Cores do Shih Tzu

Fígado Sólido
Preto Sólido


Prata e Branco
Fígado e Branco
Cinza Dourado e Branco
Azul e Branco
Dourado Máscara Negra
Preto e Branco
Variações de Branco e Vermelho
Variações de Branco e Dourado





Lembrando que : NÃO existem cores RARAS!!!! Isso é um artifício usado para vender mais caro. O que pode ocorrer é uma cor ser mais dificil de nascer, assim como o preto sólido , 100% preto sem infiltração de branco.

E nem que a cor fígado, chocolate ou azul  deve ser mais cara! Isso não procede. 
Essas cores são recessivas e não é usado em criadores que pretendem preservar a raça.


A cor fígado ou a chocolate é a única cor que é permitida a trufa da cor marrom e olhos de cor verde.
ou a cor azul onde é permitada a trufa de cor berinjela.


Shih tzus de olhos AZUIS Não são permitidos no padrão da raça em nenhuma cor. Caso queira para exposições, o cão será desclassificado.


Fonte: http://www.shihtzu.org/

129 Comentários:

  1. Carol, desculpa a minha ignorancia mas em qual cor o meu se encaixa? rsrs
    Ele é predominante branco, com manchas douradas no dorso(pequena), nas orelhas é dourado e preto nas pontas, a calda é preto meio claro e ponta branca....aff kkkk
    Será que vc consegue saber?
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. OI!! Então eu acho que apesar dele ter as pontinhas da orelha preta e uma parte do rabo , ele se encaixa
    mais no dourado pois o preto que tem é pouco e se vc fizer uma tosinha nele, esse pre
    tinho vai sumir pq é pêlo de filhote. tricolor, teria que ter uma boa parte do corpo de três cores.

    ResponderExcluir
  3. Percebi que meu bb está com a raíz branquinha e que ele tá clareando mesmo, será que ele ficará bem mais branco do que dourado? Bju Carol

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol...vi essa pergunta e fiquei curiosa tbm, vc sabe me dizer se eu cruzar um shih preto e branco, com um branco e vermelho qual cor vai predominar ??? Eu acho que seria o predominante preto e branco, acertei? rsrsr
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Realmente o preto e branco predomina, mas é sempre uma surpresa, pois podem nascer dourados , nem vermelho , nem preto e branco, pq tudo depende de todo o pedigree. Dos avós, bisavós, tataravós....
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,

    Existe shih tzu fígado, branco com olhos verde? É mudança genética? ou não pode acontecer?
    Obrigada
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi. tanto o fígado sólido qto o branco com fígado pode sim ter os olhos verdes! Mas não azuis....

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol!
    Achei seu blog numa busca no google e agora não consigo parar de ler...Pesquisei mto sobre comportamento e resolvi por um shih Tzu, q sempre achei fofissimo! Mas não estudei sobre as cores...o meu não se encaixa! Tem pedigree, q não me lembro a cor q diz agora, não o tenho aqui...algo como solid gold, pode ser? Ele é todo loiro escuro, com beiradinhas do bigode e orelhas pretas...foi paixao a 1a vista rs Existe essa variação?? Qq coisa te mando uma foto, ele é lindo Bj

    ResponderExcluir
  9. Claro que sim!
    O que não seria permitido é um shihtzu todo branco, e olhos claros...que só é permitido em fígados e chocolates.
    Vc falou que é só as pontinhas pretas, então se vc tosar, vai sumir e não nasce mais... então seria um dourado sólido.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Claro que sim!
    O que não seria permitido é um shihtzu todo branco, e olhos claros...que só é permitido em fígados e chocolates.
    Vc falou que é só as pontinhas pretas, então se vc tosar, vai sumir e não nasce mais... então seria um dourado sólido.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. minha shih tzu de dois meses eh preta e branca e tem um dos olhos azul...nem o pai e nem a mae estao fora do padrao, entao por que ela nasceu assim...?

    ResponderExcluir
  12. O filhote não nasce só com a genética dos pais, nascem tb com as dos avós e bisavós, e tataravós... é coisa que vem de longe...de várias gerações....

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite
    Eu tenho uma shitzu branca com pequenas manchas na cor fígado e cruzei-a com um macho branco e preto, como foi a 1º cria somente um filhote se salvou, o problema é que este filhote é todo branco com duas pintas pretas e pequenas no dorso, e os olhos são azuis, vi na net que pode ser que ele tenha problema de vista, ou seja, surdo, achei uma bobagem mais fiquei na duvida, pois nem o pai e nem a mãe tem olhos claros. Teria como vcs me explicarem mais sobre este caso de olhos azuis na raça shitzu? Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite
    Eu tenho uma shitzu branca com pequenas manchas na cor fígado e cruzei-a com um macho branco e preto, como foi a 1º cria somente um filhote se salvou, o problema é que este filhote é todo branco com duas pintas pretas e pequenas no dorso, e os olhos são azuis, vi na net que pode ser que ele tenha problema de vista, ou seja, surdo, achei uma bobagem mais fiquei na duvida, pois nem o pai e nem a mãe tem olhos claros. Teria como vcs me explicarem mais sobre este caso de olhos azuis na raça shitzu? Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá Warlen,
    Bom primeiramente não justifica perder algum filhote por ser primeira cria.... desde que começamos a criação, nas primeiras crias das minhas nunca perdi filhotes.

