.:: ENXOVAL DO FILHOTE ::.



Para garantir o máximo de conforto desde sua chegada, não se esqueça de adquirir objetos e utensílios básicos que constituirão o enxoval do cãozinho:


01 -Comedouro e Bebedouro: Específico para o seu tamanho, fabricado com material resistente, de fácil higienização e que não possa ser virado, destruído e ingerido. ( Para o Shih tzu sugerimos que opte por um bebedor de bilha ( de coelhos ) que é encontrado em qualquer petshop; e os filhotes aprendem a usá-lo instantêneamente).


02 - Caminha: Uma caixa de transporte ou cesta-cama compatível com o seu tamanho, fabricado com material resistente, de fácil higienização e que não possa ser destruído e ingerido. ( É comum que os novos proprietários de filhotes adquiram caminhas pela aparência e sofisticação, esquecendo de levar em conta as necessidades reais do filhote de shih tzu. Em geral os cães são " toqueiros" ou seja gostam de sentir-se numa toca protegido. Algumas vezes os novos proprietários tem a impressão que seus cães gostam mais de ficar embaixo da cama do que na linda caminha que eles compraram. No caso do shih tzu ele prefere uma área arejada e que não seja quente e abafada. ( o shih tzu sente muito calor). Peça indicação da melhor escolha de caminhas para o criador.


03 - Uma toalha ou cobertor: Macio para forrar toda a cama e deixá-la bem confortável, se possível do local onde ele estava com o cheiro da mãe e dos irmãos de ninhada; Uns dias antes de pegar o filhote leve um peça de roupa usada para que o criador deixe com seu filhote, assim ele vai acostumando com seu cheiro.


04 - Vários brinquedos: adequados para o seu tamanho, fabricado com material resistente e atóxico; bolas e brinquedos com corda são bastante apreciados pelos shih tzus.


05 -Higiene: Um removedor de odor para higienizar o ambiente e eliminar o odor no local onde ele fizer seus dejetos; ( Nós usamos HERBALVET , mas também pode ser usado vinagre )


06 - Alimentação: A mesma alimentação (ração) que estava sendo oferecida pelo criador; ( Nós entregamos o filhote com KIT FILHOTE da Royal Canin que vem com uma amostra da ração que usamos, um guia do filhote e um brinquedo ). Se preferir pode combinar a nova ração com a antiga gradativamente para diminuir os impactos da mudança da ração.


07 - Passeio: Uma coleira e uma guia adequadas para o seu tamanho, fabricado com material resistente e de fácil higienização; ( O uso de peitoral no filhote é viável, porém a guia correta é a de pescoço, de preferência a de exposição, pois não influência na formação óssea e não embola os pêlos.)


08 - Acessórios e produtos para sua higiene: Pega-caca , Creme dental, Banho seco, algodão, água boricada para limpar os olhos,Solução pra limpeza do ouvido, Elástico de silicone para prender a "chuquinha" famoso Top Knot do shih tzu, cortador de unha, escova de pinos ( sem a bolinha ) e um pente de ferro.


09 - Bastante jornal velho para forrar o chão ou tapete higiênico. Coloque os brinquedos, o comedouro, o bebedouro e a cama com o cobertor próximos um do outro no canto mais tranqüilo do cômodo. Forre toda a área com bastante jornal, exceto na área que foi colocado a cama, comedouro e bebedouro. Está pronto o ambiente para adaptação do filhote ao novo lar.


10- Banho : Na pet shop só depois de todas as vacinas, em casa opte pelo banho seco até os 3 meses. Se for necessário Realmente um banho completo que seja rápido, com agua morna e o secador não muito quente. Não deixe o filhote ficar molhado por muito tempo e se for dar o banho, dê na parte da manhã ou a tarde, de preferência num dia de sol.


3 Comentários:

  1. Carol,

    Gosto do teu blog, porque você traz matérias bem interessantes e educativas. Tô lendo tudo, pois sabes que tenho a minha bebê Chèrie. Já aprendi muitas coisas.
    Tenho uma dúvida: como é o banho seco?
    Abraços,

    Cláudia e Chèrie

    ResponderExcluir
  2. carol vc usa o bebedouro de bilha? é realmente melhor?

    ResponderExcluir
  3. É melhor que os potes, mas agora tem um que é bom tb, é o bebedor vida mansa...é um copinho bem pequenininho que só cabe a linguinha do cachorro, eu comprei, e realmente eu prefiro.
    Procura no google por bebedouro vida mansa que vc acha.

    ResponderExcluir

Mon Amour Megan