* A Importância do Pedigree *

O que é??
Você já se imaginou não tendo um documento de identidade? Seu primeiro documento é a certidão de nascimento, onde vem o nome de seus pais, a data e horário de seu nascimento, a região onde nasceu. Não é isso? Pois é, o Pedigree é uma certidão de nascimento, onde constam os nomes dos pais, dos avós, dos bisavós, além dos dados pessoais do cão.

O pedigree é um documento emitido pela Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC, órgão máximo da cinofilia no Brasil. O pedigree emitidos pela CBKC é o único certificado brasileiro reconhecido internacionalmente pela Federation Cinologique Internacionale - FCI.


O pedigree, na verdade, tem um custo apenas simbólico para o criador, mas sua importância é incalculável. Em Brasília/DF custa aproximadamente R$60,00 para criadores que não sejam sócios do Kennel Club de Brasília e metade disto para os sócios. Nele, é registrado toda linha de ancestrais, além do nome do criador ou canil responsável pela venda do seu cão. Consta também no pedigree os títulos (homologados) conquistados pelo cão e seus ancestrais. Enfim é a segurança de estar adquirindo um cão que busca atender o padrão de qualidade exigido pelas entidades internacionais.

Para que serve o pedigree?
Bem, primeiramente para identificar o cão, nele constam o nome do cão, data de nascimento, número de registro (pedigree), sexo, raça e a cor do cão. Também consta o nome do canil (ou proprietário do canil) onde o cão nasceu e o proprietário do cachorro. Alguns criadores preocupados com a identificação dos cães saidos de seus canis, e também por ser uma exigência para homologação de títulos dos cães no Brasil, tem microchipado seus filhotes antes do registro da ninhada, neste caso o número do microchip do filhote também aparecerá no pedigree. A microchipagem de cães é praticada em muitos paises e em alguns é obrigatória para a identificação do animal pois é uma garantia a mais de identificar o cão e o seu proprietário em caso de alguma eventualidade (identificação de cão perdido ou roubado) ou fraude (tentativa de fazer um cão se passar por outro identico).Depois o pedigree é importante para que criadores conheçam as linhas de sangue de onde vem este cão. No pedigree temos o nome do pai do cão, seguido pelos avós e bisavós. E o da mãe, seguido de seus progenitores.Abaixo de cada nome, existe o número de Registro de cada um, cor e o (s) titulo (s) homologados obtidos em exposições de estrutura e beleza. No caso de cães importados pode não aparecer a cor e os títulos de seus ancestrais e o número de registro deles aparecerá de acordo com a forma de registro nos seus paises de origem.Bem isso é um pedigree... e através dele poderemos escolher as parcerias corretas para futuros acasalamentos, escolhendo a forma que mais apreciarmos, line-breedings ou in-breedings (mas isto é outro assunto) de forma a buscar filhotes de acordo com o padrão exigido para cada raça pelas entidades internacionais.Enfim, o pedigree é o documento que identifica teu cão, é o unico certificado que te dá a certeza de que este cão é um exemplar de raça pura e que não foram feitos cruzamentos com consanguinidades indesejadas entre os antepassados de teu cão. Também permite que você evite fazer cruzamentos indesejados.

Por que um cão não tem pedigree?
Um motivo para isto é que o cão pode ser mestiço ou possuir algum defeito que o impossibilitou de obter registro.

Qual a importância de títulos e do pedigree?
Como já valei o pedigree, na verdade, tem um custo apenas simbólico para o criador, mas sua importância é incalculável. Mesmo que a pessoa não esteja interessada em colocar o cão em Exposições, deverá adquirir um filhote com pedigree. Este documento é a garantia da procedência do animal e a ÚNICA garantia de que teu cão é de raça pura.Não há por que cobrar mais caro por um pedigree, isso é obrigação de qualquer bom criador...O que custa mais caro é um filhote com qualidade!!Já os títulos conquistados pelo pai, a mãe e os ancestrais da ninhada, tem importância pois para se tornar campeão, por exemplo, o cão deverá freqüentar várias Exposições, onde diferente juizes irão analisa-lo, mas mesmo não sendo um maravilhoso exemplar, com bastante insistência ele acabará conseguindo este título. Já no caso de outros títulos, como grande campeão, vai ficando mais difícil, um campeonato panamericano ou internacional, é ainda mais complicado.E assim vai cada vez ficando mais difícil, um exemplar ruim conseguir se destacar como por exemplo, conquistando um BEST IN SHOW (BIS), que trata-se do melhor cão de uma Exposição, entre TODAS as raças. Ou mesmo um BISS que é o melhor cão em uma exposição especializada (exposição com participação somente de cães de uma determinada raça)Bom, o que quero dizer, é que quando um cão tem todos os títulos, indica que passou por muitas avaliações, o que aumenta a garantia de ser um belo exemplar, mas, um exemplar que jamais foi para uma Exposição também pode ser bom, mas não existe esta garantia e comprovação a mais.