    Seguinte, vc cruzou uma shihtzu praticamente toda branca, e sangue fígado.
    O que acontece... a linhagem fígado é diluente, é um sangue recessivo, tem que ter mto cuidado ao acasalar essa linhagem pois tende a ficar cada vez mais claro, e sem pigmentação. Como vc acasalou a mãe que já é super clara, o filhote nasceu claro, mais claro ainda. E a questão de perder os filhotes, foi pelos probleminhas que tem de acasalar essa linhagem, ( dá defeitos e problemas genéticos graves ). Isso pq vc ainda acasalou com um preto e branco, pior se tivesse feito com um dourado e branco, ai sim seria muuuito pior pois a cor preta e branca é dominante, corrige alguns problemas de cor, e o dourado e branco não...talvez um todo preto teria corrigido alguma coisa...mas mesmo assim não teria feito milagre, a sua fêmea é mto clara mesmo.
    Esse seu BB eu classificaria como um shihtzu Albino.
    Eu jamais aconselharia um acasalamento com essa sua fêmea , além dela ser mto clara, ainda é de sangue fígado.
    Por isso o bb nasce de olhos azuis... diluiu demais o sangue...O olho azul apareceu devido a esse acasalamento que vc fez. Esse cachorrinho ainda poderá ter problemas futuros, e NUNCA acasale ele. E pode sim ter problemas genéticos, surdez como vc falou, nascer cego. Esses são os problemas dessa linhagem fígado por isso eu não tenho esse sangue no meu canil, só quem entende mesmo e sabe criar ( o que é dificil encontrar ) Eu quero cada vez mais ter shihtzus padronizados,e sem problemas.
    Se notar os melhores canis não reproduzem a linhagem fígado, chocolate e azul. É complicado.
    Espero que tenha entendido!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Agradeço a resposta, vcs esclareceram tudo para mim.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. olá, Boa noite, Agradeço a informação, esclareceu tudo mesmo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. a minha shih tzu eh toda branca com uma orelha preta, ela esta dentro do padrao?

    ResponderExcluir
  19. olá meu cachorro está com um dos olhos azuis,o que será que ele tem,é grave?

    ResponderExcluir
  20. Pode ser uma úlcera de córnea, ele machucou o olhinho? Ele reclama qdo limpa o olho? Tem que ver isso, eu sei que qdo fica azulado é úlcera, e tem um colirio especial pra isso. E tb precisa saber se está no começo, ou se está mais avançado. Melhor ir a um vet.

    ResponderExcluir
  21. Esse tipo de marcação, não quer dizer que esteja fora do padrão, fora do padrão seria um shih mto maior, mais comprido, ou mais alto, o peso ...vemos mto shih pesando menos de 4kg...Eu sempre falo, não existe a perfeição!

    ResponderExcluir
  22. Oi comprei uma Shih tzu Preta com uma mancha branca no peito e uma branca pequena no meio da cabeça. Notei que ao passar do tempo o pelo preto estava ficando figado, e agora com mais tempo esta ficando dourado. Em resumo o pelo que era preto esta clareando muito, principalmente perto da pele. o Pai é preto solid, e a mãe preto e branco. 1- Isso é normal mudar tanto assim a cor ? 2 - que cor vc acha que vai ficar no final ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Guilherme

    Bom o preto mesmo, não muda a cor. Então eu acho que os avós desse seu shihtzu , ou bisavós, não era bem pretos ( isso se tiverem pretos ) Se na arvore genealógico do cão , tiver só o pai preto no caso, e o restante cães claros, ou que puxem para o claro, o filhote tende a mudar a cor, pq não tem dominancia de preto no pedigree. Outro fator: O Sol. O preto sólido tem q ter um cuidado a mais... o sol com o tempo vai clareando. E o shampooo é indicado que sempre dê banho com shampoo para pêlos negros, para manter sempre pretinho. Mas..... como vc disse que ele ta clareando perto da pele, deve ser essa questão do pedigree, e não o sol...pq o sol começaria a queimar pelas pontas e não pela raiz. Já vi muitos cães preto e branco ficarem cinzas, pq é da gemética dele. Eu acho que ele vai ficar da cor do pêlo da raiz, é o que predomina. Mas, vc pode começar a usar tonalizante preto e shampoo para pêlos escuros, pra ver o que acontece. Tem da linha da petsociety. O meu Darth Vader é tão preto que chega ser azul... mas se vc olhar o pedigree dele boa parte dos cães são pretos sólidos. Se vc quiser me mandar uma foto dele, quem sabe posso te ajudar mais.

    ResponderExcluir
  24. Carol,
    Gostaria se possível, que você me orientasse.
    Tenho uma shitzu branca com manchas claras cor fígado, ela já vai para o terceiro cio e gostaria muito de ter um filhotinho dela aqui em casa, só que gostaria que o filhotinho fosse mais escuro, pois o tom de fígado que há nela é bem clarinho.Com que cor de shitzu eu poderia cruzá-la?
    Adriana Vianna

    ResponderExcluir
  25. Oi Drika

    Vc tem que acasalar ela com um de cor dominante, um preto e branco ou um todo preto, é a melhor opção, já que ela é mto clarinha e poderia vir os filhote mto claro, despigmentados....

    ResponderExcluir
  26. ola bom dia! uma ame branca e vermelha e um pai solido! gera filho preto e branco?
    agardeço

    ResponderExcluir
  27. Pode gerar sim, pq não depende só dos pais, a cor puxa dos avós, bisavós e tataravós....

    ResponderExcluir
  28. oi tenho uma shihtzu branca com chocolate...e um pouco mais chocolate(figado)que branca....tenho duas opcoes de cruzas...um macho branco e preto ou um macho branco e dourado...qual dos dois vc me indicaria para gerar filhotes branco e dourado.Obrigada...Emilia

    ResponderExcluir
  29. Oi
    Primeira coisa, ela é chocolate mesmo? tem o nariz marrom? se tiver então o correto é vc acasalar com um preto e branco, pq com dourado e branco, pode nascer cães mto claros, a linhagem figado ou chocolate tem o sangue que dilui as cores. Eu acho que é bem possivel que venham filhotes da cor figado e chocolate. Dourado vai ser dificil. Eu não cruzaria com dourado e branco não...

