiver ficando mais velho, um grooming completo por semana já é suficiente.
Com que frequência dar banhos?
O Banho é parte essencial do tratamento da pelagem de um shih tzu. Com que freqüência isto deve ser feito depende de quanto tempo o cachorro sai no quintal ou no campo/rua/etc, ou seja, quanto tempo ele demora para sujar os cabelos. Lavar a pelagem também é importante no caso de querer por o animal em exposição. Neste caso deve-se banhar o cão pelo menos uma vez por semana, e ele não deve ser escovado sem banho. A limpeza da pelagem é essencial, tendo em vista que um cabelo mais limpo quebrará menos e formará menos nós. O shih tzu pode ser banhado quando se achar necessário, isto é, sempre que estiver sujo. Frequentemente o filhote tem menos necessidade de banho, devido a quantidade menor de pelagem que um adulto. Entretando, o filhote deve ser banhado já logo após algumas semanas de vida para irem se acostumando. Mas, no caso de você querer um shih tzu com um pelo bonito e de exposição, ele deve ser banhado pelo menos uma vez por semana e durante a troca de pelagem, mais de uma. A pelagem não precisa ser tocada entre os banhos, e os pelos nunca devem ser escovados secos. Eu gostaria de enfatizar que um cão de estimação, que vive dentro de casa, um banho por semana não precisa ser uma regra. Pode lavar o animal assim que julgar necessário caso ele se suje pouco. Deve se apenas tomar cuidado para que os nós não apareçam.
No Banho


O Banho deve ser uma diversão, então reserve tempo suficiente e relaxe. Quando o filhote estiver sendo segurando tranquilamente, ele logo ficará quieto. O pior erro cometido no banho é lavar o filhote rapidamente e com movimentos bruscos. Isso fará com que ele fique com medo de banho. Esteja bem humorado e preparado para se molhar. Legal é você comprar uma banheira de bebe. No chão ele tentará sempre brincar ou fugir. Você vai precisar de um bom shampoo e um ótimo condicionador.
Comece molhando o cachorro completamente. Espume o rabo e entre as pernas, e já enxágüe o shampoo com água levando a espuma para baixo. Cuidado para não deixar embaraçar mechas de cabelo e espalhe o shampoo no cabelo com os dedos. As patas sempre estão sujas, então esfregue duas vezes cada. Então passe para a barriga e patas dianteiras do mesmo modo. Lembre-se de não deixar shampoo onde já foi esfregado. Molhe o cão novamente, e espalhe shampoo nas costas e na traseira (anca). Lembre-se de usar movimentos escovando para baixo, nunca friccione. Finalmente, molhe a cabeça novamente e lave o cabelo da orelha, bigodes e a franja/topete. Atenção especial com o focinho, orelha e olhos. Quando molhar a cabeça, coloque a outra mão em frente aos olhos para proteger e ter certeza que a está escorrendo pelo pescoço e não nos olhos. Quando molhar o bigode, coloque o chuveiro de modo que a água não bata nos olhos. Se o rosto, bigode ou orelha estiver muito sujo, pode-se repetir o procedimento. Ajuste o cão na cadeira e jogue condicionador nas costas do cachorro. Espalhe o condicionador pelo cabelo chuveirando o cachorro ao mesmo tempo, e deixe a banheira encher de água. Feche o chuveiro e deixe o cachorro um pouco na água com condicionador. Ao mesmo tempo, pegue a água da banheira e fique molhando o cachorro. Não se apresse, deixe o condicionador trabalhar por alguns minutos. Deixe a água escorrer e escorra o cachorro apertando mechas de cabelo com a mão, antes de colocá-lo na toalha. É muito importante deixar um pouco dessa mistura de água e condicionador na pelagem, mas não em excesso. Isto protege o cabelo quebrar, secar e desgastar.
Secar
Mantenha o cachorro envolvido na toalha pelo menos uns 15 minutos. Por exemplo, fique com ele no colo, assistindo tv um pouco. Após isso, mude a toalha para uma seca. Você pode colocar um cobertor em volta da toalha se achar que o cão está com muito frio. A secagem com a toalha é importante, pois facilita e torna mais rapida a secagem com o secador de cabelo. O Trabalho se torna muito mais fácil com um suporte para secador. Já vi para vender no Mercado livre. Assim você poderia utilizar as duas mãos. Seque a pelagem toda do mesmo modo e seqüência que a escovação. Escove a mecha de cabelo ao mesmo tempo em que seca. O Secador não pode estar quente à ponto de queimar a pele e o cabelo do cão. Quando você está escovando e secando ao mesmo tempo, pode sentir a temperatura com sua mão. Seja sistemático e certifique-se que está secando o cabelo por inteiro, da raiz as pontas. Eu costumo secar a cabeça primeiro, e depois que o topete está seco, prendo ele para não incomodar o cachorro. Quando está secando a cabeça, use a potencia baixa do secador. Assim como o grooming, é importante seguir exatamente a mesma ordem de execução da secagem, para garantir que ele aprenda uma rotina e saberá que nenhuma parte foi esquecida.