Por que um filhote de qualidade custa caro?
Para se ter uma criação de qualidade, é necessário muito estudo, acompanhamento veterinário, ração de qualidade, medicamentos, muitas vezes importados, infra estrutura no canil, investimento em Exposições e muito mais mesmo. Tudo isso gera enormes custos. Alguns criadores além de todos os investimentos financeiros, se dedicam a tal ponto a uma ninhada que, dormem com a fêmea, durante os primeiros dias, se desdobrando para dar atenção, às vezes, a até 12 filhotes, entre outras coisas....Com certeza, um Canil que faz todos esses investimentos e que despende um cuidado tão grande, irá valorizar seus “bebês” na hora da venda. Não existe milagres, custa caro criar com qualidade, filhotes bons tem um custo proporcional.

Fonte: CanilYaruzo


Espero que isso tenha ajudado e esclarecido, as pessoas que ainda não sabem o que significa um pedigree e sua importância.

Pedigree nada mais é que uma garantia de obter um filhote de qualidade!

18 Comentários:

  1. Olá, adorei o post, muito esclarecedor.Minha dúvida: o protocolo deve ser entregue ao comprador na data em que lhe for entregue o cãozinho ou tem um prazo específico? E, onde é feito e em média quanto custa, a transferência do pedigree para o nome do comprador??
    Grata
    Josilene

    ResponderExcluir
  2. Oiii, o protocolo é entregue junto com o filhote. A transferencia aqui em Floripa é 30 reais. é feito no kennel club da sua cidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Carol, meu shih tzu que ganhei do meu marido nao tem pedigree, e se eu resolver fazer o pedigree dele? E por que eles deram a opçao de ter ou nao o pedigree mesmo assim corro o risco do mu cachorrinho ser SRD???
    Obrigadaa
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  4. Bom, se eles deram opção de com ou sem pedigree , eles podem fazer uma segunda via pra vc sim, eles só não quiseram pagar pelo pedigree do filhote, o q é a maior besteira, pois pra nós criadores custa 30 reais por cão... Ela arrumou uma desculpa pra vender por 2 preços... Vc pode entrar em contato com o criador e pedir a segunda via, mas ai vc paga, pq com certeza ela não vai pagar, só que agora esse preço já é outro tá? pq tem um limite pra registrar por esse preço, depois fica mais caro. Se realmente os pais do seu bb tem pedigree, vc pode pedir sim, e ela não vai poder negar, a não ser que não tenham pedigree.... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá... Ouvi dizer que tem até uma certa idade para registrar e pedir o pedigree, isso é verdade? Também tive a opção de comprar minha shih tzu sem pedigree, e agora o criador quer R$ 300,00 para me dar o pedegree dela... Ela tem 2 meses e 2 dias agora... Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian

    Tem um prazo sim, mas o prazo é até 4 meses de idade... então no caso o criador ainda paga 30 reais, pelo pedigree.
    E como o seu BB tem 2 meses ainda, acho que o criador está te enrolando... querendo ganhar 300 emcima... acho que vc deve ir até o kennel, e rever isso, fala com o criador que vc sabe o prazo, e quer o pedigree!!!! é um direito seu!!!!!