    ResponderExcluir
  30. Olá Carol!
    meu shih tzu é marrom e branco! e tem o olho claro! a pessoa que me vendeu disse que tem pedigree e que em 6 meses vou ter a certidão, mas estou vendo que ela está ficando com os olhinhos azuiz! como li em varios lugares que shih nao pode ter olhos azuis, consultei a vendedora, ela disse que é normal, que a mae da minha tem os olhos azuis. e ela tem pedigree!
    inclusive ela me mostrou a certidão!

    tem possibilidade de nao ser pedigree?

    ResponderExcluir
  31. É não pode, não está no padrão oficial ter olhos azuis. PODE ter olhos verdes, porem só no fígado e no chocolate, ambos com a trufa e nariz na cor fígado ( marrom ). O kennel club e nem a CBKC tem o controle disso, pois no pedigree não consta se o cão tem olhos claros, então... se um criador tem cães de olhos claros, é ele q está fazendo errado... está criando de uma maneira que bons criadores fogem. Existem dois tipos de pedigree, o da CBKC E o da SOBRACI. o primeiro é reconhecido internacionalmente o segundo sõ no Brasil. Se ela tem uma cachorra de olhos azuis,, está fazendo errado, boa criadora ela não é.

    ResponderExcluir
  32. Ola tudo bem?? Estou com dois filhotes aqui em casa de shitzu e tenho q escolher uma para dar a outra para o macho. Uma eh chocolate e branca com fucinho marrom e olhos verdes e a outra eh dourada e branca com olhos e focinho pretos e a pontinha do pelli no fucinho eh preta. Essa eh bem menorzinha do que a outra mas as duas estao muito espertas. Elas sao de cruza de mae e pai preto e branco mas a femea que era minga moreeu no parto. Ela tb era mto pequena e teve 5 filhotes, mas dois morreram ficando essas duas e uma preta e branca que tb vou ficar com ela. Com qual dessas duas vc acha que devo ficar levando em consideracao o que vc tem explicado da linhagem chocolate? Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. OK. Eu não tenho a linhagem fígado e nem chocolate na minha criação, é uma linhagem dificil e deve ser mto bem estudada para acasalar. se for para companhia, e vc não quer acasalar não há problema. Mas se for pra acasalar, fica com a preta e branca.

    ResponderExcluir
  34. Olá ! Tenho um shitzu preto e branco lindo de 9 meses que tem a pele rosinha, inclusive ao redor dos olhos. Ele tem várias manchas na barriga, até no céu da boca. Também não gosta de ficar no sol e recentemente apareceram duas pintas na parte rosada da pálpebra que estão cada dia maiores. Acredito que ele não tem uma visão muito boa e fiquei preocupada se ele pode ser albino. Se for esse o caso tenho que ter algum cuidado especial com ele ? Ele terá menos tempo de vida ? Obrigada !

    ResponderExcluir
  35. Por ele ser preto e branco ele não é albino, só se ele fosse completamente branco, e até o nariz rosa , olhos claros...

    Ele deve ser albino ocular por ter despigmentação ao redor dos olhos.. manchinhas na barriga tipo uma vaquinha? isso é normal...e no céu da boca tb pode ser manchado..se essas pintas estão crescendo acho melhor vc ver isso no veterinario...
    Ele deve ter linhagem de figado ou chocolate, pois so ela linhagem carrega esse gene que faz os caes ficarem albinos, ou quase albinos... e se o criador não entende, ele vai reproduzir dois figados que podem gerar caes assim... com ate dificuldade de enxergar....Voce deve ir no vet ver esss manchas. Acho que o tempo de vida é o mesmo... só se ele fosse albino mesmo como eu te descrevi, esses tem problemas.

    ResponderExcluir
  36. Olá!Carol, sempre visito seu site para tirar dúvidas quanto a minha pequena. Ela está com 6 meses logo que a comprei ela era bem pretinha com luvinhas brancas nas 4 patinhas, peito branco, alto da cabeça e uma mecha do pescoço branco, no entanto de uns 2 meses para cá ela está clareando e ficanco meio fígado e em uma mecha da orelhinha o pêlo está ficando cinza(se quizer envio fotos dela para vc ver). Eu sempre quis ter um shih tzu branco com mechas douradas vc acredita que há possibilidade de cruzá-la e obter um filhote assim? Caso afirmativo poderia me indicar com que cor de macho eu poderia cruzá-la? Desde já agradeço, parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sim, esses pretos que costumam ter muita infiltração de branco, como vc fala, luvinhas, tem a tendencia de clarear, nao sei pq... os meus pretos, sao totalmente pretos, e ficam tão pretos que parecem azuis... vc quer ter filhote dourado e branco é isso?? Acho q é possivel sim se vc acasalar com um dessa cor, mas precisa ter essa cor no pedigree, no caso os pais, avos e bisavos qto mais essa cor tiver é mais facil, é genético. Obrigada, e desculpe pela demora!!!

      Excluir
  37. Olá!
    TEnho uma shih tzu branca e dourada. Gostaria de colocá-la para cruzar, ela já teve o primeiro cio. Qual cio é o melhor para colocá-la para cruzar?
    Outra dúvida, gostaria que os filhotes nascessem chocolates, qual a cor do macho que eu devo escolher? Chocolate?
    Obrigada,
    Sofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cio indicado é o 3º. É pra que venha chocolates deve ter um que seja , pois é outra linhagem de cães, eles tem o nariz e a trufa marrom... então precisa ter um dessa cor sim.