Top-Knots ( Topetes)
Você deve começar a praticar como fazer os topetes assim que o pelo já estiver comprido suficiente para prender um elástico. Os topetes para uso doméstico é aconselhável o uso de ligas de borracha amarela (de dentista são ótimas), pois prendem muito bem. Os bigodes também podem ser presos com ligas para não entrarem na boca do cachorro. Aqui você vê a foto de um topete de um shih tzu jovem.


O cabelo foi repartido no meio fixado para trás com um par de grampos. Os últimos grampos foram virados para os lados. Os bigodes também foram virados para o lado com grampos. Há muitos modos de se fazer isto. O mais importante é que o cabelo não fique esticado demais. Se o cão tiver um longo cabelo na testa, poderia partir para os lados e o cabelo ficaria muito bem. Ao unir os bigodes com grampos, coloque o primeiro no sentido que o cabelo está repartido no meio do rosto, para o canto inferior do olho de lado para o focinho, e os bigodes são com cuidado escovados antes de colocar o grampo. Então coloque o outro grampo partindo o cabelo do canto externo do olho para o lado da boca (veja foto abaixo). Certifique-se que o cabelo do bigode e o do pescoço não estão presos, impossibilitando o cachorro de abrir a boca.


Considerações Finais
Além das dicas acima, posso dizer também que o cabelo do shih tzu pode ser mantido curto. O Cabelo não é um valor para ele, ele não se sentirá infeliz com os pelos curtos. Em muitos países que o shih tzu é um cachorro mais popular, deixar o cabelo do animal curto é mais uma regra do que uma exceção. Lembre-se que o Shih Tzu é um “Cão de pelos longos”, e mesmo que estiverem curtos, devem ser tratados com um cuidado regular. Se o cão está velho ou doente, seria admissível considerar cortar sua pelagem, desde que o cabelo esteja atrapalhando. Em alguns casos, cortar o cabelo dá um atraso na idade mental do cachorro de alguns anos.


Abraços!!
_________________
Fonte: Em algum lugar na internet.