    ResponderExcluir
  7. jessica_phlopes@hotmail.com21 de outubro de 2011 20:37

    oi! me chamo jessica!adorei suas respostas das outras perguntas dos colegas eu tambem comprei meu shih tzu e paguei800.00reais e o rapais me falou que se eu quizero pedigree é mais 300.00eu posso obter o pedigree do meu filhote sem pagar isso tudo!ou eu tenho que realmente pagar esse valor! tem como eu recorer com alguem eu acho que esta muito caro ja que meu cachorro tem pedigree ele deveria me dar a copia ou me fazer mais barato nao acha me ajude!! beijos

    ResponderExcluir
  8. olá!

    vi que só cita o pedigree CBKC, e o SOBRACI? Por tudo o que andei lendo, parece que essa dissidência oferece uma opção interessante, por ser afiliada à FCI espanhola e aceita na Europa. Como não sou criadora, queria saber se procede esse etendimento, e qual seria o melhor :)

    Grata,
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Cris,
    Pelo que eu sei a SOBRACI não é reconhecida internacionalmente, talvez na europa apenas ( pelo o que vc leu ), mas a CBKC é reconhecida mundialmente.
    São poucos os canis afiliados a sobraci...

    ResponderExcluir
  10. Comprei um shih tzu de uma amiga, ele é puro pois mãe e pai o são, mais acredito que eles não tenham pedigree pois ela não me ofereceu o mesmo. Como posso assim mesmo pois conheço os pais do meu shih tzu e sei que são puros e lindos asim como o meu, tirar o pedigree dele. grata

    ResponderExcluir
  11. Não tem como tirar o pedigree ,sem os pais terem...

    ResponderExcluir
  12. Ganhei meu shih tzu, e quero por ele para a reprodução, mas, como ele me foi dado e pelo que eu vi na CBKC ele é sim puro, tem todos os padrões da raça, porem já tem 2 anos,não é mais possível tirar o Pedigree?.

    Outra duvida, Shih tzu anão, é desclassificado por anomalia certo? Pois vi um senhor vendendo, e ele tinha o certificado do CBKC.

    ResponderExcluir
  13. Se os pais dele tem pedigree, tem como tirar sim. Sim shihtzu anão não "existe" no padrao, é uma anomalia sim, porém o kennel club qdo emite os pedigrees eles tem controle de como é o filhote, ou até se é shihtzu mesmo.. é bem complicado isso. Antigamente o kennel fazia vistoria de canil e tb via os filhotes e tal... hoje em dia não tem mais isso, não sei pq... por isso tem tanto canil fundo de quintal oferecendo "shihtzu" com pedigree, e geralmente eles querem cobrar pelo pedigree..... OU tem outra situação, tem um casal de shihtzus que cruzaram e nasceu um shihtzu anão, pq os pais carregavam o gene sem até o dono saber, ou o dono tem um casal anão, pq tem criador assim q eu sei, q colocam pra cruzar dois anões... isso é deprimente. Tem os que sabem q tem os que não sabem... o kennel só emite pedigree, não controla esse tipo de coisa... por isso sofremos tanto com esse canis fundo de quintal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu errei na digitação, kennel NÃO tem controle de como é o filhote.

      Excluir
  14. Olá Bom dia, comprei meu shih tzu, e o mesmo veio sem pedigree, pois nem pesquisei muito sobre o assunto, depois que fui pesquisar vi da importancia, os pais dele tem pedigree, porem ele está com 6 meses, ainda consigo tirar o pedigree dele?

    se sim, qual procedimento devo tomar? se não, há alguma forma de conseguir algum registro para que possa participar de exposição?

    gostaria tbm de parabenizar, pois este blog me auxiliou muito...

    att: Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os pais tem pedigree mesmo, tem como fazer o dele sim. Voce tem q entrar em contato com a pessoa , não sei se é criador ou não, mas se voce for até o kennel club da sua cidade voce consgue tirar uma 2ª via no caso. O valor eu não sei.. mas tem uma taxa .Obrigada!!

      Excluir
  15. Oi carol...me ajuda rs,meu thor os pais dele sao shitzu porém só o pai dele tem o pedigree tem como eu tirar o dle?soube uqe tem como agendar e um juiz analisa o cão se tem as características dq raça se sim eles emitem o documento. ..twm como vc me orientar?bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como conseguir um CPR ( certificado de pureza racial ). Pedigree só consegue com o criador... Vc liga no kennel club da sua cidade e agenda com um juiz...bjos

      Excluir

Mon Amour Megan