      Excluir
  38. olá !!BOA NOITE CAROL, TENHO UMA MACHO SHIHTZU CHOCOLATE COM BRANCO,ELE JA CRUZOU COM AS FEMEAS QUE TENHO 2 DOURADA E 1 PRETA COM BRANCO, TODOS OS FILHOTES NASCERAM PRETO E BRANCO, ELAS ESTÃO PRENHAS NOVAMENTE, PODERA´NASCER DAR COR DO PAI CHOCOLATE COM BRANCO, JA OBSERVEI NO PEDIGREE AS CORES DOS AVOS SÃO VARIADAS, DOS DOIS LADOS GRATA PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  39. se ele é chocolate, tem o gene chocolate, pode nascer sim... mas n quer dizer que vai sempre nascer...

    ResponderExcluir
  40. É normal um shih tzu nascer com o focinho (trufa) manchado, ou seja, com duas cores?

    ResponderExcluir
  41. Oi, é normal sim, é a pigmentação ou seja tem pouca pigmentação na trufa, pode acontecer no nariz tb. Para um cão de exposição por ex não é aceito, mas não há problema nenhum...sendo pet.
    isso acontece qdo 2 caes claros são acasalados...ambos com baixa pigmentação, e isso é visto pela pele, trufa, nariz, almofadinhas, gengiva e palpebras.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Carol, olha estou maravilhada com esse site, queria se possível, que voce me responde-se a minha dúvida.
    Tenho um casal de shih tzu e gostaria de cruza-los, a femea é branca e dourada e o macho é dourado sólido...os dois tem o fucinho e a boca preta, eu gostaria de saber se ha algum problema em ter filhotes desse casal, a femea já vai entrar no 5° cio e ainda nao cruzou, os dois tem 2 anos e 4 meses..corro o risco de nascer algum filhote com problema...
    Obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
  43. Se for um casal de irmaos tem problemas sim... Vc iria se arriscar....nao se acasala parentes muito menos irmaos.... Mas se nao forem parentes nao ha problemas....

    ResponderExcluir
  44. desculpa querida....eles nao sao irmao, de maneira nenhuma...desse risco eu nao morro....graças a Deus, apenas quero saber se ha algum problema por causa da cor...muito grata pela atençao....

    ResponderExcluir
  45. As cores nao tem problema entre particolores e solidos...
    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Olá gostaria de saber se meu cachorro se encaixa na raça, ele é todo marrom dourado com o contorno dos olhos das orelhas e do focinho pretos.Eu ganhei ele e eu vi uma foto dos seus irmãozinhos e eles são todos brancos com manchas marrons,somente ele saiu dessa forma e ele possui todas as características de um shi tzu o que muda e sua pelagem que eu nunca vi ela é diferente de seus irmãozinhos.( a pelagem dele e menos densa do que o dos outros).

    ResponderExcluir
  47. Ola Carol adoro seu site.Olha minha shih tzu,comprei com 3 meses de idade ela era parte da frente branca com uma capa cinza na metade do corpo,as patas brancas no meio do rabo cinza ,na ponta branca .ponta das orelhas cinza escuro.depois da primeira tosa saiu toda a parte cinza ficou bege,dai tive que raspar por causa dos nos que se formaram .agora cresceu de novo e esta bem mais claro, tipo um lourinho bem clarinho que quando esta limpinha parece que eh toda branca, mas as orelhas continuam cinza nas pontas.tem olhos pretos e trufa preta.Ela cruzou com um macho branco e preto ,qual a cor que vai predominar ?

    ResponderExcluir
  48. OLÁ VOU COMPRA UM SHIH TZU TODA BRANCA COM NARIZ MARROM SERA QUE VAI FICA DESSA COR OU VAI MUDA OLHO E ESCURO .
    TEM ALGUM CUIDADO ESPECIAL OU E NORMAL ELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ficar dessa cor sim. Não, cuidado normal... só não reproduzi-la...

      Excluir
  49. vai predominar, dourado e branco e preto e branco.

    ResponderExcluir
  50. Olá Carol. Meu Shih tzu é preto sólido com alguns pelinhos brancos apenas no pescoço. Está completando 3 meses e meio. Tem pedigree. Tenho notado ultimamente que os pêlos do fucinho estão ficando marrons chocolate. Sempre limpo o fucinho após as refeições com soro fisiólogico ou shampoo johnson baby. Já no banho, uso shampoo pra pêlos escuros da PetSmack. Pergunta: Futuramente a pelagem dele pode torna-se chocolate? Obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Normal... o pelo avermelhado é do sol, se ele fica mto no sol....talvez o soro fisiologico pode estar alterando a cor, não sei....se for pra ficar vermelho, é so o bigode mesmo q vai ficar...e sempre usar o shampoo pra pelos escuros.

    ResponderExcluir
  52. Olá, qual a diferença entre chocolate, chocolate sólido e fígado? O meu filhote tem nariz e coxins marrons e uma manchinha branca no peito. Em qual cor ele se encaixa? Os novos pais são: mãe é preta e o pai é fígado, de acordo com a criadora. Teria como eu enviar uma foto?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. é um pouco diferente o tom da cor. pode mandar sim uma foto para o meu email.