34 Comentários:

  1. olá carolina eu ja te acompanho a muito tempo sempre leio tudo mesmo!! sabe tenho uma filhinha de 3 meses que me dá um trabalhão com os nós , ela tem muito só nas patas chega tá dividido mais não consigo tirar pois ela chora !!!!o pelo dela é lindo mais esta com esses problema nas patas pode tosar só as patas ? obrigada beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Belinha, bom, poder tosar a patinhas vc pode, mas vai ficar muito estranho. O nó vc tem que usar talco , coloca com um pincelzinho ( aqueles que usamos no blush sabe?). vai colocando no nó e vai abrindo com a mão, depois passando o pente e tirando, sei que parece ser dificil sair, mas sai! Eles n gostam muito que mexam na pata, mas tenta dar um petisquinho pra agradar, tem que ter muita paciência sabe! todo dia tu tira um pouquinho. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, Tudo bém?
    Já te mandei m email antes e vc me ajudou bastante. Agora tenho uma nova pergunta. Meu shih Tzu, Kiwi, vai completar 6 meses no dia 9/12, à +- 3 semanas, notei que o pêlo vem caindo, soltando ums bolos, quando escovo, e pelo chão de casa vejo ums bolinhos. Apergunta é, ele está mudando o pêlo? Ou devo ir ao vet.?
    Não tenho problema com nós, pois, sempre q voltamos do passeio passo o pente nas patinhas pra tirar as sujeirinhas da rua e nunca tém nó.
    Beijão e obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, assim o shih tzu solta pêlo na escova, mas no chão como vc tah falando, tipo bolinhos acho que pode ser algum problema de pele, não é comum cair pêlo assim. Eu te aconselho a ir no veterinário, e lembre-se se for diagnóstificado alguma coisa por exemplo, vai em pelo menos mais 2 veterinários tah? pra ter certeza absoluta antes de dar remédios!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite Carolina, adorei as materias, tenho um shih tzu de 6 meses preto e branco, venho sofrendo com ele, pq ele esta com muito nos e quando tiro sai muito pelo, os pelos das patas arrastam no chão, tenho que mandar tosar ele? Quero que ele fique com o pelo grande que acho lindo, como devo proceder? ele nasceu com um dedinho a mais, que tem uma unha toda enrrolada, mando tirar esse dedo? ha ja ia esquesendo o pelo também anda resecado, aida é pelo de filhote. obrigado abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Sidney , Seguinte: Se vc quer deixar o pelão não deves cortar o pêlo da pata, só arredondar as pontas e tosar a almofadinha ( isso na pet eles fazem). Qto aos nós, é assim mesmo, vc vai tirando com talco, coloca bastante talco emcima do nós, e vai abrindo com a mão e passando a escova pra desbastar e depois o pente. é assim que eu faço, demora mais sai. Sai bastante pêlo mas esse pêlo é subpêlo entã n tem problema.
    O dedinho a mais é normal, inclusive tem uma aqui que tem em todas as 4 patas, é o quinto dedo e é perfeitamente normal e aceito, só que quando vc cortar as unhas, aparar, vc tb apara essa unha... ela é tortinha mesmo! Não precisa tirar e nem atrapalha o cão.
    Espero ter ajudado.
    Bjos
    Carol.

    ResponderExcluir
  7. Ola Carolina td bem???
    Adorei o seu blog... Parabéns!!!
    Eu tenho uma shitzu que esta com 2 meses. Não tinha escovado o pelo dela ainda. e agora q vou começar a fazer isso. Gostaria de saber se ja posso usar essa mistura de agua e condicionador pra escovação. Pois ela ainda não tomou seu primeiro banho e ira tomar so após tomar as 3 doses de vacina.
    Gostaria de pedir se possivel vc postar um video ensinando a fazer o grooming.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi Taty, pode usar desde que vc seque ela depois pois vai ficar úmido...Mas vc tb pode usar o banho seco pra ela ficar cheirosinha. Nós usamos essa mistura mais pra lavar o bigode todos os dias. Mas pode usar pra escovação tb. Qto ao video ensinando eu to pra fazer um sim, mas agora tá dificil pois estamos com 2 ninhadas pra nascer ,então to em função delas, mas assim que der eu faço usando a daphnne que ela já tá com um pelão. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Carol,
    Gostaria que me tirasse uma dúvida. Tem que lavar todo dia bigodinho dos shih tzu? Eu tava passando agua boricada com algodão nos pêlinhos da cara pra soltar a sujeira e soro nos olhinhos. Vcs lavam todos os dias com xampu e dps condicionador e seca com o secador?
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Layla, é o procedimento para cães de exposições, lavar com shampoo depois hidratar com condicionador e secar, para manter sempre o bigode hidratado, branquinho , e não quebrar..e tb ajuda a crescer.

    Dá trabalho sim, mas quem tem cão exposição faz isso todos os dias, mas pra quem tem só pra pet não há necessidade...
    Para limpar os olhinhos com agua boricada ou soro fisiologico é muito bom, mas depois de vc lavar os bigodes vc precisa secar bem e se vc quer lavar, lava com shampoo..

