Características da Raça

Temperamento

Aqui estao algumas "regras gerais" sobre o comportamento do shih tzu. Nao esqueca que caes sao seres vivos e cada um tem sua propria personalidade, mesmo que seja da mesma raca. Entao nem todo shih tzu vai ser a copia fiel do que voce vai ler aqui. Lembrando: se voce for comprar um shih tzu, explique pro criador o que voce espera do seu shih tzu em termos de temperamento. Assim voce nao terah surpresas desagradaveis.
Agora que voce jah estah avisado(a), continuemos!:)
Famoso por ser “bom de colo”, o Shih Tzu é um cão de companhia e gosta de estar onde tem gente. Sua marca registrada é seu caráter: afetuoso, extrovertido e brincalhão. Além da pelagem, claro! É um cão que facilmente se "molda" ao dono. Mas tem personalidade forte, e por isso requer um adestramento firme, consistente e paciente. Você precisa mostrar “quem é que manda”, mas sem ser agressivo (nunca seja agressivo) ou perder o controle. O adestramento de obediência deve ser iniciado o quanto antes, já que um Shih Tzu mal acostumado na infância normalmente será um cachorro muito mimado quando adulto.
Gosta de crianças e é paciente com elas.
Não há muita diferença entre o macho e a fêmea. Porém é comum donos relatarem que os machos, quando castrados, são até mais amáveis do que as fêmeas, sendo excelentes para pet terapia (assunto tratado mais adiante). Além disso, os machos castrados aprendem a usar o banheiro mais rápido, e aprendem mais rápido em geral.
Mas nao se esqueca que, muito mais importante do que escolher sexo ou cor do seu shih tzu, eh conversar com o criador e expor-lhe que temperamento voce espera do seu caozinho, para que ele(a) possa lhe ajudar a fazer a melhor escolha.
Não é um cão de um dono só. Gosta de todos os tipos de pessoas, de todas as idades. O Shih Tzu se dá bem com outros animais, sejam cães ou gatos.
Late pouco, geralmente pra avisar que tem alguém na porta. Alguns nem pra isso latem, sendo um cão geralmente silencioso.
Não é um cão muito ativo, embora precise de exercícios diários. Costuma ser amigo de outros animais, crianças e até de estranhos; mesmo assim procure socializá-lo.
Não é possivel afirmar que exista uma raça perfeita para todo e qualquer tipo de pessoa, pois todos somos diferentes e desejamos ter caes com diferentes caracteristicas. Mas o Shih Tzu talvez seja a raça mais proxima disso, pois se adapta facilmente a pessoas e situações diferentes.
De maneira alguma um Shih Tzu deve viver preso no quintal. Nunca, em hipótese alguma! Nem um cachorro deveria, muito menos um cão de companhia que não se dá bem no calor.

Gráfico





- Devo ter um shih tzu?

a. O filhote sempre vai precisar de atenção especial, de ensinamento para aprender os hábitos necessários, de carinho e firmeza no adestramento básico. Só assim será um adulto como queremos. Nenhum cãozinho é capaz de adivinhar o que esperamos dele.


b. Se todas as pessoas concordarem em agir do mesmo modo convencionado durante a fase de adaptação do novo habitante da casa, o período de educação básica, adaptação e treinamento do animalzinho será mais breve. Ele aprenderá as regras da família com mais facilidade.


c. Um cão geralmente requer modificação de alguns hábitos. Com quem você vai deixar o cãozinho quando viajar? E se você tiver que passar um dia inteiro fora, quem vai alimentá-lo?


d. Um cão demanda custos adicionais no orçamento mensal familiar - ração, cuidados estéticos, cuidados veterinários...


e. Um novo habitante na casa exigirá um local "dele" -onde possa ficar quando quiser-, um enxoval e cuidados higiênicos (sempre temos que acabar limpando um xixi ou cocô em local impróprio, principalmente antes dos primeiros seis meses de vida...).


f. Você tem tempo (e paciência) de escovar seu cãozinho todos os dias? Dar banhos semanais, e secar com secador? Levá-lo para passear diariamente por 15 minutos?


g. Quem vai limpar a sujeira dele quando ele fizer no lugar errado?


h. Você tem disciplina para cumprir todas essa tarefas? Um Shih Tzu que não é escovado diariamente pode ficar com nós enormes!


i. Um shih tzu vive em média 12 anos, mas não é raro ver um Shih Tzu com mais de 15. Logo, a compra de um cãozinho não deve ser uma decisão de momento, mas deve ser cuidadosamente pensada.

j. Shih Tzus podem ter alguma semelhança com Lhasa Apsos, mas definitivamente não são Lhasa Apsos! Shih Tzus são menores e tem um focinho mais curto. Além do que não são tão independentes como o Lhasa. Shih Tzus se adaptam bem a mudanças e a pessoas estranhas, coisas que os Lhasas geralmente não gostam. O pêlo do Shih Tzu requer maior atenção do que o do Lhasa Apso. Enquanto um Lhasa pode ser escovado "apenas" 3 vezes por semana, um Shih Tzu deve ser escovado todos os dias (se estiver com pêlo longo). Não compre um Shih Tzu porque o pet shop não tinha mais Lhasa Apsos!