    ResponderExcluir
  54. Carol, Há muito tempo gostaria de ter um shih-tzu. Comprei meu pequeno há um mês atras. Ele não tem Pedigree, mas conheço os pais e avós do meu Boby. Pelo padrão http://canilmonamourmegan.blogspot.com.br/search/label/Shih%20Tzu%20Certo%20X%20Errado%20Fotos.Aparentemente eles estão dentro. Notei que a trufa do meu Boby está manchada.. A cor predominante do focinho é preta, mas tem umas manchas marrons. Seus antecedentes não tem esse focinho manchado. Boby seria um "falso" shih-tzu? Teria como fazer uma espécie de DNA? Sei que seus antecedentes( pais e avós) foram cruzados com shih tzus puros e não tem nenhum grau de parentesco. Pode me ajudar a solucionar essa dúvida? Obrigada, Raphaela.

    ResponderExcluir
  55. Podes me mandar uma foto, pra ver o nariz.... mas so por isso não seria um falso shihtzu...

    ResponderExcluir
  56. Olá Carol, queria saber se existe Shih Tzu branco solido, eu vou comprar um filhote macho todo branquinho (ele tem mais 2 irmaos brancos tambem e tinha uma irmazinha meio douradinha bem clara, quase branca) queria saber se ele terá algum traço dourado ou outra cor quando crescer. Ah ele terá problemas de saúde futuros?
    OBS: não estou ainda com ele, ele esta amamentando e ele tem 10 dias de vida
    OBS: a mãe era dourada e o pai era gold and white

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existir existe, tem um monte! rsrsrsrs Mas não está enquadrado no padrão oficial da raça... Mas tem pessoas investindo nessa cor pq é mais facil vender, todos querem branco. Mas até ai n tem grandes problemas se ele é bem pigmentado. Se ele tiver trufa , nariz , contorno dos olhos, gengiva tudo rosa ( ou seja sem pigmento) e ainda olhos claros, ai sim é um problema, seria um shihtzu albino. Voce tem que observar pra ver se tem nariz , trufa pretos, olhos pretos, isso é importante ter. Bom qto a acasalar ele com uma femea branca e vermelha eu não aconselho pq vai puxar para o claro, vão nascer quase brancos ou branco tb, pq o vermelho e branco é uma cor clara e é a que menos pigmento tem, não ajuda na pigmentação sabe. O certo seria uma femea preta e branca ou toda preta. Ou vc escolher outro filhote com marcação, ou um solido preto, marrom, vermelho, dourado....

      Excluir
  57. Ah eu tambem queria saber se esse macho branco, no futuro, pode cruzar com minha femea, que é red and white

    ResponderExcluir
  58. Carol vlw pelas dicas, realmente ele era albino, fui verificar pessoalmente com o vendedor e vi que o focinho era rosa cm manchas marrons e em volta dele (do fucinho) era todo rosinha e os olhos eram verdes. Quase levei um golpe, sem falar que o moço estava vendendo bem barato e depois quando falei que eu ia esperar a próxima ninhada ele queria vender muito mais caro os filhotes. Agradeço sempre, bjs

    ResponderExcluir
  59. pois é.... ainda bem que descobriu antes! bjos

    ResponderExcluir
  60. olá carol a minha shitzu quando chegou em casa tinha uns dois meses era bem marrom escura com um pouco de branco nas patinhas e uma mecha na cabeça agora ela fez um ano ela esta quase um bege um marrom bem claro e o pelo dela esta caindo bastante e vejo que entre o pelo dela tem uns fios mais grossos brancos isso significa q ela tem chances de ficar branca o ainda mais clara? eu sei que o pai dela era marrom bem escuro e a mae branquinha

    ResponderExcluir
  61. O marrom clareia bastante...branca não vai ficar, mas pode ficar um bege claro....

    ResponderExcluir
  62. Olha carol! Ee eu vo compra um shih tzu branca com manchas douradas nas costas e as machas sao bem claras ela vai fica que cor? Vaii fica toda branca?

    ResponderExcluir
  63. óla carol! eu vc compra um shih tzu i ela é bem filhote ainda ela é branca com manchas douradas nas costas e uma na no rosto vc sabe me fala qual a cor mais ou menos que ela vai fica? ela vai fica branca?

    ResponderExcluir
  64. Olá Carol!
    Vou ganhar uma fêmea shihtzu. A Mãe é branca e marrom e o pai branco e preto. Ela nasceu toda branca e apenas em volta dos olhos e no começo da cauda são pretas. Queria saber se está dentro do padrão? Procurei fotos de filhotes e sempre vejo que a maioria tem cor nas costas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  65. Ei Carol. Gostaria de encaminhar uma foto do meu Shih Tzu para que você pudesse avaliar qual a cor que prevalece. Estou em dúvida sobre ele ser fígado ou chocolate. Tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar sim. Fígado e chocolate tem a cor da pele igual porem o que diferencia é só o tom da cor.

      Excluir
  66. Ola bom dia, ouço muito falar que os tricolor tem um valor maior de mercado isso procede ?

    ResponderExcluir
  67. Bom dia.... não isso não procede... não existe cor rara... isso é lenda. Até pq tricolor é uma cor que nasce bastante... o preto solido sem infiltração que é mais dificil nascer...Mas não existe isso de cor mais cara...

    ResponderExcluir
  68. Olá, minha amiga tem uma shih tzu bem clara como um bege, acredito q se enquadre na cor azul mas não sei ao certo. O problema é q esta bem próximo da primeira cruza e lendo seus post verifiquei q temos q ter cuidado com a cor do macho. Qual cor vc me indica para o macho? E é possível obter filhotes branco com marrom ou branco com vermelho ou até mesmo azul com vermelho ou algo assim? Rsrsrsr obrigada e desculpe se fiz alguma pergunta incoerente.

