Padrão Oficial - SHIH TZU -








PADRÃO OFICIAL DA RAÇA(CBKC nº 208 de 3/5/94 FCI nº de 24/6/87)


PADRÃO OFICIAL




País de origem: Tibet.
Nome no país de origem: Shih Tzu. ( cão leão em mandarim).




PESCOÇO:bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.


ANTERIORES:ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo.


TRONCO:a distância entre a cernelha e a raiz da cauda é maior que a altura, na cernelha. Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.


INFERIORES:membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Vistos, por trás, retos. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.


APARÊNCIA GERAL:robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante, com cabeça lembrando o crisântemo.


CARACTERÍSTICAS:de temperamento amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta.


CABEÇA E CRÂNIO: cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes.


Os pêlos crescendo para cima, no focinho, conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado e peludo, sem rugas. Cana nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo ser cor de fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem abertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são características altamente indesejáveis.


OLHOS: grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos. Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana. Devem ser tão profusamente cobertas de pêlos que se confundem com a pelagem do pescoço. Boca: larga, ligeiramente prognata ou em torquês. Lábios retos.


PATAS:arredondadas, firmes, com boas almofadas plantares, parecendo grandes pela pelagem abundante.


CAUDA:de plumagem abundante, inserção e porte altos, alcançando, aproximadamente, o nível do alto do crânio, o que lhe confere uma aparência equilibrada.


MOVIMENTAÇÃO:altiva, fluente, com longo alcance à frente e forte propulsão dos posteriores, exibindo as almofadas plantares.


PELAGEM:longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pêlos da cabeça sejam atados.


COR:todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores.


PESO E ALTURA:de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.


FALTAS:qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.


NOTA:os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
Olhos claros apenas em Shih tzus de cor fígado com trufa na cor fígado.

4 Comentários:

  1. Minha shih-tzu é branca com fígado, olhos verdes e nariz marrom, nesse caso está dentro do padrão da raça?!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Carol.
    Tenho uma dúvida, minha cadela e o cachorrinho que ela cruzou todos os dois possuem pedigree, porém os dois vinheram de canil; Pessoas comum que não possuem canil pode conseguir o pedigree dos filhotes da sua cadelinha?
    Se sim como faço para os filhotes terem também? Onde devo ir e quais são os documentos que necessitam? Moro em Manaus-Amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , se os dois possuem pedigree vc consegue solicitar um para o seu cachorrinho... só que o custo é mais alto por eles não serem criadores. Voce tem que entrar em contato com o kennel club de sua cidade e ligar lá, eles te explicam direitinho o que precisa e tal...

      Excluir

Mon Amour Megan