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ahh entendi Carol! Mas acho que vale a pena este trabalho pq os pêlos quando estão sujos, mesmo limpando com agua boricada por exemplo...fica horrivel de pentear...quebra muito...além de ficar meio manchado. deixar o bigode em papelote ajuda a não sujar?...eu tava pensando em fazer isso mesmo que ela n seja um cão de exposição...pq percebo q o pêlo do bigode quebra muito quando pentea se tiver sujo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carolina...Tenho dois shih tzus, o Léo, 2 anos e a Maya, 2 meses. São meus grandes amores...amo cães em geral, e o shih tzu é muito especial.
    Gostaria de uma super dica para recuperar o pêlo do meu Léo, pois das últimas vezes que ele passou pelo pet shop para banho e tosa o pêlo voltou cada vez pior...parece que foi queimado (com a pele já verifiquei e não há ferimentos..ufa) e embolando perto das patinhas traseiras e do bumbum...
    comprei uma banheira dessas que vc disse que usa e também um suporte para que eu possa dar banho em pé pq minhas costas não aguentam e pretendo cuidar eu mesma deles...só a tosa que vou ter que procurar alguém...a dele era feita na máquina...melhor que fosse na tesoura né??? Aguardo suas dicas...
    Seu BLOG é Fantástico...seus bêbes são lindos...parabéns!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi Danny!

    Então, não sei se o pelinho dele tá desigual nas pontas, mas eu acho que deve estar pois se foi na máquina sempre fica.
    Poderia começar acertando as pontas com uma tesoura e deixar reto, Se estiver compridinho....
    Mas se não está, e não dá pra cortar mais, vc começa a hidratar o pêlo com Novex ( nós usamos é perfeito ) Usa o Pantenne como shampoo restaurador,
    Depois passa o novex e por fim o condicionador pantenne tb.

    Isso vc faz de 15 em 15 dias, no caso vc vai dar banho 1x por semana, então será um banho sim e outro não..

    Nesse banho que vc não vai passar o novex, vc usa o "Liss Ease" da petsociety que é cauterizador, deixa agir igual ao Novex, uns 10 m fazendo massagem no sentido do pêlo como fazem no salão de beleza, se quiser até usar uma capa térmica, aluminio que tb tem em salão pra ser mais rapido, pq eles sentem frio né? rsrsrs

    Lembrando que o cauterizador vc usa 1x por mês ok?
    Usa a escova de pinos sem bolinha , rasqueadeira nunca ( foi isso que acabou com o pêlo do Léo.

    Seca bem depois, bem mesmo, pra não dar fungos, e depois passa um finalizante, pode ser esse charming gloss que usamos tb, e um silicone pra acabamento, só nas pontas, pra não quebrarem. Se o pêlo quebra na ponta, ele não cresce.

    Acho que é isso.
    Espero que ajude!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, Amei as dicas e já comprei todo o arsenal de produtos para começar a recuperar o pêlo do meu bebê...O pêlo dele está curto ainda então não dá pra cortar ainda as pontinhas....
    Sábado vou dar os banho e fazer a hidratação nele e permanecer o tratamento até o pêlo dele ficar legal...
    Eu venho usando os produtos da pet society, shampoo, condicionador, liss ease e hidra-t e são maravilhosos...fiz uma cauterização nele já com o liss ease ainda bem que vc me avisou que é só uma vez por mês pois não sabia...comprei o hidra-t tb e espirro no pêlo umas 2 x por semana, durante as escovações, que ele adoraaaa...
    Já comprei a escova de pinos sem bolinhas, o pente e o silicone uso da Limpinho já...

    Vou fazer o tratamento e depois te conto os resultados tá....

    Super obrigada e SUCESSO sempre...

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi Danny!
    Q bom! Vc vai ver que vai melhorar muito e vai crescer bonito!

    Depois me conta sim e se quiser me mande fotos!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei mto do site e estou meio que iniciante no assunto, por isso ainda não tive tempo de ler tudo, mas estou com uma grande duvida e sem saber o q fazer, estou com minha filhotinha de 60 dias, peguei na segunda (08/11) e ela veio cheirosinha, pois acho q deram banho, mas hj sexta(12/11), ja estou bemmmmm incomodada com o cheiro do fuçinho dela, seria da lágrima..minha filha de 4 anos fica falando q ela ta mto fedida, mas é somente no fuçinho...isso é normal para uma filhotinha de tão pouco tempo?? o que eu faço?? será q tende a piorar?? Moro em apto e ela só fica dentro de casa, tenho medo da casa toda ficar cheirando, pois na sala (q é onde ela + fica) ja tem o cheiro....Me ajudem o q eu faço???
    Gostei mto do site e estarei visitando sempre...
    Agradeço desde ja..
    Maria Emilia