k. Não, seu filho(a) não vai cuidar do cãozinho! Todos nós sabemos que, quando querem algo, os pequenos fazem mil promessas, mas na hora de cuidar... a historia eh outra. Além disso, tarefas como dar banho, cortar as unhas e limpar as orelhas são coisas que precisam ser feitas com muita atenção. Melhor que sejam feitas por um adulto.

l. Se você quer um cachorro extremamente fácil de cuidar, que baste dar água e comida, o shih tzu não é o cachorro certo pra você. Não é que eles deem um trabalho fenomenal, mas eles precisam de muita atenção, cuidados com os olhos e ouvidos, além de escovações frequentes, se estiver com pêlo longo. Isso é bem diferente dos cães de pêlo curto, orelhas em pé e focinho longo.



Como escolher um shih tzu

Escolher o cachorro certo pra sua família depende de quatro coisas:

1. Ter certeza de que você está preparado(a) pra essa responsabilidade;
2. Escolher a raça certa;
3. Escolher o criador certo;
4. Escolher o filhote certo. Cães são como pessoas: cada um é diferente. Mesmo que da mesma raça e da mesma ninhada. Alguns serao mais dominantes, outros mais submissos; alguns serao mais independentes, outros mais carinhosos, etc. Por isso é importante conversar com o criador sobre o temperamento de cada filhote antes de escolher.

Abaixo seguem algumas dicas de como escolher um shih tzu:

a. Idade: a melhor idade para se comprar um cachorro é depois dos 2 meses de vida. Um bom criador dificilmente venderá filhotes mais novos. Essa "regra" vale nao soh para o shih tzu, mas tambem para as racas de pequeno porte em geral, pois estas tendem a se desenvolver mais lentamente.
b. Nariz: sem manchas avermelhadas, sem secreções.
c. Olhos: as pupilas devem ser claras. Pupilas turvas podem ser um indicador de verme. Pouco branco nos olhos (quesito estético). Os olhos não devem ser saltados para fora e nem muito juntos, como o pequinês.
d. Mordida: os incisivos (dentes da frente) devem ser alinhados. A gengiva deve ser rosada e nunca branca, que é sinal de anemia ou presenca de vermes.
e. Ossos: Seria ideal se o criador tivesse um atestado de ausencia de displasia coxo-femural dos pais da ninhada. O shih tzu eh a 38o. raca mais acometida pela displasia coxo-femural (Orthopedic Foundation for Animals-OFFA)
f. Pernas: não devem ser arqueadas.
g. Abdomen: não deve ser “inchado”, pois pode ser um indicador de vermes ou problemas de fígado. Peça um exame contra hérnias umbilicais, pois devem ser curadas ainda na infância para evitar maiores gastos e riscos. O criador deve pagar por tal procedimento, e não você. Linhas arroxeadas no abdomen podem ser indicativos de problemas no coracão.
h. Fezes: se forem pálidas ou de cor diferente do normal, pode ser um indicativo de doença no fígado.
i. Cauda: para cima e curvada, caindo sobre o dorso.
j. Orelhas: não devem apresentar odor ou sinais de coceira.
k. Pelagem: sem buracos, pulgas, carrapatos, caspa ou casquinhas. Deve ser espessa e viçosa. Todas as cores são aceitaveis.
l. Temperamento: alerta, brincalhão, alegre e extrovertido aos 2 meses de vida. Cães magros, apáticos podem estar doentes. Cães timidos geralmente apresentarão problemas de comportamento. Espera-se que o filhote faça a maior festa pra você, e não que fique num canto, timido. É normal que ele queira antes "explorar" o territorio, mas ele logo deveria voltar sua atencao para você. O filhote não deve demonstrar medo de estranhos, nem de barulho. Não deve ser agressivo.
m. Testículos: ambos devem estar para fora aos 2 meses. Se a bolsa escrotal não estiver pra fora e o cãozinho não for castrado ele pode desenvolver cancer.
n. Ânus: não deve ser inchado ou avermelhado.
o. Alimentacão: o filhote já deve estar comendo ração sólida, e não amolecida com água.
p. Preço: preço alto não garante nada. Só compre seu filhote de um criador que te passe seguranca e leve em consideração as dicas acimas relatadas. Atenção: títulos de campeão podem ser garantia de beleza, mas não são garantia de um cão saudavel. O ideal seria o criador oferecer garantia dessas 3 qualidades: beleza (padrão da raça), saúde e temperamento. Mas cuidado com preço muito baixo! Várias pessoas já me escreveram, muito tristes, para me contar que o cachorro morreu de uma doença hereditária e que tiveram que gastar uma fortuna pra tratá-lo, sem sucesso. Então você acaba gastando muito mais do que se tivesse pago mais caro por um cão de um bom criador. Doenças hereditárias custam caro pro dono e muitas vezes não podem ser curadas. Como evitá-las? Comprando de um criador responsavel.
q. Pesquisa: procure fazer uma longa pesquisa antes de decidir de quem vai comprar. Essa amizade vai durar mais ou menos uns quinze anos, então não tem pra que ter pressa.
r. Pedigree: mesmo que você so queira um cãozinho de estimação, pedigree é importante. Isso quer dizer que o criador tem conhecimento do passado do seu cãozinho.
s. Criador: Peca ao criador para ver os pais da ninhada. Lembre-se que, muito provavelmmente, seu filhote terah temperamento e aparencia similar ao deles. Dê preferência a criadores que se dediquem ao Shih Tzu exclusivamente. Quando perguntado porque cria Shih Tzus, a resposta do criador deve ser apenas uma: para o aprimoramento da raça. Eu não recomendo comprar cães em pet shops, pois acho que um bom criador quer sempre conhecer os compradores do filhote que ele criou com tanta dedicação. "Feiras" então, passe longe! Eh super importante ver os pais do filhote para avaliar temperamento, conformidade com os padroes e condicoes de saude. Pet shops e feiras nao oferecem isso. Não confie em quem cria cães por dinheiro, mas sim naqueles que criam por amor.
Outra dica super util: peca referencias de compradores satisfeitos.
Nao recomendo comprar de vendedores. Em outras palavras: pessoas que simplesmente vendem cachorro. Uma das diferencas entre o vendedor e o criador eh que o criador estah sempre envolvido em exposicoes, e sempre busca adquirir bons exemplares para seu canil, mesmo que tenha que traze-los de outros paises.