    ResponderExcluir
  69. Olá minha amiga tem uma fêmea bem clara, é um bege com dourado claro. Está próximo de ter a primeira cruza. Como é minha amiga/irmã e tb uma filhotinha será minha gostaria de saber qual a melhor cor q devemos procurar em um macho pois qdo comecei a ler sobre a raça fiquei preocupada com essa questão. Ah! A trufa e os olhos são pretos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá, então não é azul... todas as cores mas em um tom mais forte que ela, se for dourado com branco.

      Excluir
  70. Olá, o azul é diferente, primeira coisa é a cor da trufa e nariz, tem que ser berinjela, e não preto. Senão não é azul. O azul é na verdade a cor da pele do cão, e não do pêlo. Se ela é dourada com branco , o ideal é que seja com um macho preto e branco, ou um brindle. Pra sair filhotes vermelhos teria que ser um macho vermelho pra ter mais chances. Branco com dourado é o mais facil nascer mesmo ela acasalando com um preto e branco.

    ResponderExcluir
  71. Olá, uma amiga cruzou a shih txu preta (tem só uma manchinha branca no peito) com um quase todo branco com as orelhas creme, sabe dizer quais as cores possíveis dos filhotes? (ela vai me dar um, por isso tô perguntando) Não entendo muito sobre a genética das cores =)

    ResponderExcluir
  72. Olha, é meio dificil saber, mas acredito q possa nascer preto e branco, ou dourado e branco, todo preto é mais dificil, pois sua femea é praticamente branca. e todo claro tb acho dificil...

    ResponderExcluir
  73. Oi! Quero comprar um shih tzu e me ofereceram um creme com uma pequena mancha branca na testa olhos verdes e nariz marrom. Nunca havia visto essa cor! Tem pedigree mas fiquei com receio... O criador disse ser uma cor rara... É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  74. ola Carol adorei seu site gostaria de tira algumas duvidas comprei minha Shihtzu a uma semana nem peguei ela ainda so em dezembro quando ela estará com 70 dias ela e marrom com a marcação branca e olhos verdes ela esta dentro dos padrões sera que ela vai clarear o pedigree dela e CBKC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ela for figado sim, com o nariz e trufa marrom

      Excluir
  75. Pra começar cor rara não existe.... rsrsrs Se ele tem olhos verdes e nariz marrom é aceitável, é um shihtzu de linhagem de sangue fígado ou chocolate. Geralmente eles tem o corpo marrom e branco, ou todo marrom, mas acontece de ser clarinho assim, a gente só não indica reproduzi-lo. Mas cor rara não é não... é uma outra linha de sangue só isso....

    ResponderExcluir
  76. Boa noite! Minha cadela teve seis filhotes (três casais), eles nasceram agora dia 02/11/13. Quero ficar com um casal mais estou na duvida.
    Dos três machos dois saíram preto e branco com padrão normal da raça (focinho, ao redor da boca e olhos pretos, topete e ponta da calda brancos) e um todo preto com apenas a pontinha da calda e da pata branca e tb um pouquinho da pelagem ao redor da boca branca. Estou muito inclinada a ficar com este todo preto. Posso considerá-lo preto sólido a partir das características que lhe passei? O que me sugere, pois pretendo usá-lo para cruzar posteriormente com outras cadelas da mesma raça?
    Com relação as fêmeas todas são preto com branco com o padrão normal da raça. Mais tem uma que já posso perceber que seu pelo preto na verdade não é tão preto, parece um pouco acinzentado...(tipo um preto fosco). Há possibilidade dessa pelagem clarear mais vindo a ficar cinza e branca? Estou tb muito inclinada a ficar com esta fêmea para reprodução posterior, o que acha?

    ResponderExcluir
  77. Olá Desculpe o transtorno, mas será que pode me ajudar?
    Tenho uma shihtzu chocolate com olhos marrom e estou querendo cruzá-la, o meu irmão tem um preto sólido, sabe me dizer a qual cor que os filhotes podem nascer? ou não temos como definir?

    Sei que a mãe da minha é chocolate e o pai branco com chocolate.
    Os pais do macho acho que são preto com tan, porém o pai eu não sei.

    ResponderExcluir
  78. Oi Carla, ele pode ser considerado preto sólido, porém essas infiltrações de branco, tende a abrir mais para uma segunda geração... eu ficaria com o preto e branco. E a femea que voce falou que está ficando cinza, ela vai ficar bem mais clara ainda... não sei se voce quer.... eu ficaria com a femea tb preta e branca.... só minha opinião né!!

    ResponderExcluir
  79. Olá Carol..
    Comprei uma Shihtzu que coloquei o nome de Meg, hoje ela está com 49 dias, sempre tive cachorro de porte grande, mas como me mudei para apartamento esse é meu primeiro cachorro de porte pequeno.
    Minha Shihtzu tem os olhos verdes e o focinho marrom claro, ela é branca com um marrom claro um dourado não sei não entendendo muito..
    Mas fiquei preocupada, então por ela ter os olhos verdes e o focinho marrom não devo cruza-la quando ela for maior? a mãe dela é branca e preta e o pai é branca e marrom, mas a vendedora disse que ela puxou o avó pois ela seria um shihtzu branca e chocolate. Ela pode ter alguma doença pela cor dos olhos e focinho?Levei ela no veterinário para tomar a vacina de 45 dias e ele examinou os olhos, as orelhas, escutou o coração e disse que ela tem um aspecto muito saudável, ela come super bem e agora está muito brincalhona...

    ResponderExcluir
  80. Ela é chocolate sim, e voce pode cruzar porem sempre com uma cor dominante como preto e branco ou preto solido. O unico problema dessa linha de sangue é esse, não saber cruzar... como eles são cores recessivas, vc deve reproduzi-los com cores dominantes para não diluir ainda mais a cor da pele. Qto ao olho ser claro, não há problema não, esses caes figados e chocolates tem olhos verdes, são os unicos que podem ter olhos claros....

    ResponderExcluir
  81. Oi Carol,tenho uma dúvida,tenho um shitzu branco e preto,de 4 anos,que com o passar dos anos muda as cores,as vezes no meio do preto fica um pouco marronzinho e de uma hora p/ outra volta a ficar bem preto,isso é normal?comprei uma menina preta,com a ponta das patinhas brancas,branquinho no peito,o pelo é bem escuro e chega até ter reflexos avermelhados,mas percebi que bem próximo a pele é mais claro,a mãe dela é vermelha sólida,eu posso cruza-los e ainda assim manter o padrão da raça?os dois tem pedigree

    ResponderExcluir
  82. oi tenho uma shitzu chocolate,e 1 macho dourado com branco com orelhas de pontinha preta gostaria de saber se eles podem cruzar sem nenhum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tem mais branco ou tem mais a parte escura? esse chocolate é solido? esse macho dourado é ideal que seja bem pigmentado, no nariz e trufa bem preto, a pápebra tb seja pigmentada , que ele não seja muito claro, pq o chocolate vai puxar pra mais claro , eles diluiem... o idel mesmo seria reproduzir ela com um preto e branco, ou todo preto.

      Excluir
  83. É por causa do sol, o sol deixa um pouco avermelhado ( a parte preta ) Pode sim, não tem problema, até pq as cores é sempre dificil saber que cor vai nascer, podem nascer solidos com alguma infiltração, no caso da preta por causa das partes brancas que ela tem, a vermelha pode nascer solidos tb mas com menos inflitração....e pode nascer das duas, particulores tb.

    ResponderExcluir
  84. ei,amei seu blog to querendo comprar uma femea ,ela é toda bege e tem o focinho marrom claro o que mediz???me ajuda por favor perdi uma maltes com oito meses acho que comprei ela doente,não quero que aconteça isso novamente!!!

    ResponderExcluir
  85. É uma linha de sangue diferente, é o figado ou chocolate. ela deve ter olhos verdes tb não ??

    ResponderExcluir
  86. Oi Carol, ganhei um shitzu hoje, ele tem 60 dias e é branco com umas manchinhas marrom bem clarinho ou dourado no corpo, no rabo e nas orelhas. Ele possui ao redor de um dos olhos pelos de cor marrom clarinho e do outro olho não, são brancos os pelos. Os olhos são claros (verdes) e o nariz é marrom bem claro. Fique um pouco preocupada... Ele é um shihtzu albino? Tem alguma fragilidade ou doença? Preciso ter cuidados maiores ou diferente com ele?
    Obrigada.
    Cris

    ResponderExcluir
  87. Olá, fiz algumas pesquisas na net e encontrei seu blog que é muito bom, parabéns!!!
    Comprei recentemente um shih tzu todo branco, pelos longos e lisos (mas tive que tosar, pois estava mal cuidado e com feridas), com olhos, nariz e trufa pretos, e a veterinária perguntou se eu havia pesquisado antes de comprar, pois segundo ela todo branco foge do padrão, baseado nessas informações vc acha possível ser mesmo um shih tzu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foge do padrão sim. Porém pode ser um shihtzu sim, pode ter sido feito um acasalamento entre pais muito claros , ou sangue recessivo. Mas se quiser me mandar um foto, fica a vontade.

      Excluir
  88. Olá!!! Se poder me ajudar... já li tanta coisa e vejo tanta gente cruzando choco com choco... a ultima q me disseram é q se eu cruzar uma choco com branco com um preto e branco nascem cores esquisitas... q devo cruzar sempre choco com choco ou com preto solido... comenta pra mim? Grata Janaína

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cores esquisitas...??? rsrsrsrs O ideal é choco com preto e branco ou preto sólido e não é por questão de cores, é por questão de pele.... essas cores como o preto e branco e preto são dominantes e corrigem qualquer defeito que o gen do choco possa passar, tipo o albinismo. Choco com choco é muuuito arriscado, se for ver não existe um criador sério que reproduza esse tipo de sangue choco, ou figado, azul todas essas cores recessivas.

      Excluir
    2. Hehehehe a gente ouve cada coisa... essa de cores esquisitas é de rir mesmo... obrigada. .. muito esclarecedor seu site. .. parabéns!

      Excluir
  89. Tenho um casal de shitsu que deu cria porem um dos filhotes esta com a pelagem rala e fina . sera que o pelo vai desenvolver como dos irmãos ? Estão falando ate que não e shitsu ... Mas tenho o pai e a mae o que eu faco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, isso depende muito dos pais, pois os filhotes carregam os dois sangues. As vezes nasce um filhote muito maior que os outros, mais depois com o desenvolvimento eles ficam todos do mesmo tamanho, Então se o filhote não apresenta nada na pele, como casquinhas, feridinhas, falhas na pelagem, ou alguma outra coisa que os outros não tenham, acho que é dele mesmo, puxou uma pelagem mais rala....Se vc quiser me mandar uma foto fica mais fácil ... pode mandar no meu email.

      Excluir
    2. olá,
      estou comprando um filhotinho de shihtzu e estou muito na dúvida da cor que escolho.... gostaria de te mandar a foto pra vc ver....pois não entendo nada dessa raça e li muitos comentários aqui a respeito de cores que me deixaram confusa....dois filhotinhos nasceram brancos e agora estão ficando creme....mas não possuem manchas....um nasceu branco com manchas pretas, mas já foi vendido, e o outro nasceu branco com manchas marrons.....
      os pais são do próprio vendedor, tenho foto da mãe tb...
      muito obrigada!

      Excluir
    3. Eles mudam de cor , isso é normal. Mas o que voce quer saber, a cor do seu bebe? me manda uma foto!

      Excluir
  90. Oi Carol,
    Comprei um Shith Tzu que é todo branquinho, ele tem 90 dias, e só tem as pontas das orelhas na cor preto, o focinho e os olhos são de cor preto também. Ele tem o porte pequeno... Andei lendo o seu blog e fiquei preocupado, esses detalhes pode significar que posso ter problemas com ele no futuro ou de saúde?

    ResponderExcluir
  91. Só se ele fosse filho de pais brancos, ou figados...sem nenhuma pigmentação nos olhos, nariz e lábios... mas ele como ele tem focinho preto, olhos, não tem terá problemas genéticos..

    ResponderExcluir
  92. Ola carol...amooo seu blog!!!
    Eu tenho um shih tzu de 2 mesea e ele tem 1 olho azul...eh normal???

    ResponderExcluir
  93. Olá,
    Gostaria de fazer uma pergunta, tenho uma fêmea cor fígado pequena, e tenho um macho na cor caramelo. Ele é maior que ela, gostaria de saber se posso colocar ele para cruzar com ela(tem algum problema no tamanho?). Não só pelo tamanho mas principalmente pela cor dela. Por favor, assim que ler responda, pois ela está no cio. Qual cor seria ideal para ela?

    ResponderExcluir
  94. Quanto ao tamanho , o macho pode ser um pouco maior, mas as cores eu não faria, só se o macho fosse preto e branco ou todo preto ( cor dominante ) mas dourado e branco é uma cor clara, um pigmento mais fraco, e como o figado já é recessivo as chances de nascerem figado e menos pigmentados é maior....

    ResponderExcluir
  95. OI! meu shih tzu filhote de 2 meses tem uma mancha branca no nariz, isso em algum ponto pode querer dizer que ele não é raça pura?

    ResponderExcluir
  96. Não, é falta de pigmentação apenas...

    ResponderExcluir
  97. Ola meu Shih tzu é todo preto com mancha branca no peito, só q ele tem olhos verdes, isso é algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema de saúde não... quanto a ser preto com mancha branca no peito nenhum problema, e quanto aos olhos serem verdes, provavelmente é filho de figado ou chocolate ( que possuem olhos verdes ) entao puxou da genética. Mas o padrão da raça os olhos verde só é permitido nos chocolates e figados. Nas outras cores somente preto. E esse padrão importa mais para exposições pois o shihtzu precisa estar dentro do padrão.

      Excluir
  98. Boa noite. Estou com um shih tzu q esta fazendo 2 meses hoje. Ele é branco com uma mancha no corpo bem escura e a cabeça tambem bem escura com um pouco de preto nas pontas das orelhas e na frebte do fucinho. A trufa dele ainda não esta toda pretinha e o olhinho dele da para ver a parte branca com facilidade, ele não tem os olhos grandes, redondos e escuros como dizem q tem q ser. Será q ele não é um shih tzu ? ������

    ResponderExcluir
  99. Boa noite.
    Tenho um filhote de shih tzu com 2 meses hoje. A cor predominante dele é branco com a cabeça marrom bem escura com um leve preto nas pontas e outra mancha no corpo. A trufa dele não é toda pretinha ainda, ela possui duas partes menores rosinhas ainda e os olhinhos dele também não são grandes e redondinhos como dizem q tem q ser. Será q ele não é um shih tzu "verdadeiro"? ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, assim não dá pra saber, me manda uma foto!

      Excluir
  100. Olá, Carol, Para que o filhote continue na cor sólida, como deve ser a cruza? .Obg

    ResponderExcluir
  101. Olá...Tenho uma Shitzu toda preta de pai e mãe tbm preta.
    Gostaria de saber com qual cor cruzaria ela para nascer filhotes branco e preto?
    Agradeço desde de já.
    Bjs

    ResponderExcluir
  102. Só com um macho preto e branco... mas vão nascer todo preto e preto e branco. Ambas as cores.

    ResponderExcluir
  103. Ola carol! Tenho uma menina branca e dourada com as pontinhas das orelhas preta, ela tem dois pretendentes, um preto e branco e o outro preto solido, pra te falar a verdade nao agrado muito nos solidos, preferiria filhotes preto e branco ou iguais a ela mesmo, sendo assim, com qual dos dois vc me indica a cruza??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o preto e branco. Se cruzar com o preto sólido, alguns podem nascer sólidos e ainda com infiltração de branco. Com o preto e branco nascem preto e branco e dourado e branco..OU ainda uma dessas cores...

      Excluir
  104. Olá Carol! Gostei muito do seu blog,tenho uma dúvida minha Shitzu e branca e vermelha meio alvaranjado com ponta das orelhas pretas ela está no terceiro cio e cruzamos ela com um Shitzu branco dourado e preto também na ponta das orelhas,saberia dizer quais cores provavelmente os filhotes irão nascer?

    ResponderExcluir
  105. Meu cachorro e do olho azul e outro olho escurobcom pequena mancha azul

    ResponderExcluir
  106. Qual a melhor cruza para o fígado/chocolate?
    Não posso cruzar chocolate com chocolate, mesmo um sendo bem claro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pode chocolate com chocolate, mas ambos devem ser um chocolate mais escuro, ou até solido com outro escuro tb. O bem claro só se fosse com um chocolate solido bem escuro, seria o ideal.

      Excluir

Mon Amour Megan