    ResponderExcluir
  17. Oi Emilia, é da lágrima sim, alguns shihtzu tem, outros não, tem um cheirinho ruim mesmo, tem que ver se é da ração ,pq tem ração que promove isso, e se é dela mesmo, tem ração que ajuda a tirar isso, é a Hills, e tem um pozinho chamado angel eyes que tb cura isso, mas é durante 9 meses o tratamento. E tb pode ser que qdo crescer mais o pêlo melhore. Vc pode ir passando agua boricada com algodão, no olhinho dela ( envolta e no olho tb ) não tem problema, ela mata as bacterias que fazem o pêlo ficar assim escuro e fedido. Mas mesmo assim deveria trocar a ração, se for a royal canin mesmo, pode trocar. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Carolina!!
    Adoro o seu site e o seu trabalho com shitzu.
    Tenho uma de cinco meses, o nome dela é Nitha, ela é um amor, super boazinha, muito paciente com meus filhos, ( um casal - uma menina de 7 e o menino de 5 anos ), enfim ela é um bibelô.
    Porém, ela tem a mania de carregar o cocosinho para a caminha dela, como eu não fico direto com ela, está bem difícil de acabar com isso. Existe alguma orientação que voce possa dar para me ajudar?
    Obrigada!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Oiie tenho um shih tzu ja tem 04 menses mais o pelo dele ainda não cresceu.tipo ele tem mais 02 irmao un ja cresceu o pelo e outros 02 ainda não cresceu. O meu troco de pelo mais ta demorando mto pra crescer . pqe sera em ?oqe devo fazer ?
    Booa tardee ..

    ResponderExcluir
  20. Oii Geeh, o crescimento do pêlo é muito relativo... tem uns que crescem rápido e outros até chegam num ponto e não crescem mais, mas 4 meses ainda tem muito o que crescer, além de ser genético tb...mesmo tendo irmão que cresceram mais rápido,depende muito do shihtzu, então vc não pode fazer nada, só esperar... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. OLÁ CAROL, TD BEM?

    ENTÃO TENHO 3 SHIH ,QUE ANTES NÃO TINHA MANCHA NOS OLHOS MAS AGORA 2 DELES TEM AQUELA ESCURA QUE QUEIMA O PELO SABE,ELES COMEM ROYAL DESDE DE BB,ATE ANTES DE 1 ANO NÃO TINHA ESSAS MARCAS FEIAS E FEDIDAS AGORA ESTÃO TODOS MARROM,JÁ PASSEI LIMPA LAGRIMA,AGUÁ BORICADA, SORO MAS NADA RESOLVE ELES TOMAM BANHO SEMANAL.
    HÁ E A RASQUEADEIRA É RUIM PARA O PELO,UM DOS MEUS PARECE QUE FOI MASTIGADO SABE,POR CONTA QUE NO PET ELES USA ,PAREI AGORA BANHO SÓ EM CASA.
    MUITO OBRIGADA
    CAMILA

    ResponderExcluir
  22. Oi...
    A minha bebê, a Bella é uma filhotinha, ela tem pelinho no nariz, na verdade abaixo no nariz, é normal? Vi que os teus cães não tem, Você raspa? Obrigada pela informação mais uma vez!

    ResponderExcluir
  23. Eieeee, amei d+++ o blog, tenho duas duvidas, queria q o pelo da minha cachorrinha rastasse no chão e parece q nao cersce mais, e ele tem 10 meses, como que faz? e outra é saber se pode usar shampoo e condicionador normal, que a gente usa no banho mesmo? Obrigadaa

    ResponderExcluir
  24. Bom, o crescimento da pelagem depende muito da genética do cão, então uns crescem mais rápido e outros não......


    O shampoo pantenne é o unico shampoo humano que eu uso, mas tb só uso na exposição.... diariamente eu uso petsociety.