Aih voce me diz: "Mas eu nao quero saber disso, soh quero um cachorro, nem pedigree precisa..."
ERRADO!!!!
Muito errado!
Voce pode soh querer "um cachorro", mas voce quer que ele seja saudavel, nao eh mesmo? E tambem quer que ele tenha bom temperamento, certo?
Entao nao se guie apenas pelo preco. Compre de bons criadores! Evite dor de cabeca, e nao sustente o comercio indiscriminado de caes. Esse comercio estah gerando exemplares doentes e de mau temperamento, apenas para enriquecer aos vendedores.
Se esses comerciantes se importassem com os caes que produzem, buscariam se informar antes de criar. Realizariam exames de saude nos padreadores e matrizes (pais da ninhada) antes do cruzamento, nao reproduziriam exemplares com problemas de comportamento, ou fora dos padroes da raca.
Alem disso, lembre-se que o seu dinheiro serah usado para que sejam produzidos mais caes doentes, que talvez serao abandonados por seus donos por serem um "inconveniente".
Amigos, por favor, nao contribuam para que o shih tzu acabe ganhando a mah reputacao que outras racas ganharam gracas a esses vendedores de cachorro (criadores de poodle e pit bull que o digam).
*Uma ressalva: claro que nem todos tem mas intencoes. Alguns realmente nao tem consciencia de que criacao eh um assunto serio, e tem tambem aqueles que querem reproduzir seus pets por que querem ver um nascimento, pq querem ser "vovos", pq acham "uma maldade" castrar (o que nao eh verdade), e por aih vai. Mas infelizmente, as boas intencoes nao impedem que os resultados possam ser os mesmos: exemplares doentes, fora dos padroes e com mau temperamento.
Ainda que os pais lhe parecam saudaveis, isso nao eh garantia nem uma.
Como se pode tentar evitar a ocorrencia desses problemas de saude? Atraves de exames veterinarios, que a maioria das pessoas que cruza seus pets nem sonha em fazer, pois nem sabia que precisava.
Deixe criacão para quem estuda sobre o assunto!

Outra dica que eu sempre dou é a seguinte: pergunte ao criador quais as doenças genéticas mais comuns no Shih Tzu (Resposta: Insuficiência renal, atrofia progressiva da retina, displasia coxo-femural, hérnia umbilical), e o que ele faz para evitar que os cães dele tenham essas doenças (Resposta: Criação selecionada). Se o criador nem souber do que você está falando, mudar de assunto ou se recusar a responder, pense duas vezes! Mas se, além de responder corretamente, disser que reproduz apenas cães de bom temperamento e boa saúde e que deseja o aperfeiçoamento da raça, as chances dele ser um criador idôneo são muito boas.
Criadores idôneos estarão sempre prontos a responder suas perguntas. Não se sentirão intimidados e muito menos ofendidos. Tão pouco vão tentar forçar você a comprar, pois preferem que você esteja ciente das responsabilidades que vem junto com um Shih Tzu.

---------------------------------*----------------------------------

2 Comentários:

  1. 700 reais é um preco bom para se comprar um cachorro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qual raça? Shihtzu não, é mto barato.

      Excluir

Mon Amour Megan