    ResponderExcluir
  25. olá gostaria de saber como faço com os pelos dos olhos e os cílios ele é filhote , mas já esta com a área do olho escurinha , oq eu faço , entre a cabeça e os olhos não da pra prender ainda pq esta curto , se prendo no meio fica nos lados no olho ainda não da pra prender tudo, por favor me ajudem.
    Att Renata

    ResponderExcluir
  26. Já tem lágrima ácida? bom qual ração vc usa? Eu daria a Hills, pq ela é excelente pra tratar desse problema.

    Tem uma época que é dificil prender mesmo, não tá comprido o bastante.... eu costumava usar tic tac, ou qualquer presilha até crescer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu shih tzu vai fazer 1 aninho daqui uns dias, mas a pelagem dele é fofa. Assim, não fica caidinha como todos os outros, aquela pelagem longa, é como se crescesse para os lados, desde novinho que o pelo dele é fofão, fica parecendo um urso. É normal? O que posso fazer pra ficar caidinho? As meninas no pet disseram que é porque ele tem pelo demais, um pouco mais que o normal.

    ResponderExcluir
  28. Sim, ele deve ter mto subpêlo. Talvez se tirasse um pouco desse subpêlo o pêlo cairia. Tem escova propria pra tirar esses pelos. Pra ficar ou tentar ficar caidinho é hidratar bem. É que pelagem é genético , então não tem milagre.

    A escova é essa : http://dogfashion.loja2.com.br/183711-032-Escova-Pet-Profissional-de-remocao-de-Pelos-soltos

    ResponderExcluir
  29. Oi, bom dia. Adquiri uma shih-tzu que agora esta com 3 meses,desde de estao sempre leio seu blog. É muito bom. Parabéns! Ainda n tenho problemas com nos. Dou banho toda semana com shampoo de nenê granado e por enquanto não vejo necessidade do uso ne condicionador. Gostaria de saber quais produtos você indica para a pelagem. Meu cão não eh de exposição mas quero uma pelagem bonita e bem cuidada. Outro grande problema eh a lagrima fedida. Eu limpo varias vezes mas tah sempre fedida. Existe medicamento pra isso? Ando lendo que a ração Hills melhora esse problema. Isso e verdade? No memento ela como premier shih-tzu.me ajuda preciso me livrar desse fedor! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!Sim a ração hills melhora muito!!!! ou até 100%. O pelo pra ficar bonito deve ser hidratado, mas a tua bebe ainda é muito nova.. a partir dos 6 meses vc ja podera hidratar. Os produtos que eu usava em exposição, eu comprava pela internet ou na propria exposição. No facebook tem algumas pessoas que importam, ou vendem dos EUA mesmo.. tem a https://www.facebook.com/PeTricinhas?fref=ts ela vende bastante coisa!!!

      Excluir
  30. Oi Carol,
    Gostei muito do seu blog, tem otimas dicas e seus filhotes sao uns fofos.
    Minha shih tzu esta com 4 meses e estou tentando cuidar bem da pelagem para deixa-la comprida, acho muito lindo e nao queria ter que fazer a tosa bebe.
    Estou feito maluca procurando onde comprar os produtos da all systems mas nao encontro em lugar nenhum e o site do representante no brasil esta fora do ar (monamipetworld). Sera que voce sabe onde consigo encontrar os produtos.
    Obrigada
    Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham!!! tem essa pessoa aqui no facebook que vende produtos importados: https://www.facebook.com/PeTricinhas?fref=ts alem dela se procurar vc acha. Tá bem dificil mesmo achar!!!!

      Excluir
  31. Ola, Carol
    Parabens pelo seu blog, gostei muito!!!
    Tenho uma Shih Tzu e ela tem 01 ano e 4 meses, porem o pelo dela não e grande o que devo fazer para crescer, o dono do Pet falou que ela não e de raça pura, porem o amigo que me deu ela falou que os Pais dela tem pedgree, fique ate meio chateado com o dono do Pet.

    Obrigado e no aguardo de um parecer, caso precise como faço para postar uma foto dela para você?

    Adilson

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Desculpe pela demora, final do ano não estava por aqui!
    Bom a genética conta muito no crescimento dos pêlos, e o dono do pet não foi feliz com o comentário....

    Tem um produto chamado missing link, é importado ... é um suplemente que ajuda a crescer os pelos...

    Se quiser me mandar a foto dela , pode mandar!

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan